
“Entra para a história”. É este o mote que inspirou a campanha da edição de 2023 dos Young Lions Portugal. No ano em que o Cannes Lions celebra 70 anos, a organização nacional do Young Lions desafia jovens profissionais a mostrarem a sua garra e vontade de fazer e ficar na história do certame mais prestigiado da criatividade em comunicação e marketing. As candidaturas já estão abertas e decorrem até ao dia 20 de março.
Com um visual renascentista, mas com símbolos do presente e do futuro, o conceito desta edição revisita ícones históricos numa alusão a personagens do nosso imaginário coletivo que fizeram história, ao mesmo tempo que nos transporta para a atualidade numa fusão irreverente de cenários contrastantes entre a roupa e adereços dos personagens, interpretados por Patrícia Cordeiro e Cláudio Soares, antigos Young Lions que já inscreveram, eles mesmos, o seu nome na história ao terem ganho a Medalha de Prata na competição internacional do Young Lions, em Cannes.
À semelhança das edições anteriores, o conceito e a identidade visual foram desenvolvidos pela FullSix, bem como a respetiva amplificação no digital, tendo a produtora Show Off assinado a realização do filme. Já a Central de informação é a agência responsável pela comunicação institucional da iniciativa e a Mediabrands a agência de media parceira para a promoção publicitária da campanha junto dos meios. Já a MOP é a entidade associada à organização da competição Young Lions, no âmbito da representação do Lions Festivals.
Ana Paula Costa, representante do Lions Festivals, refere: "O mote da campanha deste ano vai muito para além do apelo à participação, é um apelo aos jovens talentos nacionais para fazerem história, ao poderem inscrever os seus trabalhos na memória coletiva de todos nós. A candidatura ao Young Lions neste ano especialmente importante para o festival que comemora 7 décadas de vida, pode ser o primeiro passo para ganhar o reconhecimento e visibilidade, tanto nacional como internacional. É a oportunidade de entrar para a história!"
Para a primeira fase das candidaturas – que decorre até 20 de março – podem inscrever-se profissionais até aos 30 anos, através do envio do portefólio e/ou CV, nas áreas de publicidade, media, design, relações-públicas e marketing.
O Clube da Criatividade volta a avaliar as candidaturas, juntamente com APAN, APAP, APAME, APCE, APECOM, e selecionar os 70 jovens profissionais que vão passar à fase seguinte.
O júri que avalia as categorias de Design, Digital, Imprensa/Outdoor é constituído por elementos profissionais a convite do Clube, que vão ajudar a eleger os melhores talentos a representar Portugal em Cannes.
Na 2ª fase – bootcamp – as 35 duplas de profissionais selecionais responderão a um briefing, durante 48 horas, apresentado por marcas nacionais. Nesta fase, são selecionados os 14 vencedores que viajarão até ao Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em representação de Portugal, que decorre de 19 a 23 de junho, em Cannes.
Encontra toda a informação de como participar em: https://younglionsportugal.mop.pt/
Relacionados