
27 e 29 de outubro, terá lugar em Vila do Conde a próxima edição da Mostra Nacional Jovens Criadores (MNJC). As obras dos artistas emergentes finalistas das 15 áreas artísticas a concurso serão apresentadas. A entrada é livre.
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto vai marcar presença na iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), organizada pelo Gerador, plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação, numa parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde. João Paulo Correia estará numa visita guiada à exposição, que decorre no Centro Municipal de Juventude e na Pousada de Juventude de Vila do Conde, no dia 29 de outubro às 17h, e fará a abertura da gala de entrega de prémios, no mesmo dia às 18h, no Teatro Municipal de Vila do Conde.
No Centro Municipal de Juventude e na Pousada de Juventude estarão expostas, ao longo dos três dias da MNJC, as obras selecionadas nas categorias de Arte Digital, Arte Têxtil, Cruzamento Disciplinar - obras com mais do que uma dimensão artística –, assim como de Escultura, Fotografia, Ilustração e Pintura. Para as áreas de Cinema, Dança, Gastronomia, Humor, Literatura, Moda, Música e Teatro haverá momentos específicos de apresentação, no Teatro Municipal e no Pátio Café, também em Vila do Conde, onde os artistas irão mostrar os seus trabalhos.
Além destas performances e da exposição, o evento conta ainda com uma masterclass, visitas guiadas e uma ação de networking. Nesta atividade, intitulada de "Swipe", o Gerador vai apoiar os criadores selecionados com interesses comuns na criação de novas ideias e no desenvolvimento de projetos artísticos.
Os vencedores de cada área artística são revelados na gala que se realiza no último dia da mostra, a 29 de outubro, às 18h. Os galardoados vão receber um prémio no valor de 1.000 euros e terão direito, ainda, a uma entrevista individual para o Gerador, 50% de desconto nos cursos e workshops da Academia Gerador durante um ano, a um ano de Cartão Jovem, ações de visibilidade e a um programa de capacitação e de experiências profissionais.
A Mostra Nacional Jovens Criadores, o mais alargado programa de estímulo à criação artística em Portugal, selecionou, no âmbito dos 15 domínios artísticos, até oito criadores residentes em Portugal, até aos 30 anos.
Tiago Sigorelho, Presidente do Gerador., declara em comunicado: “Este ano, em Vila do Conde, apresentamos as criações dos mais de 120 jovens artistas selecionados. Para além de mostras performáticas, o público poderá visitar uma exposição que é um espelho das inquietações deste conjunto de jovens. Começamos por abordar as reflexões e questionamentos do íntimo, para pensar depois o que é existir em comunidade e quais as responsabilidades na construção de um espaço comum. Terminamos com provocações finais, com obras que parecem questionar sentidos”.
Em mais de 25 anos de existência, a MNJC já deu a conhecer diversos artistas que marcam o panorama cultural português, entre eles os escritores Valter Hugo Mãe e Gonçalo M. Tavares, os estilistas José António Tenente e Maria Gambina e o bailarino e coreógrafo Victor Hugo Pontes.
“A Mostra Nacional Jovens Criadores representa a concretização efetiva do objetivo prioritário consagrado no artigo 70 da Constituição da República Portuguesa de promover «o gosto pela criação livre e o sentido de serviço à comunidade». Milhares de jovens ao longo de 26 anos têm concretizado a sua capacidade de criar, partilhar experiências e explorar novos caminhos artísticos da cultura portuguesa. Agradecemos o apoio do município de Vila do Conde e saudamos a participação dos e das jovens participantes com o desejo que esta experiência constitua um marco importante para o seu futuro profissional e pessoal”, considera Carlos Manuel Pereira, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, I.P.
Consulta o programa e conhece os artistas selecionados.
Relacionados