
Maria Girão é a grande vencedora da fase de ilustração da 12ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. As suas ilustrações vão dar vida à história “Os três castelos das três bruxas malvadas”, de José Dias Pires. O livro estará disponível nas lojas Pingo Doce a partir de dezembro.
Maria Girão, de 37 anos, formou-se em Design e Cultura Visual e tem vindo a desenvolver trabalho editorial, sobretudo na criação de capas. Colaborou com vários autores e editoras, entre os quais na antologia de poesia brasileira “Entre o Sono e o Sonho”, que reúne cerca de 1.500 poemas de poesia contemporânea. Para a vencedora ilustrar é, também, uma forma de ler: escolher onde pousar o olhar.
Em relação a este prémio, Maria Girão afirma que “Há histórias que se aproximam da música: têm ritmo, respiração, repetições que ficam no ouvido. lustrar esta foi como escutar uma melodia nova que, sem sabermos bem porquê, nos soa familiar. Foi um processo natural, quase inevitável. Receber este prémio comove-me. Foi muito divertido entrar neste compasso.”
“Este ano recebemos propostas de grande qualidade, sendo que esta destacou-se pela originalidade com que deu vida às bruxas, protagonistas da história vencedora, e aos seres animados deste imaginário criativo. A caracterização e o uso da cor complementam de forma dinâmica e envolvente o texto”, revelou o júri, em comunicado.
O júri de ilustração desta edição foi constituído pelos ilustradores João Fazenda, Madalena Matoso, António Jorge Gonçalves, por Maria João Fernandes, da Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Proteção de Crianças e Jovens e Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce.
Lançado em 2014, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce é o maior prémio de literatura infantil nacional, que atribui um valor de 50.000 euros repartido pelos dois vencedores (autor e ilustrador).
Desde o lançamento, o Prémio já permitiu a distinção de 22 talentos nas áreas da literatura e ilustração, que se traduziram em 11 obras e mais de 185 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil, lidos por milhares de crianças. No total, foram atribuídos 550 mil euros, distribuídos pelos vários vencedores.
A promoção da literacia infantil insere-se num dos eixos de Responsabilidade Social do Pingo Doce, que há mais de duas décadas democratiza o acesso aos livros, mediante o desenvolvimento de conteúdos de qualidade acessíveis a todos, contando com mais de 550 títulos exclusivos lançados e mais de dois milhões de livros vendidos.
Relacionados



