Maria Eduarda Colares nasceu em Lisboa, em 1944, no Bairro Alto. Fez o ensino primário no Externato de D. Filipa de Vilhena e o secundário no liceu de D. Filipa de Lencastre. Quebrou a dinastia ao entrar para Letras, (Filologia Germânica), na Universidade Clássica (Lisboa). Casou e desse casamento tem uma filha, Alexandra, nascida em 1967. Voltou a casar e desse casamento (que se mantém até hoje) nasceu um filho, Frederico, em 1977. Desde 2002, tem um neto, Mário. Vive em Lisboa, freguesia de Alvalade. Tem um cão, Peter Pan.
1970 - Iniciou a atividade publicitária na Ciesa NCK, como copywriter, sob a direção criativa de Artur Portela Filho (copy) e António Alfredo (art director).
1971 – Entra para a L.P.E. Morisson, como copywriter.
1972 - Por motivo da aquisição da Morisson pela Leo Burnett, transita para esta agência como copy e depois diretora criativa do grupo responsável por contas como SUPA (Pão de Açúcar), em Portugal continental e Angola; Bayer; Ciba-Geigy; Gilette.
1975 – Integra o grupo de profissionais que, na sequência do encerramento da LeoBurnett em Portugal, forma uma sociedade e funda a Abrinício (Publicidade e Marketing), onde ocupa o lugar de Directora Criativa, para além de desempenhar funções na gerência.
1975 a 1986 - Abrinicio. Directora Criativa dos grupos responsáveis por contas como: Nestlé (estratégia “Diga Bom Dia com Mokambo”); Gilette; Supermercados Pão de Açúcar;; Pepsi; Selecções do Reader’s Diggest; BDF – Beiersdorf; Água do Luso (estratégia “Tão natural como a sua sede”); Mocar (automóveis); Tuborg; Cervejas da Madeira; Atlantis (estratégia Cristais de Alcobaça); Bayer; Ciba-Geigy; CIN; Robbialac; Moulinex; Porto Ferreira (estratégia “Foi você que pediu um Porto Ferreira?”).
1986 – 1990 - J.W. Thompson, (que adquiriu a Abrinicio que mantem como segunda agência) Directora Criativa dos grupos responsáveis por contas como: Nestlé (Mokambo, Nestum, Nescafé, Pensal, Nesquik; Cérélac, Nestea, Maggi, Milo, Molico); Kodak; Montepio Geral; Sogrape; Warner Lambert; Máxima; Superbock (estratégia “Sabor autêntico”); Fiber; Scott Paper Portugal; etc.
1990 – 1993 - COX (Publicidade e Marketing) Directora Criativa dos grupos responsáveis por contas como: Ausonia; Banco Central Hispano (private banking); Fima-Lever; Siemens; Wella Portugal; Roche Farmacêutica.
1994- 1997 - TVI – Televisão Independente . Responsável pela Imagem e Comunicação on e off-screen. Desenvolveu os projectos de lançamento de novos programas.
1998 - Magazin Produções. Sócia fundadora. Directora criativa para as áreas de publicidade, cinema, televisão e espectáculos de lançamento de produtos e marcas. Marketing cultural. Principais clientes: Editorial Verbo; Interage; Liber Meribérica.
1999 – 2000 - Salon du Livre de Paris. Coordenadora Geral para a presença de Portugal. Assessora do Comissário, Prof. Eduardo Prado Coelho. Responsável pela supervisão de toda a área de comunicação e imagem e coordenação de todo o material promocional e de divulgação. Responsável pelos recursos humanos necessários à representação de Portugal como país convidado de honra nesta edição do Salon du Livre. Coordenadora de todas as fases deste acontecimento, desde a sua apresentação à comunicação social, em Lisboa, até à sua concretização.
2001 – 2002- Ministério da Cultura. Gabinete do Secretário de Estado da Cultura . Assessora equiparada a Adjunta para as áreas relacionadas com o livro (IPLB, BN, IAN/TT; CSA; CSB)
Desde então tem desenvolvido atividade em áreas ligadas â literatura, tendo um livro publicado e outro em preparação.
Campo de Santa Clara
Mercado de Santa Clara 1º piso
1100-472 Lisboa
Tel. +351 913 192 292
geral@clubedacriatividade.pt
Subscreve Newsletter
Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP
© 2024 Clube da Criatividade Portugal
built by
PESQUISA AVANÇADA
Sócios & parcerias
Festival & Prémios CCP
Notícias & agenda
Academia & Jovens Criativos