
De 16 a 23 de maio de 2025, o Festival CCP regressa à Fábrica de Pão do Beato Innovation District, em Lisboa. Para a 27ª edição, sob o tema “Há aí alguém?”, a Direção do Clube apresenta a programação da semana.
Para esta edição, o Clube oferece uma programação com Exposições, Conferências, Dia Aberto Empresas, Ilustra 33 Hackathon, Alta Voz, Hora Feliz, Portfólio Doctor, Tertúlias, Workshops e Masterclasses, a terminar com a aguardada Gala da Entrega de Prémios e a Festa de Encerramento.
O 27º Festival CCP conta com o sponsor principal da Betclic.
Todos os detalhes da programação podem ser encontrados na página do Festival.

A Semana Criativa de Lisboa inaugura dia 16 de maio, às 18h. Nesse dia decorre a já emblemática Conferência “Presidentes ao Palco”, na qual todos os Presidentes de Júri vão partilhar diferentes visões sobre as várias vertentes das áreas criativas. São eles: Icaro Doria da DM9; Miguel Viana da Unlock Brands; Adriano Esteves da Bürocratik; Andrea Siqueira da AMPFY e João Nuno Pinto da Garage, Do You Play?. Ainda nesse dia inauguram as exposições dos trabalhos a concurso no Festival CCP 2025, bem como a exposição dos vencedores do Festival ADCE de 2024. Contaremos ainda com várias ativações das marcas patrocinadoras do Festival e daremos espaço às escolas criativas.
A entrada para a inauguração do Festival é gratuita, com aquisição obrigatória de bilhete, e com a lotação máxima de 500 pessoas.
Nos dias 19 e 20 de maio regressa o Dia Aberto CCP Empresas, onde mais de 20 agências, estúdios e produtoras abrem as suas portas para receber jovens estudantes, profissionais que desejem conhecer estas empresas. A iniciativa é gratuita e oferece aos jovens a oportunidade de se aproximarem da realidade do mercado de trabalho e permite às empresas o contacto com novos talentos. As vagas são limitadas, mediante disponibilidade da empresa.
Os participantes inscritos devem deslocar-se à sede da empresa criativa para a qual se inscreveram no dia e hora marcada, com inscrição obrigatória.
O dia 19 é dedicado aos jovens criativos e é marcado pelo regresso da Ilustra 33 Hackathon EDP, às 10h, com curadoria de Jorge Silva da Silvadesigners, e vai voltar a reunir os melhores estudantes de ilustração de 8 escolas criativas nacionais, convidando-os a ilustrar ao vivo o tema do Festival “Há aí alguém?”. Os trabalhos realizados no Hackathon integram depois a exposição “Ilustra 33”, que poderá ser visitada na galeria online no site do CCP.
Evento de entrada livre.
Nesse dia decorre também o workshop “Encontrar uma Voz”, das 14h às 18h, com os formadores Hellington Vieira (Diretor Criativo, The Walt Disney Company Agency in House), Ricardo Leandro (Supervisor Criativo, The Walt Disney Company Agency in House), Maria João Carvalho (Supervisora Criativa, The Walt Disney Company Agency in House), Rafael Canário (Copywriter, The Walt Disney Company Agency in House). Mais oradores a anunciar em breve.
Este é um evento especialmente direcionado a estudantes das áreas de comunicação, marketing, publicidade e cinema.
O workshop tem uma lotação de 12 pessoas e tem o valor de 25€. Para os estudantes e sócios do Clube o valor fica a 15€. Os bilhetes já podem ser adquiridos. O código de desconto deve ser pedido através do email socios@clubedacriatividade.pt, com identificação do nome da atividade.
No dia 20 o Clube abre o palco às Conferências Alta Voz para inspirar, partilhar ideias, divulgar e provocar. Das 10h às 18h, sobem ao palco diferentes temas de interesse para a comunidade criativa.
Alexandra Machás, Managing Director da Scopen, vai apresentar os resultados do questionário “Best Agency to Work For” analisou quais as agências mais apelativas para trabalhar e obteve insights sobre mercado de trabalho na área criativa; segue-se uma mesa redonda "Criatividade, Dados e Tecnologia para Redefinir o Impacto no Marketing", com moderação de Filipe Pereira, Diretor Geral da CARMA. Os restantes participantes vão ser anunciados em breve; o palco do Alta Voz recebe também a conversa "Descomplicar a acessibilidade: exemplos reais", que conta com participação das marcas IKEA e CONTINENTE e moderação de Ruben Ferreira Duarte; O Pitch convidou o Clube para uma conversa sobre Inteligência Artificial um tema que se enquadra na perfeição com o tema do Festival. O Tema e os participantes serão anunciados em breve; “DIGITAL. O POSTO ISOLADO” uma conversa com Rúben Pardal (NOS Portugal), Inês Nogueira de Sousa (o’escritório), Fábio Polido (o’escritório e Gabriel Batista (HAVAS), uma celebração à morte do plano de posts tradicional e uma provocação sobre o papel isolado do digital na publicidade em Portugal. "SEREI DEMASIADO VELHO PARA SER CRIATIVO?” é a última conversa a subir ao palco e vai abordar os desafios do mercado de trabalho para os criativos com 50+.
O bilhete é gratuito com inscrição obrigatória, com limite de lotação de 300 lugares.
O dia termina com a terceira edição do Hora Feliz “Leituras e Copos”, das 17h30 às 20h30 na sala Sagres, conta mais uma vez com a curadoria de Pedro Pires, Poets&Painters.
A Hora Feliz é um encontro de criativos e amigos que têm especial gosto pela leitura, com um copo ou dois de cerveja Sagres.
Conhece os autores convidados.
Uma atividade gratuita com lotação limitada e inscrição obrigatória.
O dia 21 de maio é dedicado à formação. Das 10h às 13h o Festival recebe o workshop “DOIS GAJOS DO PORTO SENTAM-SE NUMA MESA DE LISBOA PARA DAR BITAITES” com os formadores Hugo Veiga (Global Chief Creative Officer at AKQA) e João Coutinho (Co-Founder and CEO at Atlantic New York). O workshop tem o valor de 80€, para os sócios do Clube os bilhetes têm o valor de 40€. Um evento especialmente direcionado para criativos com mais de 3 anos de experiência.
Bilhetes disponíveis em breve.
Das 14h às 18h, o Festival recebe uma masterclass sobre estratégia com Mark Pollard, CEO da Sweathead, com o título “Strategy Is Your Words”.
A masterclass vai ser realizada em inglês com tradução em português exibida no ecrã, apenas em texto, sem áudio. Garante já o teu lugar e reserva o teu bilhete através da página oficial da Sweathead. Os sócios do Clube têm um desconto de 10% sobre o valor do bilhete. O código de desconto deve ser pedido através do email socios@clubedacriatividade.pt, com identificação do nome da atividade.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Clube realiza o Portfolio Doctor, um speed dating entre estudantes ou recém-formados e Diretores Criativos convidados. Dirigido a quem tem trabalhos de escola para mostrar, projetos pessoais, um behance ou até apenas um CV com fotografia e precisa saber como se destacar numa caixa de correio. Mas o Portfolio Doctor também é indicado para quem tem mais experiência mas gostaria de receber dicas para melhorar a organização do portfolio. Serão 3 consultas de 15 minutos com alguns dos melhores Diretores Criativos do mercado.
A atividade decorre das 10h às 17h30 e os participantes têm que se registar num dos horários disponíveis. A inscrição tem o valor de 10€, para os sócios do Clube esta atividade é gratuita. O código de desconto deve ser pedido através do email socios@clubedacriatividade.pt, com identificação do nome da atividade.
Conhece todos os DCs já confirmados.
Ainda neste dia, o Clube volta a contar com a participação da APAP para uma Tertúlia CCP - Trabalho e Conhaque, das 18h00 às 22h30.
"Verdade Seja Dita – AI AI AI!" é o tema que nos trás a APAP, dedicada à reflexão sobre o papel fulcral da inteligência humana no processo criativo, nas áreas do design e da publicidade. Num contexto em que a inteligência artificial assume uma presença cada vez mais significativa na sociedade e no mercado de trabalho, esta sessão vai discutir a importância insubstituível da criatividade humana na criação de mensagens publicitárias impactantes e relevantes para as marcas contemporâneas. Esta Tertúlia vai juntar Catarina Peyroteo Salteiro (Defined.ai), Alexandra Varassin (Publicis Groupe), Leonor Dias (Vodafone), Francisco Teixeira (WPP), Miguel Barros (Havas) e Tiago Simões (Betclic). A conversa conta com a moderação de António Roquette (Uzina e APAP).
A tertúlia será seguida de jantar no restaurante A Praça e os bilhetes podem já ser adquiridos. O evento tem um valor de 80€, com jantar. Para os sócios CCP o valor fica a 60€, e devem pedir o código de desconto através do email socios@clubedacriatividade.pt, com identificação do nome da atividade. O restaurante A Praça oferece 15% de desconto a todos os participantes do Festival CCP. Para usufruir da oferta, basta apresentar o bilhete de uma das atividades.
O dia 22 de maio é inteiramente dedicado ao ciclo de Conferências CCP “Há aí alguém?”. A Direção convida toda a comunidade para um dia dedicado à inspiração e à reflexão.
Os oradores já confirmados são Laura Visco, Fundadora da Amiga, Hablemos de Plata; Iain Tait, Executive Creative Director da FOOD; Tobey Duncan, Chief Strategy Officer da Uncommon Creative Studio; Miguel Simões, CEO da LOLA MullenLowe; Tomas Ostiglia, Executive Creative Director da LOLA MullenLowe, Paula López-Nuño, Head of Education & Strategist da Folch Studio; Gaetan du Peloux, Co-Presidente e CCO da Marcel Agency; Patrícia Araújo, Chief Strategy Officer da Publicis Groupe Portugal e Steve Colmar, Diretor Criativo Executivo da Publicis Groupe Portugal; mais nomes a anunciar em breve.
As conferências decorrem das 10h às 18h30 e o bilhete diário tem o valor de 70€, sendo 40€ apenas manhã ou tarde. Para os sócios CCP os bilhetes têm um desconto de 50%.
O código de desconto deve ser pedido através do email socios@clubedacriatividade.pt, com identificação do nome da atividade.
A Gala do Festival CCP realiza-se no dia 23 de maio, data em que se anunciam os prémios das seis categorias do 27º Concurso CCP 2025, e são revelados os vencedores do Grande Prémio para o Bem, Grande Prémio Jornalistas e Grande Prémio CCP 2025.
Este ano o Clube dá início à Gala com receção pelas 16h00. Nessa tarde, sobem ao palco os talentos Young Lions que vão representar Portugal em Cannes este ano. São também revelados os vencedores das bolsas do programa Zona II com presença dos representantes das escolas Brother, EDIT, Escola Marketing Digital, ETIC, FLAG, Lisbon Digital School, Restart, TheStarter e World Academy para entrega dos Diplomas. São divulgados os projetos vencedores dos quatro Briefs Abertos 2025 pelos representantes das marcas Betclic, LEROY MERLIN, NOS/WTF e ZIPPY, que sobem ao grande palco do Festival.
Depois de um intervalo para jantar no espaço exterior, a Gala de entrega de Prémios 2025 retoma às 21h00.
A participação na Gala é realizada apenas com convite.
A Semana Criativa termina com a Festa de Encerramento ao som do Dj Príncipe Alberto, das 23h às 00h, e logo de seguida do Djset do Alex D’Alva Teixeira, das 00h às 2h.
A entrada é gratuita para os convidados da Gala e para os sócios do Clube, com convite e pré-registo obrigatório, com lotação limitada à capacidade da sala. Os sócios devem pedir o código promocional através do email socios@clubedacriatividade.pt com o assunto "Pedido código desconto para DJ Party, dia 24 de maio."
Para quem não é sócio do Clube, e que fazer parte da festa, o bilhete tem um valor de 10€, sendo limitados à capacidade da sala.
A app do Festival “Clube da Criatividade” já está disponível e pode ser descarregada para IOS ou Android, com toda a programação e links para as inscrições e bilhetes.
O Clube agradece à Câmara Municipal de Lisboa e ao Beato Innovation District, pelo apoio e co-organização, e ao sponsor principal Betclic e a todos os patrocinadores e parceiros, que ajudam na realização do maior Festival de Criatividade do país.
Como chegar à Fábrica do Pão no Beato Innovation District:
Entrada pela Avenida Infante Dom Henrique 143
Existe um parque EMEL junto ao Hub (entrada da Rua da Manutenção 71). Como tem poucos lugares, aconselhamos que a deslocação seja feita de táxi/uber
Autocarros: 719 / 742 / 759 / 728 / 781 / 782
Metro mais próximo: Santa Apolónia (Linha Azul)
O Clube agradece a todos os sponsors e parceiros que apoiam na realização do Festival CCP.

PROGRAMA
16 de maio_Inauguração do 27º Festival CCP 2025 e 12ª Semana Criativa de Lisboa Bilhetes
Conferência “Presidentes ao Palco”
Exposição Shortlist do Concurso CCP
Exposição dos Vencedores ADCE 2024
Ativações de marcas patrocinadoras do Festival
Espaço escolas criativas
19 a 22 de maio
Espaço escolas criativas
Ativações de marcas patrocinadoras do Festival
Exposição Shortlist do Concurso CCP
Exposição dos Vencedores ADCE 2024
19 e 20 de maio
Dia Aberto Empresas Bilhetes
19 de maio
Ilustra 33 Hackathon 2025
Workshop “Encontrar uma voz” Bilhetes
20 de maio
Conferências Alta Voz Bilhetes
“Best Agency to Work For”
“DIGITAL. O POSTO ISOLADO”
“Criatividade, Dados e Tecnologia para Redefinir o Impacto no Marketing”
“Descomplicar a acessibilidade: exemplos reais”
CCP x Pitch
“SEREI DEMASIADO VELHO PARA SER CRIATIVO?”
Hora Feliz - Leituras e Copos Bilhetes
21 de maio
Workshop “DOIS GAJOS DO PORTO SENTAM-SE NUMA MESA DE LISBOA PARA DAR BITAITES” com Hugo Veiga e João Coutinho Bilhetes em breve
Masterclass “Strategy Is Your Words” com Mark Pollard Bilhetes
Portfolio Doctor Bilhetes
Tertúlia APAP Trabalho e Conhaque - "Verdade Seja Dita – AI AI AI!" Bilhetes
22 de maio _ Conferências CCP “Há aí alguém?” Bilhetes
(a anunciar em breve), com Tobey Duncan, Chief Strategy Officer da Uncommon Creative Studio.
“How to rise above the infinitely average”, com Iain Tait, Executive Creative Director da FOOD.
(a anunciar em breve), com Miguel Simões, CEO da LOLA MullenLowe, Tomas Ostiglia, Executive Creative Director da LOLA MullenLowe.
“Beyond Advertising: Creating Real Impact (and Wealth)”, com Laura Visco, Fundadora da Amiga, Hablemos de Plata.
“Beyond Branding”, com Paula López-Nuño, Head of Education & Strategist na Folch Studio.
“Criatividade, de Hype a Trend”, com Gaetan du Peloux, Co-Presidente e CCO da Marcel Agency, Patrícia Araújo, Chief Strategy Officer da Publicis Groupe Portugal, e Steve Colmar, Diretor Criativo Executivo da Publicis Groupe Portugal.
23 de maio
27ª Gala de Entrega de Prémios CCP
Festa de Encerramento com os Djs Príncipe Alberto e Alex D'Alva Teixeira. Bilhetes
Segue a página do Festival e instala a app "Clube da Criatividade" para ficares a par de todas as novidades e informações adicionais sobre o programa.
Evento acessível para mobilidade reduzida.
Relacionados