
Decorreu ontem a primeira Gala dos ADCE Student Awards, em Barcelona, onde foram revelados 57 projetos europeus premiados com Ouro, Prata e Bronze. Entre eles estão três trabalhos de três universidades portuguesas.
O concurso é aberto a estudantes de toda a Europa, abrangendo escolas de 19 países, com quase 300 trabalhos submetidos nesta segunda edição do concurso. Os três projetos portugueses que tinham chegado à shortlist estão entre os premiados, arrecadando uma Prata e dois Bronzes.
Na categoria Typography, o projeto “PINHAIS Typeface”, criado pela dupla erre (Rui Marques e Ricardo Sousa) da FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, arrecadou uma Prata.




“PINHAIS Typeface”: erre - Rui Marques e Ricardo Sousa
Já em Brand / Communication Design, foram premiados com Bronze os projetos “Coura, Naturalmente”, de Bernard Gerber, Pedro Matos e Mariana Esteves da FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e “Impulso'25” pela dupla D+E (David Gonçalves e Evelina Vetrici), da ESAD CR - Escola Superior Artes e Design - Politécnico de Leiria.

“Coura, Naturalmente”: Bernard Gerber, Pedro Matos e Mariana Esteves

"Impulso'25”: D+E - Diogo Gonçalves e Evelina Vetrici
O ADCE YoungStar deste ano, que representa a mais alta distinção atribuída apenas a um trabalho entre todas as candidaturas e categorias do concurso, foi entregue ao projeto The USB Paradox, de Felix Foltas e Jonas Perkmann, da Fachhochschule Salzburg (Áustria).
Todos os vencedores podem ser consultados aqui.
O ADCE lançou os ADCE Student Awards para promover os mais jovens talentos criativos europeus e servir como um trampolim para os profissionais em ascensão. Esta iniciativa reafirma o compromisso do ADCE em destacar a próxima geração de criativos e ajudar a moldar o futuro da publicidade e do design.
Agora na sua segunda edição, os Student Awards incluíram a primeira Gala dos Student Awards, onde estudantes, agências, professores e famílias se reuniram para uma noite de reconhecimento e inspiração. A gala realizou-se no âmbito da ADCE Creative Week, que decorre até ao dia 21 de Novembro no DHub Barcelona. O festival oferece um programa dinâmico e orientado para o futuro, que transforma a cidade no epicentro da criatividade europeia. O programa completo está disponível aqui.
Sobre os premiados portugueses

erre - Rui Marques e Ricardo Sousa
erre é uma plataforma de colaboração criada por Rui Marques e Ricardo Sousa, em 2021. O coletivo nasceu de uma amizade e de uma prática conjunta que entende o design como campo de exploração, diálogo e erro.
O erro é parte estrutural do método. Informando decisões, desafia sistemas e conduz o processo criativo. A prática de Rui e Ricardo move-se entre o rigor e a intuição, a técnica e a curiosidade, explorando o design como meio de relação entre ideias, pessoas e contextos. Ambos formados em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, colaboraram com o i2ADS e co-fundaram o projeto Fora d’Horas, espaço independente de encontro e partilha entre estudantes e profissionais. Atualmente integra a cooperativa de design KICKVOIDLÖOP.
Procuramos errar.

Pedro Matos, Mariana Esteves e Bernard Gerber
Pedro Matos é um designer português, atualmente a estagiar na BØRN. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, teve também a oportunidade de estudar na Zürcher Hochschule der Künste, em Zürich, durante a sua licenciatura. A sua abordagem ao design combina perspectivas conceptuais, estratégicas e experimentais, refletindo-se na exploração de diferentes práticas, com especial foco no design de identidades visuais e editorial.
Mariana Esteves é designer de comunicação, recentemente licenciada pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Durante o seu percurso académico, realizou um programa Erasmus na BAU, em Barcelona, onde contactou e experimentou com novas abordagens ao design. Integra atualmente a equipa da agência criativa BØRN, onde se foca principalmente em branding e identidades visuais.
Bernard Gerber é um designer brasileiro, baseado em Lisboa, Portugal. Graduado como técnico em Comunicação Visual pelo IF-Sul em 2019 e licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2025, atualmente tem concentrado seu trabalho na intersecção entre o design gráfico e o digital, traduzindo ideias em diversos meios e formatos.

D+E - David Gonçalves e Evelina Vetrici
A dupla David Gonçalves e Evelina Vetrici trabalham no ponto de encontro entre o digital e o manual. A sensibilidade tátil e visual da Evelina combina-se com a técnica e curiosidade do David, criando um processo aberto a novas ideias.
Relacionados



