
Estão abertas as inscrições para o programa de aceleração de negócios do projeto HUB-IN. O programa é gratuito e destina-se a quem reside ou trabalha nos bairros da Colina do Castelo em Lisboa, empreendedores, inovadores e criativos. As candidaturas decorrem até ao dia 22 de setembro.
Os participantes do programa de aceleração vão poder contar com formação para o desenvolvimento de competências essenciais para a gestão de projetos inovadores, acesso a uma rede de mentores especialistas, fazer uso de ferramentas e recursos de prototipagem, bem como a possibilidade de captar potenciais apresentações a investidores e participar numa comunidade de empreendedores, inovadores e criativos com o mesmo propósito.
O HUB-IN é um projeto europeu que visa fomentar a inovação e o empreendedorismo em áreas urbanas históricas e preservar as suas identidades socioculturais únicas e o ambiente. Lisboa é uma das oito cidades participantes e está a desenvolver o projeto piloto na zona da Colina do Castelo.
No âmbito deste projeto, oferece Programa de aceleração de negócios totalmente gratuito que se destina a todos aqueles que tenham uma ideia que pretendam desenvolver no território da Colina do Castelo, bem como aos que já têm o seu negócio neste território e querem torná-lo mais inovador e fazê-lo crescer.
O programa tem o objetivo de transformar ideias e iniciativas em negócios, com o objetivo de desenvolver a zona da Colina do Castelo e gerar mais valor para a comunidade.
Empreendedores do âmbito criativo, cultural e/ou social que pretendam desenvolver projetos para o território da Colina do Castelo em Lisboa, ou relacionado com este, podem candidatar-se gratuitamente para o programa de aceleração.
Os participantes do programa de aceleração vão poder contar com:
- apoio no desenvolvimento de competências essenciais para a gestão de projetos inovadores
- ter acesso a uma rede de mentores-especialistas
- fazer uso de ferramentas e recursos de prototipagem
- possibilidade de fazer apresentações a potenciais investidores
- participar numa comunidade de empreendedores, inovadores e criativos
Para participar, a ideia ou o negócio devem enquadrar-se com os temas identificados no projeto, que são:
Salvaguarda do Património Cultural Imaterial
Aceleração de ideias de produtos e serviços com soluções que recuperem, usem e transformem elementos de património cultural, utilizando novos conceitos de negócio, novas tecnologias e novas abordagens produtivas.
Promoção do tecido económico e criativo do território
Fomentação da criação de iniciativas de negócio para a revitalização do comércio tradicional e a criação de sinergias entre indústrias criativas, comércios tradicionais/locais e turismo, para um tecido empresarial mais sustentável, organizado e focado no mercado local e internacional.
Turismo Sustentável
Procura de ideias capazes de desenvolver um turismo sustentável, baseadas em experiências locais que promovam o património e criem valor para as comunidades locais.
Sustentabilidade Ambiental
Aceleração de ideias que aproveitem o enorme potencial existente em recursos hídricos subterrâneos e a utilização e reutilização destes recursos, como a redução do consumo de água e a promoção da eficiência hídrica.
Acessibilidades, Instalações e Mobilidade
Procura de ideias e projetos que promovam a revitalização funcional desta área, viabilizando o desenvolvimento de instalações sociais, desportivas e culturais e desenvolvendo soluções de acessibilidade e mobilidade que permitam a reter a população e mitigar os usos conflituantes do espaço público por pessoas e automóveis.
Consulta o regulamento
Candidata-te até à data limite de 22 de setembro
Relacionados