
A LatinSpots, principal meio de comunicação ibero-americano dedicado à indústria publicitária, apresenta a sua nova edição LS #172, intitulada “Volver a Brillar”, focada na Indústria Criativa de Portugal e Espanha. Nesta edição participaram grandes nomes do mercado português, que compartilharam com a LatinSpots, a sua perspetiva sobre a indústria, o atual momento da criatividade e dos negócios publicitários, bem como os novos desafios.
A edição conta com uma entrevista exclusiva à presidente do Clube, Susana Albuquerque, "CCP / Susana Albuquerque: Promover a criatividade portuguesa", onde partilhou a sua perspetiva sobre a atualidade da indústria da comunicação nacional e refletiu sobre o grande desafio da publicidade portuguesa: promover a internacionalização do seu trabalho.
A edição conta ainda com entrevistas a mais profissionais do mercado nacional, são eles:
Dentsu Creative / Lourenço Thomaz: Inovar e arriscar
Coming Soon / Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga: Participando da tomada de decisões
Ray Gun / Hugo Filipe Pinto: Criatividade de humanos para humanos
FCB Lisboa / Edson Athayde: Uma indústria em constante evolução
Havas Worldwide Portugal / Paulo Pinto: A força e o poder da ideia
Playgound / Ricardo Miranda: Desenvolver e promover talentos
Volken Film / André Magri e Talita Antunes: Somar, aprender e crescer juntos
Perfect Storm / André Gaspar: Encontrar as vozes certas
BRO / Thais Carneiro, Carla Capela e Rute Avelar: De Portugal para o mundo
Apesar do clima de incerteza gerada pela inflação mundial, pelo aumento das taxas de juros em vários países e pela crise geopolítica, as perspetivas para a economia portuguesa são otimistas. Com uma população de 10 milhões de habitantes, o país registou em 2022 um aumento do PIB de 6,7%, em comparação com 2021, atingindo a cifra de 239,479 milhões de euros. São números que impactam o movimento económico em geral e também a indústria criativa, que vem superando os desafios para conseguir ser relevante e competir com outros mercados da região. Um dos valores da indústria? Ser capaz de realizar grandes projetos de forma ágil, com baixos orçamentos.
São desafios que o setor publicitário sabe enfrentar muito bem, graças à sua capacidade de fazer mais com menos, marcando a sua relevância criativa, com trabalhos premiados e propostas competitivas. “Somos um mercado pequeno. No entanto, tentamos ser maiores do que a nossa geografia. Já vivemos várias crises económicas e estamos habituados a fazer mais com menos”, analisa Susana Albuquerque, Presidente do CCP.
O valor das ideias continua a ser o fio condutor das agências. É a coisa mais importante que as empresas podem oferecer aos anunciantes e ao seu público. No entanto, o modelo de simples fornecedores de comunicação ficou no passado da história publicitária. Hoje, as empresas criativas querem ir mais longe, construindo modelos cujo motor dos negócios é a criatividade.
As produtoras em Portugal também têm muito para oferecer. O crescimento do setor é claro e tangível, impulsionado sobretudo pelo crescimento do conteúdo digital e pelo advento dos serviços de streaming, que democratizaram o acesso a conteúdos com qualidade de cinema e ampliaram novas oportunidades de trabalho em todo o país. Além disso, pelas suas características naturais, o país é um dos melhores locais para filmar na Europa: muitas horas de luz do dia, grande diversidade geográfica a curta distância e um litoral com diferentes tipos de praias. Além das localizações privilegiadas, Portugal conta com profissionais de alto nível e uma ampla gama de serviços.
Todos esses assuntos são tratados com profundidade nesta edição LS #172 da LatinSpots, que convida os leitores a refletirem sobre as ideias e as experiências dos principais profissionais do setor. A edição está disponível gratuitamente até o final de abril, através do link: https://www.latinspots.com/sp/revista
Para ver a edição completa é necessário fazer o registo.
Os sócios CCP que desejarem subscrever a LatinSpots têm um desconto especial. Para adquirir o desconto, devem entrar em contacto através do e-mail: portugal@latinspots.com
Relacionados