2023 E depois das agências e da criatividade? – Este é o mote do 15º episódio do podcast “Clube das Criativas” com Filipa Caldeira
24 de Novembro de 2023

Na 15ª sessão do podcast "Clube das Criativas", Teresa Dias, Corporate Communication Manager e Head of Happiness da Fullsix, convida Filipa Caldeira, co-fundadora da Fullsix e, atualmente, partner da UZER Consulting, uma consultora de experiências, entre elas o teatro imersivo “A Morte do Corvo”.

“O que eu estou a fazer agora não tem nada a ver e tem tudo. Não sei se é inovação, se é um ato de loucura.” Filipa Caldeira

Jogadora e campeã de Padel, Filipa Caldeira tem, ao longo dos últimos 30 anos, entrado em muitos outros campeonatos. Da Procter & Gamble em Bruxelas, onde esteve na origem das Ariel Tablets, arriscando no caminho com a criação da cadeia de comida mexicana “Taco Maker”, co-cria, em 2000, a Fullsix Portugal, que acompanha a origem do Digital em Portugal. Com a sua saída da agência em 2020, abriu lugar a mais uma aventura, com a criação da UZER Consulting que cria experiências que juntam cultura, entretenimento e formação no antigo Hospital Militar da Estrela, onde ganhou vida o teatro imersivo “A Morte do Corvo” e a “House of Neverless”, com formações em parceria com a NOVA SBE.

No seguimento do anterior episódio do Podcast que aborda o tema da Felicidade no trabalho, Zinha Dias convida agora quem a inspira. Com o tema “E depois das agências e da criatividade?” apresenta a perspetiva de Filipa Caldeira enquanto fundadora de uma das principais agências nacionais (ainda mais, numa altura onde tudo era novidade, conciliando a gestão familiar no pico da carreira) e, quando isso termina, como é a vida depois da publicidade.

“Na área do digital temos que estar sempre um passo à frente, a reinventar. E isso torna o percurso super entusiasmante.” - excerto da entrevista a ouvir na íntrega no Spotify e Soundcloud.

Biografias

Filipa Caldeira, Partner da UZER Consulting

Licenciada em Gestão de Empresas na Universidade Católica Portuguesa.

O percurso profissional começou com um estágio no marketing da Microsoft.

Em 1994, entra na Procter & Gamble, onde ficou durante cinco anos, começando como Assistant Brand Manager da marca Tide, Fairy e terminando com cerca de dois anos como Brand Manager na Procter & Gamble Europe (baseada em Bruxelas), responsável pela marca Ariel na Europa (detergente líder) e concretizando o lançamento de uma nova variante – Ariel Tablets.

Em 1999, inicia o primeiro negócio próprio com o lançamento de uma cadeia de fast food de comida mexicana, a Taco Maker, no sistema de master franchise para Portugal, chegando às 5 unidades.

Em Setembro de 2000, é co-fundadora e partner da Fullsix Portugal, que é consistentemente a agência líder em marketing digital em Portugal, tendo lançado mais duas unidades: a 6:am (agência de meios online) e a Grand Union (2ª agência), e adquirido a Netsonda (estudos de mercado online) em 2009.

A partir de 2005, lança a Fullsix Espanha, gerindo a CEO FullSix Iberia, com uma equipa total de 230 colaboradores, nos dois países.

No final de 2015, o grupo HAVAS adquire a totalidade do capital da Fullsix.

Em Março de 2020, deixa o grupo Fullsix e inicia nova empresa, a UZER Consulting.

Na UZER, criou um inovador software - Talk2me - na área do Turismo que foi Top10 na categoria de INOVAÇÃO nos Prémios Nacionais do Turismo em 2021.

Em 2023, a UZER lança uma inovadora experiência que junta a cultura, entretenimento e formação num espaço único em Lisboa, o antigo Hospital Militar da Estrela onde ganhou vida o teatro imersivo “A Morte do Corvo” e a “House of Neverless” onde acontecem formações inovadoras em parceria com a NOVA SBE.

Desde 2015, lidera a equipa de comunicação e conteúdos da maior prova de ténis em Portuga e um dos maiores eventos na área do desporto  – o Millennium Estoril Open.

Faz parte da Comissão Consultiva de Marketing do Comité Olímpico Português para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Outras experiências:

Docente do curso da DOING DIGITAL em formação de executivos da NOVA SBE. Já deu aulas também na Universidade Católica e WIT Academy.

Jurada em vários festivais de publicidade, destacando-se Prémios Eficácia (Portugal), Cristal (França) e Eurobest (Europa)

Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ténis.

Jogadora de Padel, tendo sido Campeã Europeia por Portugal em 2015, vice-campeã mundial de Veteranos em 2019 e vice-campeã Europeia em 2023.

Teresa Dias, Corporate Communication Manager e Head of Happiness na Fullsix

Olá, eu sou a Zinha.
Tenho 42 anos e sou Corporate Communication Manager e o mais importante de tudo, Head of Happiness na Fullsix.
Comunicação é a minha paixão. O meu percurso profissional é simples e ao mesmo tempo muito completo. Cresci na 1ª agência de marketing&comunicação digital do país. São 18 anos de experiência.

Coisas que me definem e que adoro em mim: casada, com duas filhas brutais, adoro zumba, estar com amigas, dançar e Bali é o meu escape. O dia perfeito para mim é em família.
Adoro saber que faço as pessoas à minha volta mais felizes, às vezes nas coisas mais pequeninas no dia a dia. Gosto de ser quem puxa e quem anima e isso faz mesmo parte de mim. Acredito que somos um conjunto de coisas que se equilibram entre elas, e o trabalho é uma dessas coisas, que deve ocupar o seu lugar na nossa vida da melhor forma que cada um conseguir 😊.

Todos os meses há uma nova convidada.

Disponível no Soundcloud, no Spotify e no Youtube

Produção do podcast do estúdio Guel e Imagem “Clube das Criativas” com a assinatura da ilustradora Kruella d’Enfer.

Relacionados