
As candidaturas para os Young Lions Portugal arrancam no hoje, em ano de celebrações, a campanha fica a cargo de uma antiga dupla Young Lions: Fernando Silva e Pedro Barroso.
É com um “Tribunal Criativo” que os jovens criativos portugueses vão ser “notificados” e desafiados a participar na edição que celebra 30 anos de Young Lions Portugal. Em ano de comemorações, o conceito criativo para a campanha é da responsabilidade de Fernando Silva e Pedro Barroso, dupla que trabalhou em conjunto pela primeira vez no concurso na categoria Digital, em 2019, e representou Portugal em Cannes. Desde então, já soma cinco Leões (2 Ouros, 2 Pratas e 1 Bronze) na secção principal do Festival.
“Num ano em que celebramos 30 anos, esta dupla simboliza, de forma particularmente inspiradora – a par de outros nomes incontornáveis que ao longo de três décadas por aqui passaram – o objetivo destas competições: criar oportunidades, revelar talento e acompanhar o crescimento de profissionais que depois de começarem como Young, passam a marcar a criatividade portuguesa num outro patamar profissional”, afirma Ana Paula Costa, representante do LIONS Festivals em Portugal.
Em comunicado, a dupla Fernando Silva e Pedro Barroso afirma: “Os Young Lions Portugal são o maior impulsionador da criatividade jovem na nossa indústria e, por isso, também o seu maior defensor. Daí surgiu o conceito “30 anos a defender a criatividade”. Acescentam: “a partir daí, a ideia de Tribunal Criativo, que dá vida à campanha, vem da experiência que nós próprios passámos enquanto jovens criativos na competição. Quem compete sabe que vai ver a sua proposta, livre de fatores externos, avaliada por um júri para quem a criatividade é lei”.
Em 30 anos há muita história para contar, duplas e projetos criativos para recordar e prémios para celebrar. Portugal já levou mais de 240 jovens à competição Young em Cannes e posiciona-se no “Top 5” de países mais premiados desta secção do Festival. “
Há 30 anos que defendemos a criatividade. Este ano, voltamos a convocar os jovens talentos que acreditam que uma boa ideia pode mudar tudo”, indica Vasco Perestrelo, CEO da MOP, a representante nacional dos LIONS Festivals. “O Young Lions Portugal não é apenas uma competição, é um ritual de passagem do criativo. Um palco onde as novas gerações mostram a vontade e ousadia de fazer diferente. Como representantes oficiais do Cannes Lions em Portugal, é com enorme orgulho que lançamos mais uma edição desta iniciativa, que ano após ano tem revelado e projetado os nomes que estão a redefinir o futuro da criatividade em Portugal. Sabemos que os prémios são importantes. Mas mais importante ainda é o que se aprende, o que se ousa e o que se vive neste percurso. Como pretende a campanha deste ano, convidamos todos os jovens criativos a serem “culpados” de uma grande ideia. Boa Sorte”, conclui.
Para a edição de 2026, os Young Lions Portugal contam com a Betclic como naming sponsor. Ricardo Malaquias, Campaign & Creative Manager no Betclic Group, afirma que “a criatividade faz parte do ADN da Betclic e é isso que nos permite desafiar convenções e manter a marca relevante. Depois de dois anos a apoiar o Young Lions, assumir o papel de naming sponsor é um passo natural no nosso compromisso contínuo com a criatividade e com o mercado”. O responsável sublinha ainda que “Portugal tem vindo a afirmar-se como um dos países mais bem posicionados no ranking final do Young Lions em Cannes, refletindo a qualidade, ambição e consistência do talento criativo nacional. Para a Betclic, é um orgulho poder contribuir para esse percurso, apoiando as novas gerações de criativos e ajudando a garantir que a indústria continua a evoluir, a desafiar-se e a surpreender”.
O período das candidaturas está aberto de 18 de fevereiro a 9 de março.
No dia 1 de abril será feito o anúncio das duplas selecionadas para o bootcamp, que se realiza de 10 a 14 de abril.
Em breve, a competição vai revelar os membros do júri, assim como as marcas Young deste ano.
O Clube da Criatividade de Portugal volta a avaliar as candidaturas, juntamente com APAN, APAP, APAME, APCE, APECOM, e selecionar as 35 duplas profissionais que vão passar à fase seguinte.
O vídeo da campanha é da responsabilidade da Produtora 78 e o site foi desenvolvido pela Cooprativa. A Central de Informação volta a ser a agência responsável pela assessoria de imprensa e amplificação no digital e a Omnicom Media Group pelo espaço de media. A iniciativa conta ainda com o +M, Público, RTP e RFM como media partners.
Todas as informações em younglionsportugal.mop.pt
Relacionados



