1 de Dezembro de 2023
Portugal está entre os grandes vencedores do ADCE Awards 2023

A Dentsu Creative vence o Prémio Especial European Star-Johannes Newrkla, um dos principais galardões do ADCE Awards, com “The Forgotten Team” para a MEO. Portugal soma na 32ª edição do concurso três Ouros, treze Pratas e oito Bronzes.

Os vencedores foram anunciados hoje, dia 1 de dezembro, na Cerimónia de Entrega de Prémios do Festival Europeu de Criatividade ADCE. Parabéns à Dentsu Creative Portugal, Graficalismo Design Studio, This is Pacifica, Deadinbeirute™, Havas, Judas, José Mendes, The Walt Disney Company Portugal + Stream and Tough Guy, Solid Dogma e Uzina, vencedores portugueses desta edição do ADCE Awards.

O Grand Prix ADCE deste ano foi atribuído à campanha “No Grey” da Leo Burnett (Itália) para a Stellantis - Fiat. “Bottega for Bottegas” da LePub Itália para a marca Bottega Veneta recebeu o prémio especial Genius Loci; e "The Vulva Spaceship" da Innocean Berlin para a Wer Braucht Feminismus? ganhou o prémio especial Equal Star.

“The Forgotten Team” da Dentsu Creative Portugal para a MEO, recebeu o ADCE European Star Johannes Newrkla, prémio criado 2019 e que homenageia a melhor ideia tendo por base valores como a diversidade e a inclusão, a liberdade, a justiça e a promoção da paz. A campanha da Dentsu Creative, premiada no 25º Festival CCP com o Grande Prémio Jornalistas, homenageia os milhares de migrantes que deram as suas vidas pelo Campeonato do Mundo no Qatar.

43 Ouros, 88 Pratas e 130 Bronzes foram atribuídos na cerimónia, somando-se 159 finalistas, de um total de 963 inscrições de 28 países europeus. Os países que lideram a lista de vencedores são a Alemanha com 104 inscrições vencedoras (das quais 29 são finalistas), o Reino Unido com 46 (entre elas, 6 finalistas), Áustria com 42 (das quais 20 são finalistas), Portugal com 35 (entre elas, 10 finalistas) e Espanha com 33 (dos quais 10 são finalistas).

OS PREMIADOS PORTUGUESES

ADCE European Star Johannes Newrkla

The Forgotten Team: Dentsu Creative para a MEO

3 Ouros

[Brick] Book: This is Pacifica para a Primosfera na categoria Design - Editorial Design

Mister Cimba Presents: The Nightmare of Counterfeiting with Bruno Aleixo: Graficalismo Design Studio para a Mister Cimba na categoria Design - Motion Graphics

The Forgotten Team: Dentsu Creative para a MEO na categoria Brand Experience - Live Stunts Brand Activation

13 Pratas

On-hold Books: Judas para a Fnac na categoria Film & Audio - Audio / Radio Commercials

Heavy Silence: Havas para a APSI na categoria Film & Audio - Film & Audio for non-profit / public service / NGO

The Forgotten Team: Dentsu Creative para a MEO na categoria Print & Outdoor - Outdoor (Including poster and billboard)

Anfíbio: Judas para o Anfíbio na categoria Print & Outdoor - Craft-Ilustration

For You, Portugal, I Swear!: José Mendes para o Divergente na categoria Interactive & Mobile - Interactive Design

The Forgotten Team: Dentsu Creative para a MEO na categoria Interactive & Mobile - Any Other

TEMPO: Deadinbeirute para a PLATEIA D’ILUSÕES na categoria Design - Graphic Communication

TEMPO: Deadinbeirute para a PLATEIA D’ILUSÕES na categoria Design - Logotype

Ctrl Space: Judas para a Control Space na categoria Design - Logotype

The Unimaginable Return: Dentsu Creative para o Jardim Sonoro na categoria Design - Illustration

Festival Iminente: Solid Dogma para o Festival Iminente na categoria Design - Typography

ABCLGBTQIA+: The Walt Disney Company Portugal (in-house) + Stream and Tough Guy para a FOX Life + ILGA na categoria Integrated & Innovation - Integrated Campaigns for commercial brands

Design is For Everyone: UZINA para o IKEA na categoria Integrated & Innovation - Best use of Data

8 Bronzes

ABCLGBTQIA+: The Walt Disney Company Portugal (in-house) + Stream and Tough Guy ​​para a FOX Life + ILGA na categoria Print & Outdoor - Outdoor (Including poster and billboard)

ABCLGBTQIA+: The Walt Disney Company Portugal (in-house) + Stream and Tough Guy ​​para a FOX Life + ILGA na categoria Interactive & Mobile - Social Media Campaigns

ABCLGBTQIA+: The Walt Disney Company Portugal (in-house) + Stream and Tough Guy ​​para a FOX Life + ILGA na categoria Interactive & Mobile - Any Other

Festival Iminente: Solid Dogma para o Festival Iminente na categoria Design - Graphic Communication

Bloco Bar: Graficalismo Design Studio para o Bloco na categoria Design - Corporate Brand Identity

Ciclopes - Bike Riders Smash Hills: Graficalismo Design Studio para a Ciclopes na categoria Design - Photography

The Forgotten Team: Dentsu Creative para a MEO na categoria Brand Experience - PR / Events

Design is For Everyone: UZINA para o IKEA na categoria Integrated & Innovation - Integrated Campaigns for commercial brands

O escritório, Leo Burnett, 78 e Yucca Studio integram a lista de Finalistas.

DADOS E NÚMEROS

56 jurados de 21 países europeus

963 trabalhos submetidos de 28 países europeus

424 trabalhos premiados

1 Grand Prix

1 Prémio European Star-Johannes Newrkla

1 Prémio Genius Loci

1 Prémio Equal Star

43 Ouros

88 Pratas

130 Bronzes

159 trabalhos finalistas

2023 Portugal está entre os grandes vencedores do ADCE Awards 2023

Parabéns a todos os vencedores!

A lista dos vencedores já está disponível.

Global Creative Rankings

Pela primeira vez, graças à recente fusão com o The One Club for Creativity, todos os vencedores dos prémios ADCE serão incorporados no Global Creative Rankings do The One Club, tornando-o no principal ranking global de agências, marcas, trabalhos e profissionais criativos do setor.  O Global Creative Rankings combina pontos do The One Show, ADC Annual Awards globais, ONE Asia Creative Awards, The One Club US chapter awards, Type Directors Club TDC e ADCE Awards.