Direção de Arte
Lisboa

Ler menos

MIA 2022
O Encontro nasceu da vontade de realizar um concerto de música improvisada no concelho de Peniche, sendo que um grupo local, registava na altura, uma actividade artística considerável fora desta região, mas nunca tinha actuado “perto de casa”. O MIA vive essencialmente dos músicos que participam no evento e da partilha de cultura, quer seja por estes ou pelo público de todas as idades, que tem curiosidade em descobrir o que é a música improvisada, e que acaba por apreciar algo completamente novo e desconhecido. A ideia de convidar alguns artistas para esse concerto, depressa se estendeu a um conjunto alargado de músicos, o que acabou por desembocar na opção MIA que se desenvolveu através da realização de diversos concertos com grupos aleatórios, ensembles e workshops. Esta aposta inédita e alternativa, numa zona onde as iniciativas culturais eram diminutas, visava essencialmente alcançar o objectivo da descentralização e proporcionar a igualdade de oportunidades no acesso à arte contemporânea, dada a inexistência de difusão de produtos culturais menos “acessíveis”, menos comerciais e não massíficados e dada igualmente a convicção dos organizadores de que a arte nunca deve ter fins elitistas. A aposta teve ainda por base o pressuposto de que o fenómeno da improvisação vinha assumindo um relevo cada vez mais notório nas diversas correntes musicais, desde as mais tradicionais até às mais vanguardistas. Todas as actividades integradas no Encontro foram projectadas para ter carácter público e gratuito.
Tomás AlmeidaTomás Almeida

Tomás Almeida

Website desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile