18 de Novembro de 2022
Clube das Criativas_ sessão 5 com a designer Lisa H. Moura

Na quinta sessão do podcast “Clube das Criativas”, a designer independente e diretora de arte Sílvia Matias convida a Lisa H. Moura, designer gráfica e fundadora do estúdio Frau im Mond e da Alien Magazine, atualmente designer no Maat.

“Eu tento em qualquer projeto que o conceito se sobreponha à forma final. Ou melhor, a forma final deve obedecer a um determinado conceito, porque sinto que a narrativa muitas vezes perdura mais do que a forma em si. As pessoas até podem fixar uma cor ou uma fonte mas, no fundo, a história que esse conjunto de cor e fonte contam acaba por perdurar muito mais, acaba por perdurar na mente das pessoas e também no tempo, muito mais do que uma pura experimentação visual.” Lisa H. Moura

Da identidade e pertença aos desafios da comunicação, nesta conversa abordam-se temas essenciais, como o processo criativo, a autoria, responsabilidade e sentido crítico do designer, e o trabalho invisível de criação e otimização de ferramentas dentro das equipas.

“Há dois conceitos que são essenciais no meu processo: empatia e sensibilidade. Acho que um designer tem de fazer um exercício constante de empatia, quer para com quem está a prestar um serviço, quer para com quem está a comunicar – isto se pensarmos que é um cliente que está a comunicar para um público – mas há um exercício que é essencial, que é o de perceber o que é que o outro precisa, o que o outro quer. (...) E sensibilidade para se perceber onde tem de depositar a sua atenção, ao que é que tem de dar mais prioridade. Há um exercício de sensibilidade para, no fim, colocar tudo na balança e perceber de que forma é que o projeto tem de responder a estas várias necessidades que por vezes são antagónicas, de que forma o projeto consegue responder da melhor forma a tudo isso.” Lisa H Moura

Ouve a conversa no Spotify ou Soundcloud.

Biografias

Lisa H. Moura, Designer Gráfica

Designer gráfica, filha de mãe alemã e pai português. Nascida e crescida numa quinta com cavalos, as infindáveis horas a jogar GTA durante a infância e adolescência contribuíram, pensa-se, para uma variedade de referências deveras ecléctica. Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa em 2011, trabalhou durante cerca de 3 anos no estúdio ps.2 arquitetura + design, em São Paulo, Brasil, e adquiriu o seu mestrado em Espaços e Comunicação na HEAD Genève, Suíça, em 2017. Actualmente dirige o estúdio Frau im Mond a partir de Lisboa e colabora com o maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, enquanto mantém o seu projecto Alien Magazine e frequenta o mestrado Mitos Contemporâneos, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Sílvia Matias ( Studio SM ), Designer Independente e Diretora de Arte

Certificado de Excelência 2022 do Type Directors Club, The One Club for Creativity de Nova Iorque.

Depois de colaborar com diferentes estúdios na Europa, como Fabrica Research Center (IT), Folch (ES), Solid Dogma / Vhils (PT) e Pentagram (UK), estabeleceu-se como Designer Independente, numa rede entre clientes e colaboradores. O seu trabalho é culturalmente orientado e posicionado para a cultura, instituições e marcas.

Paralelamente foi co-fundadora do programa Canvas Talks (Women Makers) em Milão.

Todos os meses há uma nova convidada.

Ouve todas as conversas.

Disponível no SOUNDCLOUD e no SPOTIFY YOUTUBE

Produção do podcast do estúdio Guel e Imagem “Clube das Criativas” com a assinatura da ilustradora Kruella d’Enfer.