Na próxima edição do Festival do CCP e Semana Criativa de Lisboa, que se realiza de 19 a 26 de maio de 2023, o Clube celebra o 25º aniversário, sendo esta a primeira edição sob a denominação de Clube da Criatividade de Portugal. A Direção do CCP reforça a importância de todos os envolvidos na criatividade portuguesa para que ela saia mais forte e mais valorizada.
“Traz outro amigo também.
O CCP faz 25 anos.
Pedro Bidarra comentava, num encontro recente com José Carlos Campos, Pedro Ferreira e Jorge Teixeira, todos eles fundadores do CCP, que o Clube foi criado num contexto muito diferente do que vivemos hoje: existia dinheiro, otimismo e era mais fácil chegar às pessoas. Foi nessas condições que, em 1998, se criou o Clube dos Criativos de Portugal.
25 anos depois, com orçamentos minguados, media fragmentada, um consumidor que escolhe o que quer ver e o pessimismo a dominar o mundo, o CCP continua aqui, para honrar o espírito com que foi criado: o de valorizar a criatividade portuguesa na publicidade e no design e os profissionais que nela trabalham.
Entretanto, até o nome do Clube mudou. Já não somos o Clube dos Criativos, agora somos o Clube da Criatividade. É inevitável ligar a mudança de nome a esta mudança de contexto.
Mais do que nunca, a criatividade precisa de amigos. Longe vão os tempos em que ela era o show de um criativo só. Se é que alguma vez foi. Contra a pulverização dos orçamentos, a fragmentação dos media, a desatenção das pessoas e o pessimismo instalado, é preciso uma aldeia para que saia uma boa ideia.
Pensemos nas amizades essenciais. O copy precisa do diretor de arte como o designer precisa do tipógrafo ou o UX/UI precisa das linhas de código. Todos os que escrevem “voz off” vão precisar de um locutor. Toda a estratégia certeira precisa de brilhar na ideia. E depois, é preciso haver um cliente que a queira.
O bom guião precisa de um realizador. Como o poster precisa do papel e da tinta. Todo o projeto precisa de ter um gestor. Toda a campanha precisa de meios para chegar às pessoas. E até a inteligência artificial precisa da inteligência real.
Nenhum criativo é uma ilha. E este festival, o dos 25 anos do CCP, é sobre o arquipélago de gente que é preciso juntar para andarmos para a frente.
Por isso, como dizia a canção de Zeca Afonso:
'Bem vindo seja, quem vier por bem
Se alguém houver, que não queira
Trá-lo contigo, também’"
Susana Albuquerque,
Presidente do Clube da Criatividade de Portugal
A Direção lançou o convite ao Diogo Potes, designer e diretor criativo do STUDIO Potes, para a criação da entidade gráfica do 25º Festival CCP 2023 e 10ª Semana Criativa de Lisboa.
"A ideia foi fazer uma imagem colorida e divertida, tal como todos os trabalhos a concurso. No tema propriamente dito, simples, como uma rede de amigos que se ligam”, revelou Diogo Potes sobre a identidade gráfica.
Diogo Potes
Apesar de gostar de jogos de palavras, o Diogo não está a escrever isto na terceira pessoa. Em vez disso, permite que um amigo te fale sobre ele. É Designer Gráfico, Ilustrador e Diretor Criativo sediado em Lisboa. Por vezes um tipografista-designer experimental, com demasiado respeito pelos tipógrafos para se permitir a este título, ao mesmo tempo que tenta contradizer os rótulos de “algo-multidisciplinar” nesta atual piscina criativa lisboeta. Gosta de música. Gosta de pinturas, arte, arquitetura, designs vintage e trocadilhos cómicos. Rodeia-se de elegância e barulho, fragmentos engraçados e simples marcas de beleza espalhadas nas suas contas do tumblr como vision boards. As suas expressões criativas e artísticas pontuam identidades institucionais e de marcas, livros, cartazes, tipografia experimental, ilustração, direção de arte espacial-arquitetónica — e por isso já foi destaque em editoriais como It's Nice That e IDN, e destacado como jurado ou premiado em festivais como o ADCE, D&AD, RedDot, OFFF Barcelona, Experimenta Design e Festival CCP (barómetro do mercado nacional, o Clube da Criatividade de Portugal já o elegeu por duas vezes o melhor designer do ano, mantendo nomeações
consecutivas para o Top 5 a Top 10 designers portugueses nos últimos dez anos). No seu começo, foi aluno do falecido Ricardo Mealha na RMAC e, posteriormente, a sua emancipação deu-se com a criação de um dos mais promissores estúdios de design em Portugal no início dos anos 2000, o ALVA Design Studio — trabalhando com Ricardo Matos e Bráulio Amado. Desde então é o Head Designer da icónica discoteca portuguesa e plataforma de curadoria artística Lux Frágil, deixando também a sua marca em marcas como a Bica do Sapato, Fundação Calouste Gulbenkian, MAAT, Museu Berardo, Festival Iminente, Vhils Studio, Underdogs Gallery, Amorim Luxury Group, HOCA Foundation, LX Factory, Red Bull, entre outros. Passou sete longos anos como Diretor Criativo e Chefe de Design na Solid Dogma, parte do Vhils Group. Uma aposta 2015-2022 que agora o leva a explorar um caminho independente e multidisciplinar. Ao relembrar toda essa experiência, pode-se imaginar uma grande jornada pela frente. Junta-te a ela.
Tipografia: Sul Mono, R-Typography
DATAS IMPORTANTES A COLOCAR NA AGENDA
Inscrições com desconto de 10% Early Bird: 14 de fevereiro a 23 de março
Inscrições com valor de tabela: 24 de março a 26 de abril
Prazo para a entrega de peças físicas: 12 de maio
Votação online: 28 de abril a 11 de maio
Votação presencial: 17, 18 e 19 de maio
Semana Criativa de Lisboa: 19 a 26 de maio
Gala de Entrega de Prémios: 26 de maio
Agências, estúdios, freelancers e produtoras podem inscrever os seus trabalhos através da plataforma de inscrições.
Em breve são revelados os nomes dos presidentes e grupos de júri.
EN
“Bring another friend too.
It’s CCP’s 25th anniversary. Pedro Bidarra mentioned, during a recent meeting with José Carlos Campos, Pedro Ferreira and Jorge Teixeira, all founders of CCP, that the Clube was created in a very different environment from the one we’re experiencing today: there was money, optimism and it was easier to reach people. These were the conditions in which the Clube dos Criativos de Portugal was created in 1988.
25 years later, with diminished budgets, a fragmented media, consumers choosing what they want to see and pessimism dominating the world, the CCP is still here, to honour the spirit with which it was created: Portuguese creativity in advertising and design, and the professionals who work in that area.
In the meantime, even the Clube’s name has changed. We’re no longer the Clube dos Criativos, we’re now the Clube da Criatividade. Making a connection between the name change and the change in the environment is inevitable.
Creativity needs friends, now more than ever. Long gone is the time when there was a show by a single creative. That’s if there ever was one. To counter the shrinking budgets, the fragmentation of the media and the pessimism that has set in, it takes a village for a clever idea to emerge.
Let’s think about essential friendships. The copywriter needs the art director as the designer needs the typographer or the UI//UX needs code lines. All those writing a voiceover are going to need a speaker. The right strategy in its entirety needs to stem from a brilliant idea. And then there needs to be a client who wants it.
A good script needs a director. Just as a poster needs paper and ink. The entire project needs to have a manager. The whole campaign needs the media to reach the people. And even artificial intelligence needs real intelligence.
No creative is an island. And this festival, celebrating CCP’s 25th anniversary, is about the archipelago of people that have to be brought together for us to move on.
That’s why, as Zeca Afonso’s song said:'Welcome to those who come for goodIf there’s anyone who doesn’t want to
Bring them with you, as well’”
Susana Albuquerque, President of Clube da Criatividade de Portugal
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