BriefabertoNOS/WTF2025
BriefabertoNOS/WTF2025
Brief Aberto NOS/WTF 2025

Promotor

NOS/WTF e CCP

Inscrições até

11 de Abril de 2025

Divulgação Vencedores

23 de Maio de 2025

Inscrições encerradas


Com o objetivo de dar visibilidade a uma nova geração de jovens criativos e criativas de todo o país, a NOS e o Clube lançaram um desafio brief aberto.

A NOS desafiou os jovens a desenvolver uma proposta de ideia que faça a marca WTF reter os seus clientes num contexto especialmente desafiante no setor das telco.

Vencedores

Trabalho vencedor

Ana Luísa Dias Santos

Duarte Maria de Figueiredo

Shortlist

2025 Vencedores NOS

WTF-01          

Ana Beatriz Ribeiro

Flor Kong, Marketing   

Audiovisual e Multimédia

Publicidade e Relações Públicas

PROJETO

2025 Vencedores NOS

WTF-24

David Canaes       

Francisco Roque do Vale

Brand Designer   
Copywriter

PROJETO

2025 Vencedores NOS

WTF-25          

Patricia Barros Francisco

Pedro Chula

Diretora de Arte  

Copywriter     

PROJETO

2025 Vencedores NOS

WTF-32          

Tiago Pereira     

André Nunes

Marisa Ferreira

Publicidade e Marketing / Copywriter

Publicidade e Marketing / Estudante     

Ciências da Comunicação / Estudante

PROJETO

2025 Vencedores NOS

WTF-44 

Beatriz Martinho

Catarina Moura

Copywriter           

Art Director

2025 Vencedores NOS

WTF-46

Raquel Aguiar

Pedro Escarameia

Media Planner          

Copywriter

2025 Vencedores NOS

WTF-54          

Carolina Leitão

Mariana Cordeiro 

Marketing e Publicidade / Copywriter       

Design Gráfico / Designer  

2025 Vencedores NOS

WTF-57         

Marta e Sena Nunes

Leonor Ventura Pedro                      

Art Director     

Copywriter

Quem pode participar

1. Jovens dos 18 (dezoito) aos 30 (trinta) anos, à data da participação;

2. Jovens portugueses e estrangeiros (com comprovativo de residência em Portugal);


Só pode ser apresentada uma proposta por participante, no entanto, são aceites trabalhos de duplas ou triplas criativas, sendo que o prémio será a dividir pelos elementos do grupo.

Informações importantes

Inscreve-te já para receberes o teu número de ID (número de candidatura) e material de apoio ao desenvolvimento do projeto.

Atenção: caso uses um email que não é aceite pela plataforma preenche o seguinte formulário para receberes o teu número de ID (número de candidatura)


MANUAL DE NORMAS

WTF REFRESH



Materiais fornecidos juntamente com o ID de inscrição:

LOGOTIPO

STICKERS | SELOS | OUTROS

TIPOGRAFIAS 


LINKS DE APOIO:

WTF

Instagram WTF

Tiktok WTF


Ao apresentares uma candidatura estás a aceitar o Regulamento.


Submete aqui a tua proposta.



Sessão "brief aberto ao vivo"

O Cliente NOS apresentou o briefing do concurso Brief Aberto NOS/WTF 2025 e esclareceu as dúvidas do participantes no webinar "brief aberto ao vivo". 


 A apresentar o briefing estiveram Carolina Ferreira, Brand & Communication Manager da NOS/WTF, Maria Amélia Borges, Brand & Communication Strategy da NOS/WTF e Rita Bastos Head of Brand & Communication da NOS/WTF. 


 Revê esta sessão para desenvolveres um projeto vencedor!

Calendário

Abertura de candidaturas: fevereiro 2025

Último dia de inscrições: 10 de abril, 18h

Último dia para envio de propostas: 11 de abril, 18h

Votações: Abril

Revelação Shortlist: Maio

Revelação de vencedores: 23 de maio, na Gala do 27º Festival CCP


Prémio

O vencedor ganha um prémio de 1000€, a possibilidade de ser Jurado Júnior no Festival CCP e de representar Portugal em iniciativas do ADCE.


Os vencedores de Shortlist ganham uma anuidade de Sócio CCP, passando a vigorar no Diretório CCP e a serem membros do ADCE; ganham descontos no Festival, nas atividades e parceiros do Clube, entre outras vantagens.

Dicas

Dicas do júri aos jovens criativos

"Se uma marca não cria mudança e um propósito relevante no mundo, para que é que ela existe? Questionem, analisem e conheçam o briefing e a marca de trás para a frente, chegando a um insight relevante. Vislumbrem o olho com as vossas propostas e atirem-se para fora de pé na ideia."

Mariana Lancastre,

Head of Design


“Ter uma boa ideia é o que importa. É o que todos querem ver. Mas a forma como a ideia é apresentada conta muito. Quando o impacto do primeiro contacto com a peça é bom, o criativo já sai na frente.”
Rodrigo Cardoso,

Director Criativo


"Divirtam-se. Arrisquem tudo. Acreditem nas vossas próprias ideias e mostrem o que vos torna realmente únicos."

Gil Correia,

Diretor Criativo


"Nunca se deixem deslumbrar, foquem-se no que realmente é importante: os vossos valores e princípios enquanto pessoas, e o vosso trabalho. Deêm o TUDO, todos os dias. Só assim vale a pena esta profissão."

Alexandra Pereira

Diretora Geral


"Pensem naquilo que mais gostam numa marca e naquilo que vos faz ser fã dessa marca.

E se houvesse uma marca assim? Isso está nas tuas mãos."

Carolina Ferreira

Brand & Communication Manager, NOS / WTF


"O briefing mais simples pode ser o mais desafiante. Desafiem-nos a questionar o que já foi feito e a pensar em novas formas de fazer, com criatividade, ousadia e pertinência. Boa sorte!"

Cláudia Caetano

Responsável de Marca LEROY MERLIN


"Um insight poderoso, uma ideia que faz sentir coisas e uma boa execução. É muito simples e, por isso, muito complicado"

Sofia Moutinho

Supervisora Criativa


"Mais ideia e menos keynote."

Julliano Bertoldi

Diretor Criativo


Uma boa estratégia para ganhar é fazer a pergunta: É provavel que outras duplas aparecam com esta ideia? Se for, é ter a coragem de a matar e seguir por outro caminho."

João Amaral

Diretor Criativo


"Escreve. Reescreve. Desenha. Apaga. Repeat.

Sê cínico com as ideias e procura opiniões com critério. Uma medalha ao pescoço é sempre melhor que uma palmadinha nas costas.
Se perderes, volta a participar. Não é pessoal. E nunca será um desperdício de tempo."

Sérgio Gomes

Diretor criativo


"Os candidatos devem procurar referências mas tentar sempre fazer diferente. Quero ver ideias novas que ajudem a resolver o desafio do briefing.

Ricardo Malaquias

Campaign & Creative Manager


"Seguir os guidelines, pesquisar, informar-se sobre o tema e ser autêntico."
Raquel Gonçalves

Senior Project Manager


"Este é o momento de seguires os teus instintos e usares a tua criatividade no máximo.
Cria com alma, pensa por ti, faz como achas, orgulha-te do teu trabalho e diverte-te.
Há um briefing para responder e existem critérios de escolha.

Mas se queres uma dica… não ligues a dicas."

Diogo Trabuco

Copywriter

"Pensa numa ideia que gostasses de ver na rua."

Susana Albuquerque

Diretora Criativa Executiva


“Este tipo de concursos podem ser um ponto de viragem da carreira de um jovem criativo. Afinal, aqui não importa se vens de uma agência grande, conhecida ou acabada de abrir. Nestes briefings é sobre quem consegue ir mais longe na ideia. Por isso, a minha maior dica é: deixem-nos desconfortáveis. Façam-nos questionar tudo aquilo que achamos que sabemos."

Ruben de Barros

Supervisor Criativo


"Uma boa publicidade é aquela que não invade, mas sim é convidada a entrar na vida das pessoas por elas mesmas. Ouvir o que os consumidores valorizam e descobrir o que, de facto, eles precisam é o caminho para o sucesso."

Gabriel Batista

Senior Strategic Planner


"Façam diferente. Criem impacto. Misturem o improvável. Não deixem ninguém indiferente. Só assim serão inesqueciveis."

Rita Salvado

Diretora Criativa


"Quando me dizem para sair da zona de conforto, penso logo «qual zona de conforto?». Na publicidade, não há zona de conforto. Muito menos num brief aberto — território desconhecido para muitos, único para quase todos. A melhor parte? A oportunidade de balançar a rotina, trabalhar uma grande marca (que é como quem diz um grande desafio), trocar palavras — e lições — com outras pessoas do mesmo universo, pôr o nome à vista e, claro, abrir a porta à participação nas iniciativas internacionais do @adceurope. "

Marta Poiares

Diretora Criativa


"A grande vantagem do brief aberto é, justamente, ser um brief aberto. A possibilidade de criar sem amarras e sem interferências, e a oportunidade de acrescentar mais um trabalho ao portfolio. A minha dica é essa: trabalhem numa ideia que vos orgulhe e que gostassem de mostrar a um diretor criativo. Porque na prática, é isso que vai acontecer."

Rui Simões

Diretor Criativo


"Concursos como o Brief Aberto são faróis para jovens criativos. Vão além da competição, impulsionando a evolução criativa e amplificando vozes inovadoras. Participa não apenas para ganhar, mas também para expandir horizontes e criares algo que te surpreenda."

Filipe Ferreira

Art Director


O júri é constituído por três representantes CCP e dois representantes da marca NOS/WTF.


Conhece o júri


Cesária Martins, Fundadora e Designer gráfica multidisciplinar, Graficalismo Design Studio

Gil Correia, Diretor Criativo, Dentsu Creative Portugal

Ruben de Barros, Supervisor Criativo, Judas

Carolina Ferreira, Brand & Communication Manager, NOS / WTF

Rita Bastos, Head of Brand & Communication, NOS / WTF

BriefabertoNOS/WTF2025

Cesária Martins

Fundadora e Designer gráfica multidisciplinar

Graficalismo Design Studio

BriefabertoNOS/WTF2025

Gil Correia

Diretor Criativo

Dentsu Creative Portugal

BriefabertoNOS/WTF2025

Ruben de Barros

Supervisor Criativo

JUDAS

BriefabertoNOS/WTF2025

Carolina Ferreira

Brand & Communication Manager

NOS / WTF

BriefabertoNOS/WTF2025

Rita Bastos

Head of Brand & Communication

NOS / WTF


A importância do programa Brief Aberto para os jovens criativos :


“Este tipo de concursos podem ser um ponto de viragem da carreira de um jovem criativo. Afinal, aqui não importa se vens de uma agência grande, conhecida ou acabada de abrir. Nestes briefings é sobre quem consegue ir mais longe na ideia. Por isso, a minha maior dica é: deixem-nos desconfortáveis. Façam-nos questionar tudo aquilo que achamos que sabemos."

Ruben de Barros

Supervisor Criativo


"A WTF é uma marca para os jovens e esta é uma oportunidade única de ter a sua visão e opinião de como é que ela deve estar presente e pode ser relevante nas suas vidas."

Rita Bastos

Head of Brand & Communication


"Sem competição não há evolução. Para crescer, temos de perder ou ganhar, e isso só se faz concorrendo. Sem medos. "

Gil Correia

Diretor Criativo, Dentsu Creative Portugal





Mostra o teu talento!

2025 VENCEDORES nos/wtf
Grande vencedor
Ana Luísa Dias Santos_Duarte Maria de Figueiredo
Designer_ Copywriter

PROJETO VENCEDOR

BriefabertoNOS/WTF2025

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

BriefabertoNOS/WTF2025
BriefabertoNOS/WTF2025
BriefabertoNOS/WTF2025
BriefabertoNOS/WTF2025
BriefabertoNOS/WTF2025
BriefabertoNOS/WTF2025
BriefabertoNOS/WTF2025
BriefabertoNOS/WTF2025

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile