Promotor
Divulgação Vencedores
Inscreve-te
Tu és onde começas.
És as tuas lutas.
Os teus medos.
As tuas struggles.
As tuas inseguranças.
A tua realidade.
Os teus falhanços e quem te falhou.
Até a falta de oportunidades.
Mas nunca da tua falta de talento.
Porque venhas de onde vieres, partas de onde partires, isso não têm ser o fim da tua história no mundo da criatividade.
Não te esqueças de onde começas, mas começa a pensar onde queres chegar.
Bem-vindo à Zona Dois.
O CCP lança a quarta edição do Zona II, com a oferta de 17 bolsas de estudo distribuídas por oito escolas criativas parceiras do programa: Brother, EDIT, ETIC, FLAG, Lisbon Digital School, Restart, TheStarter e World Academy.
O Zona II é um programa de inclusão e diversidade para o mercado criativo português. Uma ideia de dois sócios CCP - Maria Goucha e Wil Carvalho - para incentivar a inclusão e a diversidade no setor da criatividade e divulgar as profissões ligadas ao design e à publicidade junto dos alunos das escolas secundárias de todo o pais.
CANDIDATURAS
Os candidatos têm que submeter uma inscrição através do formulário de candidatura, com alguns critérios de elegibilidade, nomeadamente o envio de uma carta de apresentação onde devem explicar porque acham que merecem este apoio e a motivação para estudar e trabalhar na área à qual se candidatam. É também pedido o envio de um trabalho/peça criativa que tenham executado, de texto, imagem ou som.
São elegíveis candidatos de todas as idades, sendo obrigatório ter o 12º ano de escolaridade concluído na fase de matrícula nos cursos para o qual ganharam a bolsa. Podem candidatar-se alunos finalistas do ano letivo de 2023/2024.
CALENDÁRIO
Abertura de candidaturas - 17 de janeiro
Fecho candidaturas - 22 de março
Anúncio aos candidatos vencedores das Bolsas Zona II - 2 de maio
Anúncio público dos vencedores - 24 de maio na Gala CCP
JÚRI
O júri é composto por quatro elementos do CCP e um elemento da escola à qual o aluno se candidata.
Nota: Após avaliação dos inscritos por parte do júri, pode acontecer não haver candidaturas à altura para a oferta das bolsas.
BOLSAS DE ESTUDO DISPONÍVEIS
1 Bolsa para o Curso Intensivo de Criatividade ou para o curso SISTER – Curso de Planificação Estratégica. Os dois cursos têm a duração de quatro meses.
1 Bolsa para o curso Digital Marketing 101 (remoto), de 45h.
1 Bolsa num curso anual / especialização na área de vı́deo, animação, música, fotografia,
design ou qualquer outro que se encontre disponível. Os cursos escolhidos requerem
confirmação da disponibilidade de vagas.
2 Free Passes de Formação, válidos por 24 meses, para que os alunos possam frequentar todos os cursos que desejarem durante este período (esta oferta exclui os cursos dos parceiros da FLAG, Pós-Graduações e Fast-Track MBAs).
1 Bolsa para o Curso Completo de Marketing Digital (remoto) com a duração de dois meses e meio + 1 Bolsa no Curso de Produção de Vídeo e Vídeo Marketing (B-Learning), com a duração de três sessões.
2 Bolsas para cursos intensivos, de 24 horas ou 48 horas.
2 Bolsas para os cursos de UX/UI Design (Remoto) - 90h + 4 Bolsas para qualquer curso da escola, à escolha dos candidatos. Os cursos escolhidos requerem a confirmação da disponibilidade de vagas.
2 Cheques de Formação de 60h à escolha dos premiados num universo de 100 módulos de formação de curta duração no ano letivo de 2024/2025.
Consulta o Regulamento
Candidata-te AQUI
A campanha desta edição é da autoria de Gil Santos, diretor de arte da Leo Burnett.
O copy do programa Zona II “Nunca é sobre onde começas” é assinado por Ruben de Barros, supervisor criativo da Judas.
ESCOLAS ADERENTES 2024
MANIFESTO
Falta diversidade na criatividade
A indústria da criatividade fechou-se nela própria.
Encontrámos o conforto nos círculos comuns e na recomendação fácil.
Reconhecemo-nos facilmente nos candidatos que nos batem à porta.
Nos seu percursos académicos e contextos sociais.
Mas a verdade é que ficámos mais pobres.
Perdemos a riqueza da diversidade, o desconforto que a diferença nos traz.
Precisamos de valorizar vozes diferentes.
Porque só um ambiente diverso cria ideias diversas.
E o consumidor, que é diverso, inspira-se com quem o representa.
São muitos os obstáculos à diversidade nas empresas criativas e o ZONA 2 nasce com o objetivo de ajudar a ultrapassá-los:
Desde o desconhecimento da área com opção para o futuro, aos preços no ensino superior/técnico e passando pela abertura da indústria; com a oferta de pagamento adequado e justo a quem inicia a carreira.
Ao trazer talento periférico para os nossos espaços, somos os maiores beneficiários.
Nivelamos o campo de atuação, fortalecemos o setor e criamos um trabalho com novos estímulos, referências e insights para os nossos clientes.
TURMA 2023/2024
TURMA 2022/2023
Turma 2022 - Vencedores
Milton Cassiano Maia do Céu Rodrigues
Jefferson de Oliveira Cardoso
Luiz Miguel Rodrigues Pacífico de Sousa
Graziele Carvalho
Fábio Alexandre Soares Cardoso
Ismael Mateus Sanches Cabral
Catarina Furtado Coelho
Sofia Simões
Luís Henrique Ribeiro Cavadas
Márcia Raquel Marques Lima
Marco José Andrade Olival
Lara Amaral Leite
Carlos Amado
TURMA 2020/2022
TURMA 21/22
Alegria Gomes _ User Experience - EDIT.
"Alegria em pessoa, do VA, paixão-dança. Gosto de sair minha zona de conforto e agarrar/abraçar novos desafios!"
Alex dos Santos_ Digital Marketing - Lisbon Digital School
“Tenho de 22 Anos, sou de Lisboa.
Participei com o intuito de obter conhecimento e saí realizado, com uma excelente colaboração e disponibilidade dos professores, agradeço a oportunidade!!”
Diogo cIRRAGO _ Digital Marketing & E-Commerce Manager - Flag
“Sempre gostei de criar: fosse fazer música, desenhar, escrever ou fazer vídeos. Não quer dizer que faça todos igualmente bem - ou até bem, de todo -, mas é a criar que me sinto "em casa".”
Elis Saturno _ Digital Marketing- EDIT.
“Sou a Elis, com os meus 18 rabisco o meu futuro numa folha em branco. Disposta a desenhar o que me vai fazer voar.“
Eugénio Silva_ Digital Marketing- Lisbon Digital School
“Sou Presidente da Associação Passa Sabi, associação de moradores sem fins lucrativos, presente no bairro onde vivo desde que cheguei a Portugal, no Rêgo.Com um percurso dedicado à intervenção local e associativismo comunitário, tive a oportunidade de
desenvolver competências ao nível da fotografia, edição de imagem e vídeo.”
Fernando Ngola _Técnico de Audiovisual - ETIC
“Fotografia foi a maneira mais fácil de dar o meu ponto de vista das coisas sem dizer uma única palavra e ver como as pessoas interpretam é engraçado.”
Hélder Samuel_UX/UI Designer- Flag
“Atualmente estudo UX/UI Design, mas não dispenso um pé de dança com o gráfico. Desde cedo que tenho um gosto peculiar pelo design de comunicação, inicialmente numa vertente mais gráfica através das capas dos álbuns que ouvia e das revistas de skate que lia, e mais tarde, apaixonei-me pela vertente digital. Aficionado por marcas e comunicação.
Tenho 24 anos, sou de Lisboa, vegetariano, amante de bikes, livros, revistas, tecnologia e de boa música.”
Ingrid da Mata_Digital Marketing- EDIT.
“Economista, Mestre em Cultura, Entretenimento e Indústrias Criativas. Eu sou uma pessoa apaixonada por pessoas, negócios e marcas. Tenho a conversa e a caneta afiadas e avidez por livros.”
Lucas Lemos_Academia CCP
“Apresento-me comercialmente por "Lean Line", onde proponho uma linha de produção criativa, como a de uma fábrica. Trabalhei como freelancer nos últimos anos com Design e Publicidade, mas atualmente estou focando mais em Ilustração. Para checar meus trabalhos nessas áreas, podem acessar o Behance: https://www.behance.net/leanline Para ilustrações @leanlineart “
Mariama Injai_Graphic Design FLAG
“Mariama é uma criativa, tem um projeto da sua autoria AfroMary @afromaryy onde se distinguiu nos por abordar questões relacionadas com a comunidade negra em Portugal. A ativista tem lançará brevemente o Nô bai @nobai.pt , que será plataforma criada para conectar clientes com negócios de propriedade negra, num único espaço online.”
Nádia Amaro_User Experience- Lisbon Digital School
“ A parte creativa mantém- me viva.
Tudo o que faço está em torno de como sair da minha zona de conforto e desafiar me diariamente! Tenho gosto especialmente por design gráfico e design de moda, ganhando o bichinho em UX/UI atualmente “
Pedro Amorim_Marketing Digital- Lisbon Digital School
“Sou o Pedro Amorim, tenho 19 anos, de momento estou a trabalhar, e recebi a bolsa de um mês de marketing digital para lisbon digital school.”
EMPRESAS ADERENTES
O programa Zona II é mais do que um sonho bonito, precisa da força dos coletivos e da vontade de quem emprega, empresas, agências, estúdios e produtoras.
Se tens uma empresa nas áreas criativas, pedimos-te que subscrevas connosco este pacto e faças parte daqueles que lutam todos os dias por um mercado criativo mais inclusivo em Portugal.
À semelhança de iniciativas de outros países, está na altura de aproximar as periferias da criatividade e não deixar que a ausência de um salário digno afaste os melhores talentos.
Sabemos que as pessoas que não têm uma rede de apoio forte não conseguem ingressar no mercado com tanta facilidade como as que têm, o que gera falta de diversidade no nosso setor, e acreditamos que podemos atenuar este grande entrave com este pacto.
Contamos com a tua assinatura e com a tua empresa nesta iniciativa.
O PACTO
NÓS EMPRESAS DA INDÚSTRIA CRIATIVA
Assumimos o compromisso de contribuir ativamente para um ambiente diverso na nossa atividade:
- Assegurando a igualdade de oportunidades, independentemente da origem, género, raça, estrato social, religião, idade e orientação sexual;
- Assegurando a remuneração dos estágios com valores compatíveis com as funções desempenhadas;
- Cedendo tempo dos funcionários para participarem como voluntários nos programas promovidos pelo pacto;
- Cedendo espaços para a realização de atividades ligadas à promoção da diversidade nas empresas.
Empresas aderentes:
Apoios:
design e motion design_ Gil Santos
2023
design_Armando Gomes | copy_Ruben de Barros | motion design_ Soberana
2022
design_ Seb de la Guardia, Welzimar Gomes | motion design_ Soberana
2021
Sobre os Criadores
Maria Goucha e Wil de Carvalho
Criativos em publicidade, ambos navegaram com dificuldades na indústria de maneiras diferentes. Conscientes das dificuldades do que é viver como uma minoria, encontraram nesta área o que gostavam de fazer.
Agora mais estáveis, decidiram dar de volta, e tentar trazer alguma mudança à indústria a que pertencem, para que os caminhos sejam mais fáceis, os ambientes mais diversos e as ideias mais ricas.
Entrevista #FLAGtalks ‘ssoas da Casa com a anfitriã Joana Rita Sousa à conversa com Susana Albuquerque, Presidente do Clube e Will de Carvalho criador Programa Zona II.
Juri
Boas notícias para os sócios CCP Inscrições no D&AD 2020 com 20% desconto, o que quer dizer que até dia 17 Fevereiro 2020, acumula com o early bird e recebem 40% desconto...
Lorem ipsum dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
Campo de Santa Clara
Mercado de Santa Clara 1º piso
1100-472 Lisboa
Tel. +351 913 192 292
geral@clubedacriatividade.pt
Subscreve Newsletter
Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP
© 2024 Clube da Criatividade Portugal
built by
PESQUISA AVANÇADA
Sócios & parcerias
Festival & Prémios CCP
Notícias & agenda
Academia & Jovens Criativos