2023 Grande premio para o bem
Grandes Prémios
Grande Prémio para o Bem
Tux&Gill
Tux&Gill.

Título da peça: Campanha Petição Luto Parental

Anunciante: Acreditar

Empresa: Tux&Gill


Descrição da peça

Como é que se cria uma campanha impactante que capte a atenção e leve as pessoas a agir quando este é um tema com o qual ninguém quer ser confrontado? Decidimos que a forma mais honesta de o fazer era abdicar de enredos e subterfúgios publicitários e simplesmente retratar a realidade. Porque não há nada mais verdadeiro e poderoso que a realidade e por isso pedimos a ajuda de pais reais que vivem um luto real. Insight A morte de um filho é uma dor tão impossível de descrever que não tem nome, nem tempo para fazer luto. Execução Em absoluto silêncio, o Pedro (pai da Joana), a Filipa e o Miguel (pais do Vasco), a Olga (mãe do Diogo) e a Catarina (mãe da Prisca) dão a cara por esta dor e corpo ao insight da campanha.


Descrição do briefing

A Acreditar é uma associação portuguesa sem fins lucrativos que apoia crianças e jovens com cancro e as suas famílias. A missão da Acreditar é a vida mas as estatísticas portuguesas não mentem: em 80% dos casos há cura, mas 20% dos pais tem de lidar com a perda. Por isso o tema do luto parental é tão importante para a Acreditar: em Portugal, os pais que perdem um filho só tinham direito a 5 dias de luto parental para lidar com a sua dor, o mesmo período de licença pela morte de qualquer familiar próximo. Mas perder um filho não é como perder qualquer outro membro da família. Então 5 dias não chegam. E por isso a Acreditar decidiu tentar dar mais tempo a quem perde os seus filhos através de uma petição pública para levar o assunto a discussão na Assembleia da Républica.


Resultados

- 8.950.720 contactos acumulados através de media doada - Earned media valor de 1.188.835€ - 7.500 assinaturas válidas conseguidas em menos de 24 horas - Total de 83.508 assinaturas válidas no prazo total estipulado para a campanha - 11x mais assinaturas que o necessário - Aprovação da nova lei em apenas 39 dias - 5x mais rápido que o tempo médio registado para aprovação de leis na presente XIVª Legislatura - Simbolicamente, foi escolhida para ser a primeira lei de 2022, concedendo 20 dias de luto parental para todos aqueles que não têm nome


EquipaDiretor Criativo

José Godinho Marques

Diretor Criativo Executivo

Pedro Pissarra

Diretor Arte

José Godinho Marques

Designer

Pedro Pissarra, Júlio Ferreira

Redator

Francisco Henriques

Estratega

Victoria Margarida

Diretor de Estratégia

Inês Mateus de Almeida

Diretor Contas

Francisco Leitão de Sousa, Catarina Santos

Executivo Contas

Maria Pinto Barreiros

Produtor

André Paula

Relizador

Ricardo Clara Couto

Assistente de realização

Maria Inês Carrola

Sound Designer / Compositor

Ana Rita Romão

Fotógrafo

João Ramos

Editor

Ana Rita Romão , Maria Inês Carrola

Produtor Executivo

Luís Hipólito, Maria Valverde

Marketeer (nome do cliente)

Paula Andrade, Filipa Carvalho, Susana Bicho



Data de início de veiculação do trabalho

07/09/2021

 Campanha Petição Luto Parental
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Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

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