21 de Maio de 2023
O Festival CCP já abriu as portas à comunidade criativa

O 25º Festival CCP e a 10ª Semana Criativa de Lisboa inauguraram no passado dia 19 de maio, na Fábrica do Pão do Hub Criativo do Beato.

Este foi o último dia de votações presenciais com os jurados do 25º Festival CCP. A tarde arrancou com a chegada dos grupos de júri à Fábrica do Pão, para a última discussão de eleição dos prémios do festival, após dois dias de votações presenciais que tiveram lugar no espaço gentilmente cedido pela Xerox, sponsor do Festival.

2023 O Festival CCP já abriu as portas à comunidade criativa

O início da tarde foi marcado pela abertura do Mercado Criativo e Food Trucks, das 14h30 às 22h, com o apoio da Cerveja Sagres, no espaço exterior da Fábrica do Pão.

Para além do Bar Sagres e esplanada, esta é uma área de pontos de venda com artigos de empreendedores da cidade de Lisboa, como designers, ilustradores e artesãos, assim como variadas food trucks. Este espaço ao ar livre estará aberto até ao dia 26 de maio e convidamos todos a vir conhecê-lo.

2023 O Festival CCP já abriu as portas à comunidade criativa

O Festival CCP e a Semana Criativa de Lisboa, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa, abriram as portas oficialmente às 18h, com a presença do Vereador da Cultura, Economia e Inovação do do Município de Lisboa, Diogo Moura.

A tarde marcou a abertura Exposição Shortlist, com o apoio dos Jogos Santa Casa, a par com a revelação da Shortlist do Festival. A exposição contém expostas as peças físicas que integram a Shortlist da categoria de Design, e possibilidade de visualizar todos os trabalhos em Shortlist das restantes categorias. Foi inaugurada também a Exposição Grandes Prémios CCP, dedicada aos trabalhos vencedores do Grande Prémio CCP dos últimos 24 Festivais. Ambas as exposições podem ser visitadas durante esta semana.

Marcas e artistas residentes do Centro de Inovação da Mouraria e Fablab Lisboa estão presentes com uma mostra criativa, no espaço dedicado aos projetos desenvolvidos pela Câmara Municipal de Lisboa de promoção ao setor e empreendedorismo criativo.

O Espaço Escolas abriu também as suas portas a várias escolas criativas, com a mostra dos melhores trabalhos dos seus alunos e dar a conhecer todos os cursos e mini cursos disponíveis. Muitas atividades vão decorrer neste espaço durante a Semana Criativa de Lisboa.

Marcas parceiras e sponsors do Festival têm Espaços de Ativação durante os mesmos dias, com atividades a decorrer.

2023 O Festival CCP já abriu as portas à comunidade criativa

Pelas 19h30 a Direção CCP deu início ao discurso inaugural, com a apresentação de todas as atividades a decorrer durante os dias do Festival, seguindo-se o lançamento da quarta edição do Folha em Branco 2023, dedicado aos 25 anos de existência do CCP. O Folha em Branco foi lançado com a presença e todos os presidentes e alguns dos fundadores do Clube: José Carlos Campos, Pedro Ferreira, Jorge Teixeira, Albano Homem de Melo, Judite Mota, Mário Mandacaru, Pedro Pires e Susana Albuquerque.

Os sócios e parceiros do Clube foram convidados a levantar o seu exemplar, que o podem fazer ao longo de toda a semana na receção do Festival.

A noite terminou com a Conferência “Presidentes ao Palco”. Bernardo Rodo (OMD), Carol Saraiva (Walt Disney LA), João Ribeiro (SaTG), Lizá Ramalho (R2), Tiago Canas Mendes (o escritório) e Tiago Guedes (Take it Easy) - os Presidentes de Júri desta edição - apresentaram as suas visões sobre as marcas e a criatividade hoje.

2023 O Festival CCP já abriu as portas à comunidade criativa

O Clube agradece a todos os que se juntaram neste dia inaugural, à Câmara Municipal de Lisboa, ao Hub Criativo do Beato, StartUp Lisboa e à Junta de Freguesia de São Vicente, pelo apoio de coorganização, e a todas as marcas sponsor e parceiros, que ajudam na realização do maior Festival de Criatividade do país.

A app do Festival “Clube da Criatividade” já está disponível e pode ser descarregada para IOS ou Android, com toda a programação e links para as inscrições e bilhetes.

Fotografias de Francisco Melim