
A Carlota Real e a Maria Branco foram a dupla a representar Portugal no ADCE Greatness Challenge 2023 e partilharam com o Clube o seu testemunho sobre a experiência.
A campanha "Portuguese Media Sponsors" levou a dupla até Barcelona para integrar o júri dos ADCE Awards. Carlota Real, art director na Judas, e Maria Branco, copywriter na Judas, juntaram-se ao grupo de júri de Print & Outdoor, enquanto juradas juniores, nos passados dias 9 e 10 de novembro, tendo sido uma das 5 duplas finalistas do desafio proposto pelo ADCE. Apesar de não terem vencido o Greatness Challenge, cujo prémio foi atribuído à dupla da Bulgária, ganharam a sua primeira experiência enquanto juradas num dos maiores festivais criativos mundiais. Eis o seu relato sobre a enriquecedora experiência.
"Sendo até agora uma criativa que vê numa lista os prémios dados aos projetos, sempre imaginei como seria o processo de um jurado. O critério de cada pessoa, o que é falado sobre cada projeto, como é discutido e o que é discutido para chegar ao resultado final. Por isso mesmo é que sinto que esta experiência realmente me ensinou bastante todo este processo, e estou mesmo agradecida de a ter podido viver. Ver de perto tudo isto foi absolutamente incrível e relevante para a minha carreira e o futuro que quero para a mesma. Perceber que o critério de cada pessoa é muito diferente e que este é influenciado pelo país de origem de cada um, pelo país onde cada um trabalha e pelas referências que esta pessoa tem. É muito interessante perceber tudo isto de perto e assistir à discussão. Perceber e interromper. Porque sinto que tivemos a sorte de calhar num grupo de jurados que nos deixou falar e nos deixou partilhar a nossa opinião sobre os trabalhos e a levou mesmo em conta, mudando até resultados devido aos nossos comentários. Eu, pessoalmente, sinto que me fez crescer ainda mais profissionalmente e me fez perceber que o meu critério está muito bom (modéstia à parte) apesar dos 6 anos de experiência." Maria Branco
"Não é todos os dias que um jovem criativo tem a sorte de poder assistir ao processo de votação de um festival europeu. Aliás, é muito raro. E sinto-me absolutamente privilegiada por ter conseguido a oportunidade (obrigada, CCP) e viver tudo aquilo de perto. É incrível conhecer diferentes realidades dentro da Europa, falar com muita gente da indústria que admiramos e também aproveitar para nos colocarmos à prova.
Acima de tudo, é importante começarmos este tipo de desafio desde cedo, medir o nosso critério, entrar nas discussões, perceber o porquê de uns serem ouros e outros serem prata. No fim de contas, Portugal está bem representado lá fora e temos muito trabalho de valor em jogo, o que nos diz que afinal não estamos assim tão mal. Que venham mais ADCEs e, quem sabe, um dia a votar (realmente a votar) do lado de lá." Carlota Real
Parabéns a ambas!
Os vencedores da 32ª edição do ADCE Awards foram revelados no passado dia 1 de dezembro, na Cerimónia de Entrega de Prémios que teve lugar no Disseny Hub, em Barcelona. Conhece os premiados portugueses.
Relacionados