Dia 4 de dezembro marcou o lançamento do 11º livro do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, que premiou o texto de Catarina Fonseca e as ilustrações de Mané Peixoto. O livro “Eu e o Segredo do Faraó” já está disponível nas lojas Pingo Doce e custa 3,99€.
O livro foi apresentado numa cerimónia que teve lugar no Grémio Literário, em Lisboa, e contou com a presença das autoras vencedoras e com convidados numa mesa-redonda, entre eles o psicólogo Eduardo Sá; a especialista em educação parental Joana Laranjeiro; a comissária do Plano Nacional de Leitura, Regina Duarte e a Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, Filipa Pimentel, que debateram o papel da leitura no desenvolvimento das crianças.
Em comunicado Filipa Pimentel, diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, refere: “É com grande orgulho que celebramos o lançamento do 11º livro do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, uma iniciativa que apoia os talentos que dedicam as suas vidas à arte da escrita e da ilustração para os mais novos. No Pingo Doce, acreditamos que incentivar a leitura desde cedo é essencial para o desenvolvimento pleno das crianças. Como tal, promovemos a literatura juvenil e tornamos acessíveis histórias que não só encantam, mas também enriquecem a vida das crianças."
“Eu e o Segredo do Faraó” é uma obra que pretende inspirar, de forma leve, os mais novos a lutarem pelos seus objetivos. Desde tenra idade que Catarina Fonseca quis ter um cão, mas foi preciso esperar até à idade adulta para receber em casa um animal de estimação que serviu de inspiração para esta divertida história. Através do desenho geometrizado, Mané Peixoto relacionou o texto de forma sensível e bem-humorada com a ilustração.
No ano em que celebrou 11 anos, o maior prémio de literatura infantil do país, passou a premiar, exclusivamente, trabalhos originais e inéditos de autores e ilustradores que já tenham obra publicada em livro. Esta edição contou com mais de 1.600 candidaturas, repartidas pelas categorias de texto e ilustração. As 10 obras previamente premiadas pelo Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce traduziram-se, até à data, em mais de 180 mil exemplares. No total de todas as edições o Pingo Doce já atribuiu 550 mil euros, distribuídos pelos vários vencedores.
“Eu e o Segredo do Faraó” já pode ser adquirido nas lojas Pingo Doce.
Catarina Fonseca
Vencedora Texto
Catarina Fonseca estudou Línguas e Literaturas Modernas e fez mestrado em literatura inglesa até descobrir a sua paixão pela escrita. A autora tem já várias obras publicadas e ganhou o Prémio Revelação APE 1987 com “A Herança” e o Prémio Inasset Inéditos de Literatura Infantil em 1998, com “A Malta do 2ºC”.
Mané Peixoto
Vencedora Ilustração
Mané Peixoto é designer e ilustradora. É licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e frequentou o mestrado em Desenho. A sua paixão pela ilustração cresceu ao longo dos anos, em paralelo com o seu trabalho como designer. Em 2017, ilustrou o livro infantil O Elefante Olifant, editado pela Biblioteca Infantil de Roterdão (Holanda).
Relacionados