
Em contagem decrescente para 2026, fechamos o ano com o balanço de 2025.
Este foi um ano de continuidade do trabalho que a atual Direção do Clube tem vindo a desenvolver, sempre comprometida com a promoção e fortalecimento da criatividade portuguesa.
O 27º Festival CCP 2025, com o tema “Há aí alguém?” reafirmou-se como o mais relevante festival de criatividade portuguesa. 37 jurados, aos quais se juntaram 5 jurados junior, 7 jurados jornalistas e, pelo segundo ano consecutivo, um grupo de júri shortlist com mais de 200 sócios do Clube, avaliaram 843 trabalhos a concurso de 104 entidades, entre agências, agências in-house, estúdios, produtoras, pós-produtoras e freelancers nacionais. 388 trabalhos chegaram a Shortlist e 218 venceram Prémios.
Para além de premiar os melhores trabalhos do ano, o Festival voltou a receber oradores nacionais e internacionais que subiram ao palco nas Conferências CCP. O Clube voltou também a realizar os eventos Portfolio Doctor, Hora Feliz, Alta Voz ao vivo e as Tertúlias CCP Trabalho e Conhaque. Foi também reforçada a formação com dois Workshops e uma Masterclass. O 27º Festival CCP contou com mais de 2500 participantes a celebrar a criatividade connosco.
Os 4 Briefs Abertos, com desafios reais da Betclic, LEROY MERLIN, NOS/WTF e ZIPPY, tiveram a participação recorde de 363 jovens criativos levando uma das duplas vencedoras a Barcelona, representando Portugal no Greatness Challenge do ADCE.
O programa Zona II voltou a apoiar talentos com a oferta de 18 bolsas de estudo em 9 escolas criativas.
A Ilustra 33 voltou a mostrar o talento de estudantes de ilustração de 11 escolas nacionais.
Em novembro, a Portfolio Night Lisboa juntou 31 diretores criativos de todo o país para avaliar portfólios de 41 criativos.
Na rubrica semanal 99% Inspiração, inserida no programa PITCH Brand and Content, que já conta com quase 130 episódios, demos voz aos profissionais criativos e às suas escolhas de trabalhos inspiradores.
Aplaudimos de pé os Ouros da UZINA em Cannes e o Grand Prix no El Ojo, e os Ouros no ADCE da Bastarda, Dentsu Creative, Studio Eduardo Aires e UZINA.
Fortalecemos laços internacionais, através das parcerias com o ADCE, Cannes Lions, D&AD, One Club for Creativity, ADC, TDC, El Ojo de Iberoamérica, European Design Awards e Gerety Awards.
E no fim do ano celebrámos, uma vez mais, os melhores profissionais na festa do Ranking da Criatividade CCP.
Continuamos a disponibilizar online, no site do Clube, os Anuários CCP desde 1998, o maior espólio do género em Portugal, e a dar visibilidade aos trabalhos dos sócios na nossa Mostra e Diretório.
O Clube manteve o seu apoio ao Hub Criativo da Mouraria, através da realização de Mentorias e Masterclasses gratuitas ao longo do ano, um apoio direto aos empreendedores criativos residentes do HUB e a todos os que se quiseram juntar.
Este ano marcou o fim do podcast Clube das Criativas que, durante três anos deu voz a mais mulheres que trabalham em criatividade em Portugal, numa corrente que contou com 30 episódios e 37 convidadas, e do projeto europeu Green Futures, em parceria com o ADCE e o Creatives for Climate, onde realizámos seis vídeos sobre projetos que se destacam pelas boas práticas, bem como outras iniciativas com o objetivo de acelerar o setor criativo rumo à sustentabilidade.
Também o percurso de Andreia Ribeiro na Direção do Clube chegou ao fim, depois de sete anos de dedicação e caminhada conjunta que muito agradecemos.
2025 marcou também novos começos: abrimos a Biblioteca CCP Ricardo Mealha, que está agora acessível a todos, em Alvalade. A partir do convite e cedência de espaço pelas empresas Jack The Maker, Manicómio e imatch, a Biblioteca integra agora este espaço partilhado e aberto a todos os que a queiram visitar, na morada da antiga Confeitaria da Ajuda - Rua João Saraiva 28A.
Com um acervo iniciado com a generosa oferta dos livros de Ricardo Mealha por parte da família do designer, aos quais se juntaram muitas outras doações de criativos e sócios ao longo dos anos, os Sócios CCP e amigos do Clube podem também doar livros das áreas de criatividade, publicidade e design, para enriquecer a Biblioteca CCP.
Que em 2026 vos continuemos a ter por perto, a participar ativamente e a promover, em conjunto, o valor da criatividade para todos.
Um Feliz Ano Novo!
A Direção do CCP
Relacionados



