Trabalhos João Nunes
Nunca mantive um portfólio, por isso não tenho cópias de filmes ou anúncios para mostrar.
Assim, de memória, recordaria as campanhas de privatização da Unicer e da Cimpor, e os anúncios de Sunsilk com "O cabeleireiro das estrelas de cinema"; as campanhas "Quem quer casa vai ao Crédito", para o Crédito Predial Português, e "O segredo mais bem guardado dos Açores", para o queijo Terranostra; também as tirinhas de BD e anúncios de imprensa de Cutty Sark, e muitas campanhas pequenas, médias e grandes para a Peugeot Portugal.
Finalmente, talvez este filme, o último que criei em Angola (com amigos talentosos) e que, de alguma forma, combina os meus dois amores, publicidade e guionismo: https://vimeo.com/361080634
O meu nome é João Nunes e sou um storyteller que gosta de ajudar outras pessoas e marcas a contar as suas próprias estórias.
Divido o meu tempo entre Portugal, Brasil e Angola, como publicitário, guionista e consultor criativo.
O meu primeiro trabalho, ainda adolescente, foi a colar rótulos em embalagens. Depois descobri que podia ganhar melhor (e divertir-me mais) a colar palavras em estórias.
Comecei como ghost writer de uma ghost writer de uma escritora de romances cor-de-rosa, mas foi quando descobri a criação publicitária que encontrei o meu caminho de storyteller.
Fui copy na Sistema, na J. Walter Thompson e na EuroRSCG. Na segunda dessas agências fui também Diretor Criativo Executivo e, na última, Diretor Criativo.
A minha passagem pela publicidade em Portugal terminou em 1998, quando deixei a vida das agências para me dedicar a escrever ficção para cinema e televisão.
A partir de 2005 voltei a combinar o trabalho de guionista com a criação publicitária, mas desta vez em Angola, como Diretor Criativo da Executive, e no Brasil, como freelancer.
Já escrevi mais de 3500 páginas de guiões (contando apenas os que foram produzidos), incluindo sete longas metragens, cinco telefilmes, onze curtas metragens, e dezenas de episódios de séries de televisão. Nesta contabilidade não incluo os spots de publicidade, vídeos institucionais e outros tipos de conteúdos, porque lhes perdi a conta.
Fui um dos fundadores (e sócio nº 1) do primeiro Clube de Criativos em Portugal, iniciativa que teve uma vida curta mas permitiu-me conhecer pessoas fantásticas e que tiveram grande impacto na minha vida.
Fui também membro fundador da Academia Portuguesa de Cinema e atualmente sou presidente da APAD – Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos.
Desde 2005 mantenho um blogue sobre escrita em www.joaonunes.com e há uns anos publiquei o meu primeiro livro de guionismo, Como Escrever um Argumento de Cinema.
Já recebi alguns prémios e menções honrosas, nacionais e internacionais, tanto em publicidade como em guionismo.
Mas a recompensa mais importante destes anos de atividade foi conhecer e trabalhar com colegas, parceiros e clientes, a quem devo tudo. Pessoas de enorme criatividade, energia, talento e generosidade, que fizeram a minha vida melhor.
A muitas dessas pessoas posso hoje chamar amigos. Esse é o verdadeiro prémio de uma carreira - um prémio que, felizmente, ainda recebo todos os dias.
Campo de Santa Clara
Mercado de Santa Clara 1º piso
1100-472 Lisboa
Tel. +351 913 192 292
geral@clubedacriatividade.pt
Subscreve Newsletter
Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP
© 2024 Clube da Criatividade Portugal
built by
PESQUISA AVANÇADA
Sócios & parcerias
Festival & Prémios CCP
Notícias & agenda
Academia & Jovens Criativos