
A campanha “Find a Creative” levou os copywriters da Fuel Carolina Rodrigues e Pedro Chula até Barcelona para integrar o júri do ADCE na categoria Print & Outdoor, enquanto jurados junior. Apesar de não terem vencido o ADCE Greatness Challenge, a campanha contou com quase 140 participações de profissionais da indústria portuguesa, tendo sido uma das cinco duplas europeias finalistas deste desafio.
A dupla foi desafiada pelo Clube a criar uma campanha de angariação de fundos para cobrir as despesas da viagem e integrar o júri dos ADCE Awards durante a ADCE Creative Week, em Barcelona.
Daí nasceu FIND A CREATIVE, a campanha que representou Portugal no ADCE Greatness Challenge deste ano:
“Após chegarmos a muita coisa que já foi feita, eventualmente aterrámos num insight que achámos muito real. Esta foi uma oportunidade ótima de ganhar exposição perante o mundo criativo. Oportunidade essa que quisemos partilhar com o máximo de jovens criativos possível, para que ninguém ficasse escondido. Deste conceito de 'criativos escondidos', chegámos à brincadeira com o universo Onde Está o Wally?", partilharam Carolina Rodrigues e Pedro Chula ao Clube.
A adesão do mercado nacional foi imediata: “Primeiro, houve uma grande adesão por parte da malta da nossa agência e rapidamente se criou o efeito “bola de neve”. Tivemos muitos jovens criativos a participar, que era o principal objetivo, mas também houve muitos criativos seniores a querer ajudar. No final, tivemos 138 participações. Um número que nos deixou muito orgulhosos e que nos pagou confortavelmente a viagem e a estadia.”

Em Barcelona, integraram o grupo de júri que ambos desejavam, o de Print&Outdoor, liderado por Manuel Wenzel, CCO da TBWA\Switzerland: “Foi muito fixe viver esta experiência, perceber como um júri pensa, para o que olha quando avalia as ideias e os critérios que usa. Fomos encorajados a dar a opinião, principalmente dando contexto em relação às ideias portuguesas que estavam inscritas na categoria. Honestamente, é o tipo de experiência que faz qualquer jovem criativo voltar a casa cheio de pica para criar e voltar o mais depressa possível a um festival. Temos a certeza que os criativos que o CCP levar para o ano vão voltar com a mesma sensação.”


A equipa da Suíça venceu o desafio, mas a dupla portuguesa ganhou a sua primeira experiência de júri num dos maiores festivais criativos mundiais e ainda levou com ela muitos outros jovens criativos.
Parabéns a ambos!
Os vencedores da 34ª edição do ADCE Awards foram revelados no passado dia 21 de novembro, na Gala de Entrega de Prémios ADCE, que teve lugar no Disseny Hub, em Barcelona. Conhece os premiados portugueses.
Relacionados



