22 de maio
22 de maio

Data

22 maio | May 22nd

Tipo de Evento

Conferências / Talks

Local

Fábrica de Pão - Beato Innovation District
22 de maio

Dia 22 de maio, realiza-se o ciclo de Conferências "Há aí alguém" do 27º Festival 2025. A Direção convida a comunidade para um dia dedicado à inspiração e reflexão, com várias conferências com convidados especiais.


CONFERÊNCIAS:


10h _"Burned Out Brands: Why Marketing’s Lost Its Fire and How We Get It Back" com Tobey Duncan, Chief Strategy Officer da Uncommon Creative Studio

As marcas modernas estão exaustas. Espera-se que produzam conteúdo infinito, afogadas em documentos de marca e presas num ciclo constante de atividade, muitas perderam a centelha que as tornava relevantes. Com a adição da inteligência artificial generativa — que produz mais, mais rápido e de forma mais superficial — as marcas sentem-se mais inseguras do que nunca.

Esta palestra é um alerta e uma proposta de solução. Aborda o conceito de "esgotamento de marca" (Brand Burnout) e mostra como as empresas podem reacender a energia interna e a ressonância cultural antes de chegarem ao colapso.


11h _ “How to rise above the infinitely average” com Iain Tait da FOOD

Quando qualquer pessoa pode criar qualquer coisa com qualidade muito elevada e a custo zero usando Inteligência Artificial, o que será necessário para nos destacarmos? O que devemos começar a fazer hoje para nos prepararmos? Ficar à margem à espera que alguém descubra a solução NÃO é uma boa estratégia. Com exemplos práticos e provocações, o Iain espera que todos saiam com vontade de experimentar mais e preocupar-se menos.


12h_ "O nosso futuro não é competir com máquinas, mas criar o que elas nunca poderão sentir" com Miguel Simões, CEO da LOLA MullenLowe Western Europe e Tomás Ostiglia, Executive Creative Director da LOLA MullenLowe

Num mundo onde qualquer pessoa pode gerar mil ideias por minuto com um clique, quem vai querer esperar por uma boa ideia? Quem vai valorizar o tempo que tarda a encontrar uma ideia com alma, a perfeccionar a imperfeição e a emoçao no futuro da criatividade? Esse processo será cada vez mais raro — e por isso, mais valioso.

Nesta apresentação, Tomás Ostiglia e o Miguel Simoes, da LOLA MullenLowe, defendem a criatividade como um ato artesanal, deliberado e profundamente humano. Partindo do modelo do Creative Taller (Creative workshop), falamos de um futuro onde os criativos são muito mais do que operários de conteúdo, mas autores de ideias com uma ambiçao louca de conseguir resultados sérios. Enquanto a decisao de comprar depender do ser humano, continuaremos a criar, não para as massas, mas para todos os que querem sentir alguma coisa. Porque quando tudo pode ser produzido por máquinas, o verdadeiro luxo será aquilo que só um ser humano pode fazer: tocar outro ser humano.


14h30 _“Beyond Advertising: Creating Real Impact (and Wealth)” com Laura Visco, Fundadora da Amiga Hablemos de Plata
Há vida depois da publicidade? E, mais importante ainda, podemos realmente gerar impacto — e não apenas vender ideias? Esta apresentação é sobre como usar as ferramentas que já temos ao nosso dispor para promover uma mudança real, e sobre como nasceu o projeto Amiga, Hablemos de Plata a partir dessa necessidade. Vamos explorar de que forma as mulheres foram sistematicamente afastadas das conversas sobre dinheiro — e porque é que a riqueza continua, até hoje, nas mesmas mãos.



15h30 _ “Beyond Branding” com Paula López-Nuño, Head of Education & Strategist na Folch Studio

Na Folch, estamos a abrir uma nova linha de trabalho que se afasta dos modelos tradicionais de design, moldando visões, métodos e resultados emergentes. Chamamos-lhe Beyond — uma vertente orientada pela investigação, na qual os projetos não respondem a necessidades convencionais, mas sim a necessidades negligenciadas que são igualmente relevantes. Esta abordagem experimental influencia — e é influenciada — pelo nosso programa de mestrado, Beyond Branding. Aquilo que prototipamos na sala de aula é aperfeiçoado no estúdio, e o que testamos no estúdio muitas vezes ganha nova vida no contexto académico. A Folch continua a ser um estúdio boutique focado em design estratégico, mas com um pé sempre assente no que está para vir.



16h30 _ “Os criadores de conteúdos são os novos criativos?”

Que papel têm os criadores de conteúdos na construção de marcas? Podem substituir as agências criativas? A Joana Barrios vai provocar estas e outras  discussões num mesa redonda que inclui Madalena AbecasisVasco Pereira Coutinho e Wandson Lisboa. O debate será, no mínimo, animado.


17h30 _ “Criatividade, de Hype a Trend." com Gaetan du Peloux, Co-President and CCO da Marcel AgencyPatricia Araújo, CSO da Publicis Groupe PortugalSteve Colmar, CCO da Publicis Groupe PortugalMartim Manoel, Marketing Manager da Central de Cervejas; e Alexandra Ribeiro, Diretora de Produção da Krypton.

Inteligência artificial, tecnologia, temas sociais, comportamentos humanos. Os fenómenos que impactam a vida das pessoas, inevitavelmente influenciam o universo da comunicação. Mas o que é uma moda passageira e o que veio para ficar? Qual é o real impacto na indústria criativa? Nesta mesa redonda, vamos construir momentos de conversas e perspetivas.


_________________


On May 22, the “Há aí alguém” Conference Series returns as part of the 27th CCP Festival 2025. The Club invites the creative community to come together for a day of inspiration, fresh perspectives, and meaningful conversations, featuring a lineup of special guest speakers.


10h _"Burned Out Brands: Why Marketing’s Lost Its Fire and How We Get It Back" with Tobey Duncan, Chief Strategy Officer of Uncommon Creative Studio

Modern brands are exhausted. Expected to produce infinite content, drowning in brand documents, and trapped in an always-on loop, many have lost the spark that made them matter. Add generative AI to the mix - churning out more, faster, flatter - and brands feel more insecure than ever.

This talk offers a wake-up call and a way out. It covers the concept of Brand Burnout and shares how companies can reignite internal energy and cultural resonance before they flatline.



11h _ “How to rise above the infinitely average”, with Iain Tait of FOOD

When anyone can make anything at a very high quality for zero cost using AI what’s it going to take to stand out? What should we be doing today to prepare? Standing on the sidelines waiting for someone else to work it out is NOT a good strategy. With practical examples and provocations Iain hopes everyone walks out wanting to experiment more and worry less.


12h _ "Our future is not to compete with machines, but to create what they will never be able to feel" with Miguel Simões, CEO of LOLA MullenLowe Western Europe and Tomás Ostiglia, Executive Creative Director at LOLA MullenLowe

In a world where anyone can generate a thousand ideas per minute with the click of a button, who wants to wait for a good idea? Who will value the time it takes to find an idea with soul, to perfect imperfection and emotion in the future of creativity? This process will become increasingly rare — and therefore more valuable.

In this presentation, Tomás Ostiglia and Miguel Simoes, from LOLA MullenLowe, defend creativity as an artisanal, deliberate and deeply human act. Based on the Creative Workshop model, we talk about a future where creatives are much more than content workers, but creators of ideas with a crazy ambition to achieve serious results. As long as the decision to buy depends on human beings, we will continue to create, not for the masses, but for everyone who wants to feel something. Because when everything can be produced by machines, true luxury will be what only a human being can do: touching another human being.


14h30 _ “Beyond Advertising: Creating Real Impact (and Wealth)” with Laura Visco, Founder of Amiga Hablemos de Plata
Is there life after advertising? And more importantly, can we create real impact—not just sell ideas? This talk is about using the tools we already have to drive real change and how Amiga, Hablemos de Plata was born from that need. We’ll break down how women have been systematically kept out of financial conversations and why wealth remains concentrated in the same hands. 



15h30 _ “Beyond Branding” with Paula López-Nuño, Head of Education & Strategist at Folch Studio

At Folch, we're opening up a new line of work that diverges from the standard frameworks of design, shaping emerging visions, methods and outcomes. We’ve called it Beyond, a research-driven track where projects don’t respond to conventional needs, but rather to overlooked ones that are just as relevant. This experimental approach influences and is influenced by our master's program, Beyond Branding. What we prototype in the classroom gets refined in the studio, and what we test in the studio often finds new life in the academic context. Folch remains a boutique studio focused on strategic design, but with one foot always stepping into what’s next.



16h30 _ “Os criadores de conteúdos são os novos criativos?”

What role do content creators play in building brands? Can they replace creative agencies? Joana Barrios will spark these and other discussions in a roundtable featuring Madalena AbecasisVasco Pereira Coutinho, and Wandson Lisboa. One thing's for sure — it’s going to be a lively debate.



17h30 _ “Criatividade, de Hype a Trend." com Gaetan du Peloux, Co-President and CCO da Marcel AgencyPatricia Araújo, CSO da Publicis Groupe PortugalSteve Colmar, CCO da Publicis Groupe PortugalMartim Manoel, Marketing Manager da Central de Cervejas; e Alexandra Ribeiro, Diretora de Produção da Krypton.

Artificial intelligence, technology, social issues, human behaviour — the phenomena that impact people’s lives inevitably influence the world of communication. But what’s just a passing trend, and what’s here to stay? What is the real impact on the creative industry? In this roundtable, we’ll create space for conversation and diverse perspectives.



Horário | Schedule: 10h - 18h30 (abertura de portas 9h)

Local | Venue: Fábrica de Pão (Beato Innovation District, Lisboa)

Capacidade | Capacity: 300 pax


Bilhete diário | Daily ticket:: 70€ / Sócios CCP (CPP member) 35€

Bilhete manhã ou tarde | Morning or afternoon ticket: 40€ / Sócios CPP 20€ 

Bilhete diário Estudantes | Student day ticket: 15€ 

Bilhetes limitados à capacidade da sala | Tickets limited to room capacity.

Sócios Empresa têm direito a 5 entradas com desconto.


Se ainda não és sócio, podes registar-te online | If you are not yet a member, you can register online.


O evento conta com o sponsor Betclic | The event is sponsored by Betclic

O Clube tem o apoio de coorganização da Câmara Municipal de Lisboa. | The Club has the co-organizing support of Lisbon City Council.


Evento acessível para mobilidade reduzida | Reduced mobility access



Bilhetes | Tickets:

22 de maio

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

22 de maio
22 de maio
22 de maio
22 de maio
22 de maio
22 de maio
22 de maio
22 de maio

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile