Os profissionais que vão avaliar e eleger o melhor portfólio na Portfolio Night Lisbon 2024 explicam o que esperam ver num bom portfólio.
O evento acontece no dia 24 de outubro pelas 18h, no Mercado de Santa Clara, em Lisboa e vai juntar 32 diretores para avaliar e dar opiniões qualificadas sobre os portfólios de talentos criativos.
Mário Mandacaru, Co-fundador & Creative Partner d'A EQUIPA, vai moderar a votação dos DC's no processo de eleição do melhor portfólio da noite.
O que se espera de um bom portfólio?
Os DC's respondem:
José Bomtempo
Espero encontrar gente atrevida, cheia de talento e sem medo do ridículo; capaz de ser atirada aos leões. Mas mais do que tudo: gente com bom coração.
Maria Inês Leiria
Um bom portfólio é um espelho da habilidade criativa e da personalidade de um criativo.
Ter ideias boas conta, mas mais do que isso, é saber desenvolvê-las e contá-las de uma maneira clara e simples. E não esquecer, quantidade não é qualidade.
Eduardo Aires
Um portfólio sólido tem de apresentar projetos de diversas áreas, do branding ao editorial, do digital ao analógico, e toda a linguagem visual é projectada de uma forma que suscite curiosidade e ao mesmo tempo que se perceba que existiu um raciocínio metodológico e projectual. Agrada-me particularmente quando vejo soluções gráficas com a utilização de tensão compositiva entre os diferentes componentes: texto, imagem e a sua relação com o suporte. Na presença dessa equação aprecio quando essas relações são executadas com maestria e com o controle dos detalhes.
Miguel Durão
Espero ver trabalho que espelhe o que és capaz de fazer e não o que já fizeste. Independentemente da idade e experiência, o que me interessa é a qualidade e craft das ideias, e não se saíram ou não para a rua.
Pedro Batalha
Espero ver gente que não tem medo de perder o pé.
Um portfólio, além de ter sempre vários donos, é sobre o passado.
O que eu procuro é potencial. O resto são afinidades.
José Vieira
Espero ver pessoas com sangue na guelra, inquietas, que tenham em si qualquer coisa de novo. Pela forma como escrevem, como desenham, como pensam ou executam. E que defendam as suas ideias com aquele brilho no olhar.
Rodrigo Gal
Antes de qualquer coisa, o que eu espero ver num portfólio é coragem. O portfólio é onde o criativo mostra até onde pode ir… E ninguém vai longe sem coragem. É bom sentir pelo portfólio que o criativo acreditou no próprio instinto e simplesmente foi pelo caminho diferente, sem medos.
Sérgio Lobo
Em poucas palavras, um portfólio tem que ter 50% de boas ideias e os outros 50% como elas são contadas.
Raquel Viana
Num bom portfólio espero ver, antes de mais, qualidade e diversidade de projetos apresentados, sejam eles implementados ou académicos, assim como versatilidade nos diferentes tipos de projectos e abordagens. Para isso o portfólio em si mesmo também deverá ser uma peça de design bem organizada e clara, refletindo as habilidades do designer na sua estrutura e apresentação. A identidade e estilo único poderá também servir como pormenor de diferenciação importante, destacando o portfólio perante os demais.
Pedro Pinho
Mais do que coisas certas no contexto publicitário, espero ver coisas que não lembrem ao diabo ou reflitam algum rasgo.
Diogo Anahory
O que espero ver num bom portfólio? Boas ideias, pois claro. Mas mais do que isso, espero ver coragem, ousadia e uma disposição para correr riscos, qualidades essenciais num mundo cada vez mais dominado pelo politicamente correto.
Diana Carvalhido
Mais do que uma boa execução, uma ideia extraordinária. Claro que a estética é importante, sem ela a beleza seria outra coisa qualquer. Mas a estética, sem uma ideia ou um conceito por trás, é vazia. Inerte. Estéril.
Ruben de Barros
Um pouco de ti. Seja uma bio que mostra que tens piada ou um projeto pessoal que revela o teu lado mais crafteiro.
O teu portfólio é o teu cartão de visita, a tua foto de perfil do Instagram, as tuas manchas de comida no bibe do infantário.
Por isso, causa boa impressão e mostra-me quem realmente és sem precisar falar contigo.
Susana Albuquerque
O que mais procuro num portfólio é uma certa dose de paixão. Pode ser muita paixão ou média paixão à espera do estímulo certo, mas a paixão tem que estar lá. E ela mostra-se com trabalho: trabalho na rua, trabalho que ficou na gaveta, trabalho de escola ou trabalho pessoal. Quando há paixão, vê-se.
José Gouveia
O que mais gosto de ver num portfólio é a personalidade única do criativo, algo que o destaque, além de um bom equilíbrio entre conceito e execução.
Andreia Ribeiro
O portfólio é só um artifício que vou usar para distrair e conseguir sacar mais informações sobre a alma de quem o mostra. Cuidado.
Ricardo Lourenço
Gostava de ser surpreendido por um portfólio que seja o reflexo de quem o apresenta: cheio de pica por boas ideias, todas com um craft que revela dedicação e critério, além de uma enorme ambição, com a mesma dose de humildade. E que me deixe com pena quando a conversa chega ao fim, tal como aconteceu na edição de há dois anos.
Sónia Leitão
Num bom portefólio espero ver tudo de bom. Boa gente, cheia de vontade de mostrar o que vale, numa boa seleção de ideias, bem concretizadas.
Não é preciso muito. Pode ser pouco, mas bom.
Paula Santos
Acho que uma boa ideia se destaca sempre, não precisa de ser explicada. Quando a ideia é boa, basta contá-la numa frase para que o seu potencial seja reconhecido.
Independentemente de ter saído para a rua ou não, de ter uma grande execução ou não.
Filipa Serra
O que mais me atrai num portfólio é a inquietação criativa – aquela curiosidade natural que leva à exploração de diferentes ideias, estilos e ferramentas – e a coragem de se expor, que leva à partilha de erros e experiências, sem medo de arriscar.
Cesária Martins
Num portfólio, espero encontrar algo que não estava à espera de encontrar. Um pensamento criativo, ideias. O processo, interesses pessoais para além do trabalho e uma voz. Um corpo de trabalho sólido, diversificado com competências alargadas. Espero encontrar tudo isto e nada disto.
Mafalda Quintela
Num portfólio gosto de ver principalmente tudo o que não é trabalho - ou vá, tudo o que vem antes dele. Quero ver o drive de alguém, as suas paixões, inquietações, a forma como pensa, um projeto pessoal (ou um sonho em projeto). Gosto de portfólios que me deixem a pensar o que ainda podes vir a fazer, para além de aquilo que já fizeste.
Anne Chauvin
O teu portfólio revela quem realmente és. Não há como te esconderes. Quando amas o que fazes, isso transparece em cada projeto, e é isso que torna o teu portfólio único e marcante. As ideias, o sentido estético e o brilho são inatos – ou tens, ou não tens. O resto aprende-se. O que procuro são trabalhos com personalidade, que impactem, que contem histórias autênticas, com clareza e propósito. Projetos que explorem diferentes temas e suportes, e que mostrem verdadeiramente do que és capaz. Acima de tudo, procuro potencial.
César Sousa
Não foi Oscar Wilde que o disse, mas podia ter sido: “gosto de D.A's com futuro e de copys com passado”. Brincadeiras à parte, evidentemente que se esperam ver boas ideias, bem contadas e bem executadas, mas também uma ou outra ideia que venha de um sítio muito pessoal, muito verdadeiro para aquela pessoa em concreto. E pouco importa que tenham saído para a rua ou não. Muitas vezes, é em "cru" que percebemos o verdadeiro potencial.
André Sentieiro
Sai da tua zona de conforto e experimenta.
A criatividade pode vir de qualquer lugar, por isso inspira-te no mundo à tua volta para trazer algo de novo.
Pedro Martoli
Quero ver trabalho que mexa com as pessoas, que conte histórias que ficam na cabeça e que gere conversa. Trabalho que faz sentir e pensar ao mesmo tempo.
Margarida Borges
Para mim, um bom portfólio reúne uma grande variedade de trabalhos com uma metodologia clara, criativa e cheia de coragem. Deve incluir projetos auto-iniciados, que muitas vezes são o espelho de uma pessoa cheia de vontade de fazer coisas! Não deve ser muito extenso e o seu design e apresentação deve ser cuidado.
Marta Poiares
Continuo a achar que mais importante do que ser diferente, é ser relevante. Quando contextualizada — e quando é que algo não é? —, a publicidade quer-se interventiva, envolvente, ou, pelo menos, propositada (no sentido literal do termo). Talvez por isso, eu prefira ver, num portefólio, menos exercícios egotistas (muitas vezes com olho no prémio) e mais traços de mundo, com vista para o que nos rodeia.
André Peixoto
em substituição de Leandro Alvarez
Para mim, um bom portfólio, para além de boas ideias, bem contadas e bem produzidas, tem de mostrar versatilidade, personalidade e, acima de tudo, tem de despertar o desejo de ver mais.
Pedro Mesquita
Procuro um portfolio atualizado e diversificado, cuja seleção reflita a personalidade e a visão do seu criador. Que apresente o seu processo criativo e as escolhas feitas como representação da sua mente criativa. Espero surpresa, ambição e critério.
Relacionados