Na 33ª edição dos Prémios ADCE, Portugal soma um total de nove prémios com um Ouro, três Pratas e cinco Bronzes.
A Bürocratik arrecadou Ouro com Made for Nature, na categoria de Interactive Design. Os três Pratas foram atribuídos à Coming Soon, com a campanha Surfing Through the Odds, na categoria Photography; ao Studio Eduardo Aires, com Vicente Gajardo, na categoria Editorial Design; e à Poets & Painters, com a Cosmogonia da Identidade, na categoria Editorial Design. Os Bronzes foram para Paulo Mariano, com a campanha All_About_Francis, na categoria Any Other; José Mendes, com o livro Arquipélago para a Written by Light, na categoria de Editorial Design; Studio Eduardo Aires com o novo design do símbolo da República Portuguesa; e para a Judas que arrecadou dois Bronzes com a campanha Madrasta, na categoria Logotype, e com a campanha League of All Leagues, na categoria Live Stunts Brand Activation.
Os vencedores foram anunciados na Gala de Entrega de Prémios do Festival ADCE, que decorreu no dia 22 de novembro, em Barcelona.
39 Ouros, 62 Pratas e 94 Bronzes foram atribuídos na cerimónia, somando um total de 924 trabalhos submetidos, de 24 países europeus, e 375 trabalhos premiados.
GRAND PRIX
O Grand Prix deste ano foi para a campanha “Waiting to Live”, da VML (UK), para a NHS Blood & Transplant.
ADCE EUROPEAN STAR
O prémio ADCE European Star foi para “The 100th Edition” da Scholz & Friends (Alemanha), para o Frankfurter Allgemeine Zeitung.
ADCE GENIUS LOCI
O ADCE Genius Loci Award foi atribuído a “Oliveira Dos Cen Anos” pela produtora Little Spain (Espanha), para o Real Club Celta.
ADCE EQUAL STAR
"Assume That I Can" da SMALL, Indiana Production (Itália), para a Coordown, arrecadou o ADCE Equal Star Award.
ADCE GREEN STAR
ADCE Green Star Award foi entregue ao grupo Serviceplan (Alemanha) com projeto “AIZOME Wastecare Industrial waste - certified as skincare”, para a startup AIZOME. O projeto valoriza e promove uma economia circular, a sustentabilidade e a proteção ambiental.
ADCE YoungStar Award
O prémio ADCE YoungStar Award, da edição inaugural do ADCE Student Awards 2024, foi para Fabian Gröger e Sara Rebekka Scholl, da Hochschule Wismar University of Applied Sciences, Technology, Business, and Design (Alemanha), pelo seu projeto “Memories of My Youth”. O projeto recriou memórias de infância não fotografadas através de AI generativa.
Ainda no ADCE Student Awards, Gonçalo Salgado, aluno português a estudar em Barcelona, ganhou um Bronze com o trabalho Heroes of Petanca, na categoria Brand / Communication Design. O Morfeu Collective, da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, arrecadou dois prémios, um Prata, na categoria de Brand / Communication Design, e um Bronze, na categoria de Publication Design. Lara Kerns, da Lisbon School of Architecture, ganhou um Bronze com o trabalho SafeTrays. Com o trabalho Fogar, Mercedes Dinis Alves, aluna portuguesa e estudar na Elisava Barcelona School of Design and Engineering, ganhou um prémio Bronze, na categoria Brand / Communication Design.
OS PREMIADOS PORTUGUESES:
OURO
Made of Nature: Bürocratik para a Kōzōwood Industries AS
PRATA
Surfing Through the Odds: Coming Soon para a Betclic / Shutterstock
Vicente Gajarod: Studio Eduardo Aires para a Vicente Gajardo
Cosmogonia da Identidade: Poets & Painters para a Poets & Painters editions
BRONZE
Arquipélago: José Mendes para a Written by light
XXIII Portuguese Government Visual Identity System: Studio Eduardo Aires para República Portuguesa
Madrasta: JUDAS para a Madrasta
League of All Leagues: JUDAS para a Betclic
All_About_Francis: Paulo Mariano para Paulo Mariano
DADOS E NÚMEROS
58 jurados de 22 países da Europa
924 trabalhos submetidos, de 24 países europeus
375 trabalhos premiados
1 Grand Prix
1 European Star-Johannes Newrkla Award
1 Genius Loci Award
1 Equal Star Award
1 Green Star Award
39 Ouro
62 Prata
94 Bronze
175 Shortlisted
Parabéns a todos!
A lista completa dos vencedores já está disponível.
Relacionados