
Depois de 29 conversas inspiradoras com mulheres que trabalham em criatividade em Portugal, o podcast "Clube das Criativas" lança o último episódio desta edição, com uma convidada muito especial. Mariana Cabral aka Bumba na Fofinha junta-se a Mafalda Quintela, membro da direção do CCP e diretora criativa da Mafalda & Francisco, para conversar sobre o seu percurso e processo criativo, das agências ao stand up (e não só).
"Acontece-me, às vezes, ter a sensação de uma ideia boa ter fugido. E eu não a recupero. É um luto de um amor que não chegou a ser. O cemitério das ideias é uma coisa tão triste." Mariana Cabral
Conhecida como Bumba na Fofinha, Mariana Cabral é já uma figura emblemática do humor nacional. Mas poucos sabem que passou pelo mercado publicitário, como account e copywriter, antes de entrar pelos nossos ecrãs. Numa animada conversa conduzida pela Mafalda Quintela, conta-nos a sua experiência, percurso e processo criativo nestes setores.
Obrigado à Mariana pela generosidade e por fechar em beleza este ciclo. Foram 30 conversas inspiradoras com mulheres que trabalham em criatividade em Portugal. Um gigante agradecimento a todas as convidadas que fizeram parte da corrente e à Guel que abraçou este podcast desde o primeiro episódio, com a sua gravação e produção.
Ouve a conversa no Spotify, Soundcloud ou Youtube do Clube.
Biografias

Mariana Cabral é Bumba na Fofinha, uma moçoila com boa anca - uma “anca parideira”, diria a sua avó - humorista e desinfluencer de redes sociais preocupada com os grandes dilemas da atualidade, como por exemplo se Paulo Pires será o único homem vivo a safar bem uma gola alta.
Começou com um blogue criado há 8 anos para divertir família e amigos mas fez combustão espontânea nas redes sociais e hoje conta com uma inexplicável horda de 800 mil seguidores entre Facebook, Instagram e Youtube. Assina o RESET, um videocast só sobre fracasso, e o podcast FUSO, ambos no top 5 de podcasts mais ouvidos em Portugal, e em 2022-23 esgotou em poucos minutos as 31 datas do seu especial de stand-up Suar do Bigode. Tudo isto bastante preocupante enquanto barómetro social de um país.

Com quase 15 anos na indústria da comunicação e publicidade, Mafalda Quintela passou por várias agências em Lisboa. Começou como criativa na Excentric, muda-se no mesmo ano para Brandia Central, passa pela Criatividade da BAR e em 2013 entra na Fullsix, onde assume a direção criativa e permanece até 2017. A partir daí, torna-se diretora criativa e sócia da boutique criativa The Hotel. No início de 2020, em conjunto com o seu dupla de longa data e sócio, Francisco Chatimsky, deixam o executivo da The Hotel e lançam-se como dupla de direcção criativa independente, trabalhando com clientes e parceiros em projetos de comunicação, branding, publicidade e ideias no geral.
Ao longo do seu percurso tem trabalhado contas como EDP, LIDL, Vodafone, Yorn, Brisa, UNICEF, LʼOreal, Sumol+Compal, EDP, Sagres, Super Bock, SIBS, CGD, Samsung, McDonalds, Fidelidade, Moche, Meo, Unilever, Deco, TAP, El Corte Inglés, Jeep, Alfa Romeo, Prime Drinks, Time Out Market, Guloso, entre outras.
Conta com vários prémios e shortlist nos principais festivais de publicidade nacionais e internacionais, como PIAF, Webby Awards, El Sol, Young Glory, Cannes, CCP, Eficácia, entre outros.
Faz parte da direção do Clube da Criatividade desde 2022.
Relacionados