Grandes Prémios
Grande Prémio CCP
The Walt Disney Company e Stream and Tough Guy

Descrição da peça

Ao lermos as sinopses oficiais da série, notámos que mesmo elas tinham dificuldades em escolher o termo apropriado para descrever a personagem. "Não binária”, “Trans”, “Gender Fluid”... Não havia consenso. Então, tivemos a certeza. Era preciso começar pelo início. Pelo ABC. Criámos o ABCLGBTQIA+, um novo glossário de linguagem inclusiva criado para ensinar o país inteiro, que fornece material didático de fácil aprendizagem (em vídeo, texto e áudio). Livre de direitos, pode ser reutilizado por qualquer pessoa, marca ou instituição. Com o glossário online e as palavras nas ruas, o impacto foi enorme. E o ABCLGBTQIA+ é hoje um programa de formação em Universidades Sénior, num esforço de transformar os mais conservadores, num dos maiores símbolos de tolerância que esta causa poderá ter.

Descrição do briefing

Para o lançamento em Portugal de "Sort Of", uma nova série sobre uma pessoa não binária que se identifica pelos pronomes “they/them”, o desafio era grande: como comunicar com uma vasta audiência num país com uma das populações mais envelhecidas da Europa, de maioria católica e conservadora. O briefing pedia também ênfase na protagonista, já que era a primeira vez em Portugal que uma série de televisão teria como personagem principal uma pessoa não binária.

Resultados

O ABCLGBTQIA+ teve um papel inédito no debate público, que foi muito além do mês do orgulho e de Portugal. Como resultado: +15M Earned Media Impressions; +€5M Media Value; 118 Artigos de Opinião; 75 países visitaram a plataforma; 34 países descarregaram o glossário; +18.000 ficheiros descarregados (texto, áudio e vídeo); +30.000 sessões registadas; 1:49min de tempo médio de interacção, o equivalente a aprender 10 termos; Com 0€ investidos em influencers, o ABCLGBTQIA+ teve o apoio espontâneo de figuras públicas e políticas, incluindo a estrela mundial Anitta; Devido à resposta surpreendente, a ILGA está agora a reproduzir o programa educativo para várias universidades senior em todo o país; A FOX Life teve o seu melhor mês num ano e superou os seus concorrentes diretos.

FOX Life, ILGA

The Walt Disney Company (In-House) e Stream and Tough Guy