Organizada pelo Clube, em colaboração com o ADCE e o coletivo Creatives for Climate, a 12ª edição do Creative Express acontece em Lisboa de 19 a 21 de setembro e vai reunir jovens talentos diretores de arte, redatores e designers da Europa, para se inspirar e aprofundar conhecimentos a partir dos seus pares internacionais e mentores experientes, durante um bootcamp de 2 dias.
O ADCE Creative Express é um programa destinado a fornecer formação profissional e promoção a jovens criativos europeus. Esta edição desafia os participantes a desenvolver estratégias de comunicação com foco na sustentabilidade. O tema central aborda uma questão premente: as práticas de Greenwashing nas indústrias do design e da comunicação.
Todos os anos, os participantes trabalham em equipas para resolver um desafio do mundo real, com a orientação de mentores. Para esta edição, o briefing é lançado pelo Creatives for Climate, e HP Albrecht, diretor do Creative Express, volta a liderar o programa, acompanhado por uma equipa de profissionais conceituados que vão orientar os jovens criativos durante o bootcamp.
Prestigiados profissionais do mercado integram a lista de mentores convidados pelo ADCE e CCP:
Cesária Martins, Fundadora e Diretora Criativa da Graficalismo
Charlotte Bufler, CCO da the Wunderwaffe
Gijs van den Berg, Diretor Criativo e Partner da KesselsKramer
Hannes Böker, Creative Brand Strategist da AlphaTauri/Red Bull
João Madeira, Co-CEO e CCO da Fuel Lisboa
Judite Mota, CCO da VML
Miguel Durão, Creative Partner da Stream and Tough Guy
O bootcamp terá lugar no LACS Conde d’Óbidos em Lisboa, e conta com a participação de 22 jovens criativos de 16 países europeus, cuidadosamente selecionados pelas suas associações locais, todas elas parte da rede ADCE. Cada participante tem pelo menos dois anos de experiência profissional e traz uma vontade partilhada de ultrapassar os seus limites criativos num ambiente dinâmico e colaborativo ao lado de talentos de toda a Europa.
A representar Portugal, a convite do CCP e ADCE, estão Beatriz Pinto, Art Director da Uzina, e Carolina Cunha, Copywriter da Uzina- dupla responsável pela última campanha do ADCE Agency Exchange - Marta Costa Leite, Art Director e Designer da NOSSA e Rafael Gomes, Copywriter da Bar Ogilvy - dupla vencedora do Brief Aberto Zippy 2024.
Participantes desta edição:
Áustria
Karen Kircher, Founder, Creative Director & Designer, efkei studio
Bulgária
Martin Stanilov, Designer & Creative, Saatchi & Saatchi / Publicis Groupe
Boris Stoyanov, Digital Account Manager, Digitas
República Checa
Adriána Kachman, Junior Strategist, YYY agency
Kristýna Schönová, BD Director, Euro Agency
Estónia
Reigo Metsik, Motion Designer, Neway
Finlândia
Anh Ngo, Designer, Great Apes
Geórgia
Luca Mosiashvili, Graphic Designer, JWT Metro
Alemanha
Chloé Merboth, Junior Art Director, Philipp und Keuntje
Irlanda
Lucy Mortell, Copywriter, Publicis Dublin
Itália
Francesco Cogliati, Junior Art Director, Havas Milan
Lituânia
Gražina Bočkutė, Creative digital designer & Junior Art Director, Milk Vilnius
Portugal
Beatriz Pinto, Art Director at Uzina
Carolina Cunha, Copywriter, Uzina
Marta Costa Leite, Art Director/Designer, NOSSA
Rafael Gomes, Copywriter, Bar Ogilvy
Eslováquia
Katarina Sopkova, Art Director, Istropolitana Ogilvy
Patricia Al-Hadi, Copywriter / ideamaker, Istropolitana Ogilvy
Eslovénia
Maja Podojsteršek, Junior Copywriter, Luna \TBWA
Espanha
Víctor García Gutiérrez, Art Director Freelance
Suíça
Soraya Janser, Junior Art Director, Spinas Civil Voices
Ucrânia
Olha Holub, Creative Copywriter, Saatchi & Saatchi Ukraine
O 12º ADCE Creative Express é uma colaboração entre o ADCE, o Clube da Criatividade de Portugal e o Creatives for Climate, tem o apoio de co-organização do LACS e da Câmara Municipal e Lisboa e insere-se na iniciativa Green Futures.
Green Futures
O Creative Express faz parte da iniciativa Green Futures, um projeto cofinanciado pela UE que visa mobilizar a indústria europeia de comunicação visual e design gráfico para enfrentar os desafios relacionados com a sustentabilidade, a resiliência económica, o crescimento inteligente e a inovação.
Liderada pelo ADCE, em colaboração com o Clube da Criatividade de Portugal (CCP) e o Creatives for Climate, a iniciativa oferece um conjunto de atividades, workshops, palestras e cursos para destacar o papel transformador que a comunidade criativa pode desempenhar na promoção da sustentabilidade e ação climática.
Relacionados