Em contagem decrescente para 2025, aqui fica o nosso balanço de 2024:
Este ano foi um ano em cheio, de consolidação e concretização de um caminho que pretende continuar a impulsionar, apoiar e valorizar a criatividade portuguesa.
Como forma de homenagear e resgatar o passado, disponibilizámos no nosso site todos os ouros dos Anuários CCP desde 1998.
Também no site, continuámos com a MOSTRA, um espaço dedicado aos sócios para divulgarem o seu trabalho mais recente.
Com o apoio da União Europeia, o CCP passou a integrar o consórcio do ADCE e o do Creatives for Climate, com o projeto Green Futures. O programa visa colmatar lacunas de competências e facilitar o trabalho em rede para melhorar o caminho para a transformação verde. Através do intercâmbio de conhecimentos e da inovação na Europa, trabalha para remodelar o futuro da indústria criativa. Como parte dessa iniciativa, co-organizámos o programa ADCE Creative Express Lisbon, o primeiro encontro criativo em Lisboa do coletivo.
Voltámos a realizar as Tertúlias CCP Trabalho e Conhaque. A Tertúlia com o tema “Ver para Querer”, dedicada ao Design juntou em palco os designers Liza Enebeis, partner e diretora criativa do Studio Dumbar/DEPT® (Roterdão), Maria João Macedo e Dário Cannatà, diretores criativos da Macedo Cannatà (Porto).
“O custo da invisibilidade” foi o mote da segunda Tertúlia CCP em parceria com a APAP - Associação Portuguesa das Agências de Publicidade Comunicação e Marketing, com os oradores Nicolas Grassi, estratega independente, e Pedro Almeida, CEO da Mediaprobe. O debate em tertúlia foi moderado por António Roquette, CEO da Uzina e Presidente da APAP, com a participação de António Fuzeta da Ponte, à data Head of Brand and Communication Iberia da Worten, Graça Magalhães, Managing Director da VML e Alberto Rui Pereira, CEO da IPG Mediabrands.
Foram realizados mais 9 episódios do podcast Clube das Criativas, que dá visibilidade às mulheres que trabalham na área da criatividade, uma corrente que irá continuar em 2025.
O 26º Festival CCP 2024 com o tema “Crias ou Queres?” contou com 933 trabalhos a concurso de 112 empresas e freelancers nacionais, reafirmando-se como o mais relevante festival de criatividade portuguesa. Este foi o ano com o maior número de inscrições registadas na categoria Craft em Publicidade. Foram 3 Dias de Votações com 8 Grupos de Júri e 66 Profissionais, a avaliar trabalhos em 7 Categorias: Publicidade, Design, Digital, Experiências de Marca, Criatividade em Meios, Craft em Publicidade, Integração e Inovação.
Este ano o Clube abriu, pela primeira vez, o Júri Shortlist, permitindo aos profissionais da indústria e empresas que sejam sócias do CCP votarem na primeira fase, com o objetivo integrar todos os sócios na reflexão e avaliação dos trabalhos do ano. Este grupo de júri contou com a inscrição de mais de 300 sócios.
Na inauguração da 26º edição do Festival CCP foi lançado o Folha em Branco de 2024 que homenageou o publicitário Hugo Veiga.
Organizámos um dia de Conferências pertinentes para o mercado, com Lucy von Sturmer (Creatives for Climate, NL); Leo Porto e Felipe Rocha (PORTO ROCHA, USA); Saulo Rocha (DAVID Madrid, ES); Christina Miller (VML, UK); Ricardo Araújo Pereira, Cátia Domingues, Cláudio Almeida, Joana Marques, Manuel Cardoso e Miguel Góis (Isto é gozar com quem trabalha, PT / moderação de Nuno Jerónimo), Maria Inês Leiria, Nádia Pinto, Sara Soares, Andrea Pinto, Catarina Barba, Liliana Dias (theFside, PT / moderação de Susana Albuquerque);
Ainda no âmbito do festival, voltámos a ter a iniciativa Porfolio Doctor e, pela primeira vez, aconteceu o Alta Voz, um palco aberto a todos os sócios do CCP para subirem ao palco e inspirar ou partilhar ideias.
A Hora Feliz continuou com o mesmo formato, um encontro de criativos e amigos com especial gosto por leitura, desta vez no espaço Poets & Painters com curadoria do Pedro Pires.
Para dar oportunidades aos mais jovens, lançámos quatro Briefs Abertos com briefings reais da Zippy; Leroy Merlin; APAJO (Associação Portuguesa de Apostas e Jogos Online) e SuperBrands Portugal. Recebemos um total de 180 inscrições e 133 propostas de 202 jovens criativos.
Realizámos a 12ª edição Ilustra 33 Hackathon com o apoio da marca EDP e curadoria de Jorge Silva, da Silvadesigners. Esta iniciativa voltou a reunir os melhores estudantes de ilustração de 10 escolas criativas nacionais, que foram convidados a ilustrar ao vivo o tema do Festival “Crias ou Queres?”.
A 4ª edição do programa Zona II ofereceu 17 bolsas de estudo das escolas parceiras do Clube: Brother; EDIT; ETIC; FLAG; Lisbon Digital School; Restart; TheStarter e World Academy. Esta edição recebeu 74 candidaturas.
O Clube manteve o seu apoio ao Hub Criativo da Mouraria através da realização de Mentorias, Masterclasses gratuitas e Open Day CCP, um apoio direto aos empreendedores criativos residentes do HUB e todos os empreendedores de Lisboa que se quiseram juntar às iniciativas gratuitas.
A Porfolio Night, evento global em coorganização com o The One Club for Creativity, voltou para mais uma edição, desta vez no Mercado Santa Clara em Lisboa, e contou com a presença de 35 diretores criativos para avaliar os portfólios. Nesta edição foi eleito o AllStar Portfolio Night que irá representar Portugal.
Avançámos com a 2ª temporada do “99% Inspiração”, uma rubrica CCP inserida no programa PITCH Brand and Content no qual, semanalmente, um profissional criativo partilha um trabalho inspirador, a convite da Direção do Clube. Este ano foram lançados 48 episódios.
Continuámos a apostar na internacionalização através das parcerias com o ADCE, o D&AD, o El Ojo, o European Design Awards, o The One Club for Creativity e o Type Directors Club.
Celebrámos, mais uma vez, os melhores profissionais no Ranking de Criatividade de 31 diferentes cargos das áreas criativas. A eleição dos melhores é uma classificação através dos pontos obtidos nos prémios do Festival CCP 2024.
2024 foi ano de Eleições CCP!
Foi renovada a Direção do Clube, para o Biénio 2024-2026.
A LISTA A foi reeleita, com Susana Albuquerque a manter-se presidente do Clube para os próximos dois anos. Os restantes elementos mantêm-se também nos mesmos cargos, Pedro Mesquita enquanto vice-presidente, José Maria Machado enquanto Tesoureiro, Andreia Ribeiro como primeira vogal, Mafalda Quintela como segunda vogal, Daniel Caeiro como terceiro vogal e Judite Mota assume o cargo de quarta vogal.
Que em 2025 continuemos a ter-vos por perto, a participar e a promover o valor que a criatividade tem para todos nós.
"2024 foi o nosso segundo ano como Clube da Criatividade. Agradecemos a todos os que continuaram connosco, e em especial aos que se juntaram a nós pela primeira vez. Este ano quase duplicámos o nosso número de sócios. Em 2025, esperamos dar-vos ainda mais razões para fazerem parte do Clube. E que venham muitos motivos para nos juntarmos pelas boas ideias. Bom ano!"
A Direção do CCP
Relacionados