
O CCP lança a quarta edição do Zona II, um programa que disponibiliza bolsas de estudo em vários cursos, com o apoio de escolas criativas. Este ano oferece 17 bolsas de estudo distribuídas pelas escolas Brother, EDIT, ETIC, FLAG, Lisbon Digital School, Restart, The Starter e World Academy. A campanha desta edição é da autoria de Gil Santos, diretor de arte da Leo Burnett.
O Zona II é um programa de inclusão e diversidade para o mercado criativo português. Uma ideia de dois sócios CCP - Maria Goucha e Wil Carvalho - para incentivar a inclusão e a diversidade no setor da criatividade e divulgar as profissões ligadas ao design e à publicidade junto dos alunos das escolas secundárias da periferia.
O programa pretende aproximar e trazer novas visões, talentos, referências e insights oriundos das periferias e de pessoas com menos acesso ao setor das indústrias criativas.
Candidaturas
As candidaturas para as 17 bolsas disponíveis são gratuitas e estão a decorrer até ao dia 22 de março de 2024. Os candidatos têm que submeter uma inscrição através do formulário de candidatura, com alguns critérios de elegibilidade, nomeadamente o envio de uma carta de apresentação onde devem explicar porque acham que merecem este apoio e a motivação para estudar e trabalhar na área à qual se candidatam. É também pedido o envio de um trabalho/peça criativa que tenham executado, de texto, imagem ou som.
São elegíveis candidatos de todas as idades, sendo obrigatório ter o 12º ano de escolaridade concluído na fase de matrícula nos cursos para o qual ganharam a bolsa. Podem candidatar-se alunos finalistas do ano letivo de 2023/2024.
Seleção dos candidatos vencedores
Todas as cartas de apresentação e respostas criativas são analisadas por um júri composto por quatro elementos CCP e um elemento da escola à qual o aluno se candidata. A partir de todas as candidaturas válidas, o júri elege uma shortlist para passar à fase seguinte. A entrevista é o fator decisivo para encontrar o vencedor.
A revelação pública dos vencedores das bolsas de estudo terá lugar na Gala do 26º Festival CCP, no dia 24 de maio, em Lisboa. Será enviado previamente o convite aos bolseiros, que subirão ao palco para receber o Voucher Bolsa pela mão do representante da entidade escolar.
Calendário
Abertura de candidaturas 17 de janeiro
Fecho candidaturas 22 de março
Anúncio aos candidatos vencedores das Bolsas Zona II 2 de maio
Anúncio público dos vencedores 24 de maio na Gala CCP
Nota: Após avaliação dos inscritos por parte do júri, pode acontecer não haver candidaturas à altura para a oferta das bolsas.
Bolsas Zona II 2024/2025
As candidaturas para as bolsas realizam-se através da página Zona II no site do Clube, até 22 de março de 2024.
Bolsas de Estudo disponíveis:
1 Bolsa para o Curso Intensivo de Criatividade ou para o curso SISTER – Curso de Planificação Estratégica. Os dois cursos têm a duração de quatro meses.
1 Bolsa para o curso Digital Marketing 101 (remoto), de 45h.
1 Bolsa num curso anual / especialização na área de vı́deo, animação, música, fotografia,
design ou qualquer outro que se encontre disponível. Os cursos escolhidos requerem
confirmação da disponibilidade de vagas.
2 Free Passes de Formação, válidos por 24 meses, para que os alunos possam frequentar todos os cursos que desejarem durante este período (esta oferta exclui os cursos dos parceiros da FLAG, Pós-Graduações e Fast-Track MBAs).
1 Bolsa para o Curso Completo de Marketing Digital (remoto) com a duração de dois meses e meio + 1 Bolsa no Curso de Produção de Vídeo e Vídeo Marketing (B-Learning), com a duração de três sessões.
2 Bolsas para cursos intensivos, de 24 horas ou 48 horas.
2 Bolsas para os cursos de UX/UI Design (Remoto) - 90h + 4 Bolsas para qualquer curso da escola, à escolha dos candidatos. Os cursos escolhidos requerem a confirmação da disponibilidade de vagas.
2 Cheques de Formação de 60h à escolha dos premiados num universo de 100 módulos de formação de curta duração no ano letivo de 2024/2025.
O Regulamento já está disponível para consulta.
A campanha desta edição é da autoria de Gil Santos, diretor de arte da Leo Burnett.
O copy do programa Zona II “Nunca é sobre onde começas” é assinado por Ruben de Barros, supervisor criativo da Judas.
O programa conta com o apoio de comunicação da MOP.
A Direção do Clube lançou um convite ao designer e diretor de arte Gil Santos para desenvolver a imagem da campanha do programa Zona II de 2024, a quem deixa um agradecimento especial pela dedicação e apoio nesta iniciativa.
"Este projeto fez-me pensar na vontade de ficar na história e em dar vida a novas oportunidades. Os sistemas podem falhar mas com resiliência, sorte e sentido de humor até a pedra pode dar frutos. “Nunca é sobre como começas, é como acabas”.", assinala Gil Santos.
BIOGRAFIA

Gil Santos, diretor de arte na Leo Burnett
"Olá sou o Gil Santos, 29 anos, natural de Torres Vedras e a viver em Lisboa.
Formei-me em design e cultura visual e comecei a carreira como designer.
Atualmente trabalho como diretor de arte na Leo Burnett Lisboa.
No ano de 2023 fiz parte do top 5 de diretores de arte nacionais pelo CCP e fui o vencedor da edição do Porfolio Night23."
Relacionados