Conferência "Presidentes ao Palco"
Conferência "Presidentes ao Palco"

Data

19 de Maio de 2023

Tipo de Evento

Conferência Inaugural

Local

Hub Criativo do Beato
Presidentes ao Palco

Participantes

Tiago Canas Mendes
Tiago Canas Mendes

Nome e Signo

Presidente de Júri

Publicidade


Tiago Canas Mendes, O Escritório

Licenciado em Comunicação Empresarial e pós-graduado em Sociologia da Família.  Fundou, em 2011, com o Nuno Jerónimo, O Escritório, uma agência que se tem afirmado a nível nacional e internacional com trabalho de elevada notoriedade para clientes como o Lidl, Super Bock, SL Benfica, NOS, Sumol, Galp, Adidas, Emirates, Galp, Coca Cola, Licor Beirão, Moche, Microsoft e Canal 180, entre outros. Já conquistou mais de duas centenas de prémios nacionais e internacionais de criatividade, com destaque para quatro leões no Festival de Cannes. O Escritório foi considerado, desde 2019, segundo  o estudo AgencyScope a agência mais criativa em Portugal, foi Best Agency to Work 2021 e  ainda Agência do Ano nas três últimas edições dos Prémios Eficácia.

Anteriormente foi coordenador estratégico na Ativism, um sistema integrado de agências, com onze empresas especializadas do branding à activação, onde fundou em 2004 a Action4, uma das primeiras agências de activação de marca em Portugal. Entre 2000 e 2004 fiz parte da equipa multidisciplinar da Brandia, que trabalhou em exclusivo a marca Yorn e Vodafone.


ENG

With a degree in Business Communication and a post-graduation in Sociology of the Family. In 2011, together with Nuno Jerónimo, he founded O Escritório, an agency that has been proving itself both in Portugal and internationally through its highly acclaimed work for clients such as Lidl, Super Bock, SL Benfica, NOS, Sumol, Galp, Adidas, Emirates, Galp, Coca Cola, Licor Beirão, Moche, Microsoft and Canal 180, among others. It has already won over two hundred national and international creativity awards, including, of particular note, four lions at the Cannes Festival. According to the AgencyScope study, since 2019 O Escritório has been considered  the most creative agency in Portugal, it was Best Agency to Work 2021 and also Agency of the Year in the last three editions of the Prémios Eficácia.

He was previously strategic coordinator at Ativismo, an integrated agency system with eleven specialised companies, from branding to activation, where in 2004 he founded Action4, one of the first brand activation agencies in Portugal. Between 2000 and 2004 he was part of Brandia’s multidisciplinary team that worked the Yorn brand and Vodafone exclusively.

Lizá Ramalho
Lizá Ramalho

Nome e Signo

Presidente de Júri

Design


Lizá Ramalho, R2

Lizá Défossez Ramalho co-fundou a R2, com Artur Rebelo no Porto, em 1998. A extensa prática multidisciplinar da R2 incorpora a interseção entre arte, material, ambiente e design, desde materiais impressos até intervenções espaciais e instalações. Ramalho & Rebelo tem realizado encomendas significativas para um conjunto de instituições culturais e artísticas e clientes públicos e comerciais, abrangendo identidade gráfica, sistemas de orientação, web design e motion.

A prática de Ramalho também se estende à investigação, curadoria, publicação e ensino.

A R2 garantiu reconhecimento internacional consistente pelo seu trabalho. Ramalho e Rebelo receberam vários prémios e distinções internacionais, incluindo o Grande Prémio da Bienal de Brno (CZ), vários prémios importantes da International Society of Typographic Designers (Reino Unido) e da Society for Environmental Graphic Design (EUA) e Ouro na International Poster Triennial, Toyama (JP). Algumas de suas peças originais estão em coleções de importantes museus internacionais —Museum für Gestaltung (Zurique, CH), Museu de Arte Moderna (Toyama, JP), Musée des Arts Décoratifs (Paris, FR).

Lizá Défossez Ramalho tem um doutoramento pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal). Ramalho é membro da AGI desde 2007 e co-organizou o Congresso AGI/Open Porto com Artur Rebelo.


ENG

Lizá Défossez Ramalho co-founded R2, with Artur Rebelo in Porto, in 1998. R2’s expansive multidisciplinary practice embodies the intersection between art, material, environment and design, from printed matter to spatial interventions and installations. Ramalho & Rebelo have taken on significant commissions for a range of cultural and artistic institutions and public and commercial clients, encompassing graphic identity, wayfinding systems, web design and motion projects.

Ramalho’s practice also extends to research, curating, publishing and teaching.

R2 has secured consistent international recognition for its work. Ramalho and Rebelo have received a number of international awards and honours, including the Brno Biennale Grand Prix (CZ), several premier awards from the International Society of Typographic Designers (UK) and the Society for Environmental Graphic Design (USA), and gold prize at the International Poster Triennial, Toyama (JP). Some of their original pieces are also held in international museum collections —Museum für Gestaltung (Zürich, CH), Museum of Modern Art (Toyama, JP), Musée des Arts Décoratifs (Paris, FR).

Lizá Défossez Ramalho holds a PhD from the Faculty of  Fine Arts – University of Barcelona, with a scholarship from the Foundation for Science and Technology (Portugal). Ramalho is an AGI member since 2007 and co-organised the AGI Congress/Open Porto with Artur Rebelo.

Carol Saraiva
Carol Saraiva

Nome e Signo

Presidente de Júri

Digital


Carol Saraiva, Walt Disney Company

Carol Saraiva é uma Directora de Criação com mais de 17 anos de experiência a trabalhar para as agências e clientes mais criativos e prestigiados do Brasil, Portugal e agora dos Estados Unidos. Atualmente ela trabalha como Diretora de Criação Global na Walt Disney Company, em Los Angeles.

Ao longo de sua carreira, seu trabalho foi premiado nos maiores festivais da indústria, como o Festival de Cannes, D&AD, One Show, CCSP, CCP entre outros. Em 2014 foi classificada como a 3º redatora mais premiada do mundo, no Cannes Lions Global Creativity Report.

Além de seu trabalho na Walt Disney Company, Carol investe seu tempo orientando mulheres e ajudando iniciativas femininas em todo o mundo. Ela é a fundadora do Elas Na Gringa (elasnagringa.com), plataforma que ajuda publicitárias a terem uma chance de trabalhar no exterior. Em 2019, a plataforma tornou-se uma das maiores comunidades publicitárias femininas do mundo. Ela também é a líder de comunicação da Women@Disney, uma organização liderada por funcionários da empresa focada em equipar e motivar funcionárias para alcançar seus objetivos, seja pessoais como de carreira.



ENG

Carol Saraiva is a Creative Director with 17+ years of experience working for the most creative and prestigious agencies/clients in Brazil, Portugal, and now the United States. Currently, she is working as a Global Creative Director at Walt Disney Company, in Los Angeles.

Throughout her career, Carol’s work has been awarded in the industry’s highest honors, such as the Cannes Festival, D&AD, One Show, CCSP, CCP and many more.Ranked #3 most awarded copywriter in the world, Cannes Lions Global Creativity Report 2014.

Beyond her client work, Carol invests her time into mentoring women and helping female initiatives around the world. She is the founder of Elas Na Gringa (elasnagringa.com), a platform that helps women to have a chance to work abroad. In 2019 it became one of the largest female ad communities in the world. She is also the communications lead of Women@Disney, an employee-led organization focused on equipping and motivating employees to achieve impactful careers.


João Ribeiro
João Ribeiro

Nome e Signo

Presidente de Júri

Experiência de Marca


João Ribeiro, Stream and Tough Guy

É licenciado em comunicação social, mestre em comunicação, cultura e tecnologias da informação e tem um mba.  Conta com vasta experiência no desenvolvimento de negócio em multinacionais de publicidade e em planeamento estratégico.

Iniciou a carreira na BBDO, em 2003, como Strategic Planner.  Entrou na Fuel, em 2008, como Head of Strategy, passando a Diretor de Desenvolvimento em 2013, após a conclusão do Lisbon MBA International.  Em 2014, foi distinguido como o melhor responsável de new business da network Havas Creative a nível global e, em 2018, é nomeado CEO da Fuel.  No final de 2019, lança a agência independente Stream and Tough Guy, em parceria com o sócio e creative partner Miguel Durão.

Foi eleito melhor diretor de estratégia em 2020, 2021 e 2022, de acordo com o ranking do Clube de Criativos de Portugal. Em 2022, é distinguido com o prémio carreira MBA Hero Awards (2012-2022), entregue pelo Alumni Club da Universidade Católica + Universidade Nova + MIT Sloan Business School. Esteve envolvido em 91 campanhas distinguidas nos Prémios Eficácia, onde se destacam quatro grandes prémios. Foi também premiado em Cannes, D&AD, The One Show, ADCE, New York Festivals, LIA, El Ojo, FIAP, Eurobest, Epica, M&P e no Clube de Criativos de Portugal, onde conquistou o Grande Prémio e o Grande Prémio dos Jornalistas com a campanha “Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo”.


ENG

He has a degree in social communication, a master's degree in communication, culture and information technologies and an MBA.

He has extensive experience in business development in advertising multinationals and in strategic planning. He started his career at BBDO, in 2003, as a Strategic Planner.

He joined Fuel in 2008 as Head of Strategy, becoming Development Director in 2013, after completing the Lisbon MBA International. In 2014, he was distinguished as the best new business manager of the Havas Creative network globally and, in 2018, he was named CEO of Fuel. At the end of 2019, he launches the independent agency Stream and Tough Guy, in partnership with partner and creative partner Miguel Durão.

He was elected best director of strategy in 2020, 2021 and 2022, according to the Clube de Criativos de Portugal ranking. In 2022, he was distinguished with the MBA Hero Award (2012-2022), awarded by the Alumni Club of Universidade Católica + Universidade Nova + MIT Sloan Business School. He was involved in 91 campaigns distinguished in the national Effie Awards, where four major prizes stand out. He was also awarded at Cannes, D&AD, The One Show, ADCE, New York Festivals, LIA, El Ojo, FIAP, Eurobest, Epica, M&P and Clube de Criativos de Portugal, where he won the Grand Prix and the Grand Prix of the Journalists with the “Let's put Sequeira in its rightfull place” campaign.

Bernardo Rodo
Bernardo Rodo

Nome e Signo

Presidente de Júri

Criatividade em Meios


Bernardo Rodo, OMD

Bernardo Rodo é Managing Director da OMD Portugal desde Outubro de 2012. O seu percurso no Omnicom Media Group começou em 2007 quando assumiu a liderança da OMG Digital, que mais tarde acumulou com a unidade de Branded Entertainment. Em 2009 foi convidado a integrar o Worldwide Creative Council do grupo. Nesse ano publicou o seu primeiro romance, “A Pátria dos Loucos” pela Editorial Presença. Licenciado em Comunicação Empresarial, iniciou o seu percurso profissional no marketing na Nestlé. Mudou para as agências de publicidade em 2002, onde foi responsável pela unidade de Marketing Relacional e Director de Serviço a Clientes. Em 2005 fundou a sua própria empresa na área de consultoria de Marketing e Vendas. Foi presidente do IAB Portugal entre 2013 e 2018.


ENG

Bernardo Rodo has been the Managing Director of OMD Portugal since October 2012. His career at Omnicom Media Group began in 2007 when he headed up OMG Digital, which he later accumulated with the Branded Entertainment unit. In 2009, he was invited to join the group’s Worldwide Creative Council. That year he published his first novel, “A Pátria dos Loucos” through Editorial Presença. He has a degree in Business Communication and began his professional career in marketing at Nestlé. He moved over to advertising agencies in 2002, where he was responsible for the Relations Marketing unit and was Customer Service Director. In 2005, he founded his own company involved in Marketing and Sales consultancy. He was the chair of IAB Portugal from IAB 2013 to 2018.

Tiago Guedes
Tiago Guedes

Nome e Signo

Presidente de Júri

Craft em Publicidade


Tiago Guedes, Take it Easy

Nasceu no Porto e frequentou a Universidade Fernando Pessoa na área da publicidade. Foi redactor nas agências Ogilvy & Mather e Nova Publicidade onde fez dupla com João Coutinho. Depois frequentou a New York Film Academy e passou a realizar publicidade, cinema e televisão. Fundou a Take It Easy, produtora que o representa até hoje na publicidade. Para televisão, entre outras coisas, criou e realizou em conjunto com Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington a série Odisseia, e mais recentemente realizou a primeira série produzida em Portugal para a Netflix - Glória. No cinema, destacam-se as suas duas últimas longas metragens “A Herdade” e “Restos do vento”, que foram selecionadas para os festivais Internacionais de Veneza e de Cannes, respectivamente. Trabalha também em teatro, tendo encenado peças de Peter Handke, Dennis Kelly, Ibsen, David Harrower e Martin McDonagh.


ENG

He was born in Porto and attended Universidade Fernando Pessoa to study advertising. He was a copywriter at Ogilvy & Mather and Nova Publicidade, agencies where he teamed up with João Coutinho. He then attended the New York Film Academy and began directing advertising, cinema and television. He founded Take It Easy, the producer that has been representing him until now in advertising. For television, among other things, in conjunction with Bruno Nogueira and Gonçalo Waddington, he created and directed the series Odisseia, and more recently directed the first series for Netflix produced in Portugal – Glória. Regarding cinema, his latest two feature films are of note, “A Herdade” and “Restos do Vento” , which were selected for the International Venice and Cannes film festivals respectively. He also works in theater, having staged plays by Peter Handke, Dennis Kelly, Ibsen, David Harrower and Martin McDonagh. 

Nesta 25.ª edição do Festival, a Direção do Clube convida toda a indústria e os seus amigos a estarem presentes no Hub Criativo do Beato.

Seis conferências curtas e ao mesmo tempo gigantes. Seis visões sobre o design e a publicidade.


Os presidentes do júri do 25º Festival do CCP ocupam o palco principal do festival: 

Tiago Canas Mendes (o escritório), João Ribeiro (SaTG), Carol Saraiva (Walt Disney LA) Lizá Ramalho (R2), Tiago Guedes (Take it Easy), Bernardo Rodo (OMD).


Moderação: Pedro Mesquita


Hora: 19h00

Conferência "Presidentes ao Palco"

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

Conferência "Presidentes ao Palco"
Conferência "Presidentes ao Palco"
Conferência "Presidentes ao Palco"
Conferência "Presidentes ao Palco"
Conferência "Presidentes ao Palco"
Conferência "Presidentes ao Palco"
Conferência "Presidentes ao Palco"
Conferência "Presidentes ao Palco"

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile