2024 ADCE European Star-Johannes Newrkla: entrevista à Dentsu Creative
2024 ADCE European Star-Johannes Newrkla: entrevista à Dentsu Creative
2 de Janeiro de 2024
ADCE European Star-Johannes Newrkla: entrevista à Dentsu Creative

“Acho que a agência toda percebeu, em 2023, que as campanhas que são mesmo boas são muito exigentes e requerem o trabalho, a dedicação e a motivação de todos”, assinala Lourenço Thomaz.

A Dentsu Creative Portugal venceu o ADCE European Star-Johannes Newrkla 2023, um dos quatro Prémios Especiais do ADCE, atribuídos às campanhas que se destacaram em todas as categorias do concurso. 


O Clube desafiou Lourenço Thomaz, sócio fundador e CCO da agência, a responder a algumas questões sobre este importante reconhecimento conseguido com a campanha “The Forgotten Team” para a marca MEO, num ano excepcional para a Dentsu Creative.


O que representa para vocês ganhar o Prémio Especial European Star-Johannes Newrkla do ADCE?


Ganhar o Prémio Especial European Star-Johannes Newrkla representa bastante para nós porque melhor que do que ser premiado num concurso como o ADCE só mesmo ganhar um prémio que homenageia a melhor ideia de todo o Festival que tem por base valores como a diversidade, inclusão, liberdade, justiça e promoção da paz.

Isto deixa-nos mesmo muito satisfeitos porque foi exatamente com estes valores na cabeça que o MEO criou connosco esta ideia e levou-a não só a todo Portugal mas também a várias partes do mundo.

Não nos podemos esquecer que para uma marca como o MEO não era nada fácil fazer esta campanha. Apesar do MEO ser uma marca de causas, é preciso muita coragem para pôr isto no ar, muito mais quando é há mais de 2 décadas patrocinador da Seleção Nacional de Futebol.

Mas lá está, neste caso os valores do Prémio Johannes Newrkla falaram mais alto.


A Dentsu integra pela primeira vez o terceiro lugar do Ranking de Agências do ADCE e está entre os 50 primeiros do Ranking Global do One Club. Como vêem estas conquistas?


Como é lógico ficamos muito contentes por estarmos no 3º lugar do Ranking de Agências do ADCE, mostra que somos notados pelo trabalho que fizemos nestes últimos tempos, e isso dá-nos mais responsabilidade para os tempos que aí vêm.

Quanto ao Ranking Global do One Club também nos deixa satisfeitos fazermos parte do mesmo, e no meio desses Rankings até há coisas engraçadas, como por exemplo, eu e o Ivo Purvis estarmos em 2º lugar em termos dos Criativos com mais pontos, mas é o que é, é só engraçado mesmo, vale o que vale. Se eu acho que sou o 2º melhor criativo do mundo? LOL ... Não, não acho. O Ivo talvez, eu não sou de certeza.

Se a Dentsu Creative é a 3ª melhor Agência Europeia? Pelo talento das pessoas que temos cá talvez seja, mas sinceramente não sei... temos muito a melhorar ainda.

Os Rankings sejam eles quais forem são o que são, acima de tudo têm alguma graça e brincam com o nosso ego, agora se refletem a realidade? Não sei e ninguém sabe... mas concordo que é melhor estar lá do que nem aparecer.

Em relação aos Rankings Individuais é um bocado como se diz no futebol “é um trabalho de toda uma equipa!”

E felizmente acho que finalmente na Dentsu Creative Portugal a agência toda percebeu em 2023 que as campanhas que são mesmo boas são muito exigentes e requerem o trabalho, a dedicação e a motivação de todos.

A mim pessoalmente interessa-me mais prémios como o Johannes Newrkla Award, como ser a Agência do Ano do Grupo Dentsu na EMEA (Europe, Middle East e Africa), ser a Agência do Ano nos Cresta Awards, ganhar Leões com campanhas reais e relevantes, ganhar um Grand Clio e, a cereja no topo do bolo, ter o MEO como um das 5 marcas mais premiadas nos Clio Sports juntamente com a Fox, NFL, ESPN e Bleacher Report. Isso sim é brutal!


Qual o apanhado deste primeiro ano da Dentsu Creative Portugal, depois de 20 anos como Partners? Como se reinventaram?


O apanhado é muitíssimo positivo, fizemos campanhas muito boas para os nossos clientes e eles tiveram ótimos resultados com isso. Quando o Tomás Froes e eu assinámos o negócio com a Dentsu dissemos logo que esta relação nos ia abrir as portas para o mundo. Foi com essa ideia na cabeça que achámos que a Dentsu Creative Portugal iria ser muito boa para os dois lados. E acho que isso aconteceu.

E estamos a falar apenas do 1º ano e muitas mais coisas já estão a acontecer que nos abriram ainda mais essas portas.

Em termos da equipa, posso dizer que uma grande reinvenção que tivemos este ano foi aquilo que falava acima, o envolvimento de toda a Agência em todos os trabalhos. Todos juntos percebemos que só assim teríamos bons resultados.


Quais os principais objetivos para o novo ano?


No fundo, fazer ainda melhor do que fizemos em 2023.

Manter e até crescer os nossos resultados financeiros ao mesmo tempo que fazemos boas e relevantes campanhas para os nossos clientes. Aliás, as duas coisas estão interligadas, porque sem boas campanhas para os nossos clientes não há bons resultados financeiros e é isso que nos pôe "a comida em cima da mesa das nossas 80 famílias”. Não nos podemos esquecer que apesar de todos amarmos o que fazemos, isto para além de uma vocação é uma profissão.

Em 2024 estaremos muito mais ligados a Espanha com novos projetos que serão muito bons para a Dentsu Creative Portugal e para a Dentsu Creative Espanha. E com isto, como é lógico, estaremos mais ligados a toda a Europa e a todo o Mundo.

Esperamos estar no centro de todas as grandes decisões globais do Grupo porque conquistámos esse direito.

Já estamos em várias decisões desse género, mas estaremos muito mais, e isso deve-se ao trabalho que fizemos e que temos que continuar a fazer.

2024 ADCE European Star-Johannes Newrkla: entrevista à Dentsu Creative

Lourenço Thomaz

Sócio Fundador e CCO da Dentsu Creative Portugal

Linkedin

Relacionados

2024 ADCE European Star-Johannes Newrkla: entrevista à Dentsu Creative

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

2024 ADCE European Star-Johannes Newrkla: entrevista à Dentsu Creative
2024 ADCE European Star-Johannes Newrkla: entrevista à Dentsu Creative
2024 ADCE European Star-Johannes Newrkla: entrevista à Dentsu Creative
2024 ADCE European Star-Johannes Newrkla: entrevista à Dentsu Creative
2024 ADCE European Star-Johannes Newrkla: entrevista à Dentsu Creative
2024 ADCE European Star-Johannes Newrkla: entrevista à Dentsu Creative
2024 ADCE European Star-Johannes Newrkla: entrevista à Dentsu Creative
2024 ADCE European Star-Johannes Newrkla: entrevista à Dentsu Creative

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

© 2024 Clube da Criatividade Portugal

Declaração de tratamento de dados

built by

Bondhabits
clubedacriatividade.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile