
O Type Directors Club já abriu as inscrições para a 70ª edição da prestigiada competição TDC. Conforme alterado no ano passado, o programa consiste em três disciplinas principais: Design de Comunicação, Lettering e Type Design. O prazo Early Bird termina a 3 de novembro.
A disciplina de Design de Comunicação abrange qualquer design ou criação que utilize tipografia, letras ou linguagem escrita como elemento significativo. A tipografia inclui design gráfico, UI/UX, design ambiental ou arquitetura com elementos tipográficos, filmes, animação e motion design, campanhas de media social, new media, entre outros, onde a tipografia seja usada.
A disciplina dedicada ao Lettering destina-se a trabalhos onde as letras foram criadas ou modificadas. Isso inclui letras contemporâneas, caligrafia tradicional, pintura de sinalização, marcas nominativas e logótipos personalizados, distorções digitais ou analógicas, typefaces de exibitão excêntrica, entre outros Esta nova disciplina, agora no seu segundo ano consecutivo, tem o seu próprio júri, composto por alguns dos principais profissionais e especialistas em lettering do mundo.
Type Design é para entradas que mostram o design de fontes. Também permite a entrada de qualquer código ou software tematicamente aplicável, como software para criação ou geração de tipos.
Para ser elegível, o trabalho deve ter sido produzido ou publicado no ano civil de 2023. O prazo Early Bird termina no dia 3 de novembro de 2023, o prazo normal a 19 de janeiro de 2024 e o prazo final é dia 2 de fevereiro de 2024. A taxa de inscrição aumenta em cada uma das fases.
Os jurados são anunciados em breve. Nos três grupos de júri, o TDC70 vai incluir especialistas nativos em sistemas de escrita que abrangem árabe, cirílico, índico, CJK, tailandês e algumas escritas africanas. Embora o concurso tenha sempre aceite inscrições internacionais e multilingues, a adição de mais jurados nos últimos anos foi um reflexo do compromisso do TDC em ter um maior número dos especialistas mais adequados a avaliar projetos nos quais possuem um conhecimento profundo.
A competição TDC recebe regularmente inscrições de mais de 60 países. Para tornar o TDC70 o mais acessível possível a nível global, a organização está a oferecer descontos regionais significativos nas taxas de inscrição.
Aproximadamente metade dos países do mundo qualificam-se para um desconto de 60% e um quarto recebe um desconto de 20%. Apenas os países e regiões economicamente mais prósperos pagam a taxa de entrada integral, grupo onde está considerado Portugal. Descontos adicionais também estão disponíveis para membros e estudantes do TDC. Consulta as taxas de inscrição por país.
Os vencedores do TDC70 recebem um Certificado de Excelência Tipográfica e um selo digital que certifica que seu trabalho está entre os melhores do mundo do ano. Os trabalhos vencedores também são integrados no prestigiado TDC Annual, The World’s Best Typography®, e exibidos em oito exposições que viajam para museus, escolas e organizações de design em todo o mundo.
Os vencedores do TDC70 também fazem parte do Global Creative Rankings do The One Club, somando pontos junto dos vencedores do The One Show, dos ADCE Awards e do ADC Annual Awards para mapear os principais criativos independentes, agências de publicidade, produtoras e marcas do mundo.
O comité do concurso TDC70 deste ano é presidido por Eric Q. Liu, tipógrafo, editor, podcaster e escritor do The Type em Tóquio, com o apoio dos membros do Conselho Consultivo da TDC, John Kudos, sócio-gerente, KUDOS Design Collaboratory e KASA Collective, Nova York, e Trisha Tan, diretora de design, Brooklyn, NY.
Para este ano, a identidade visual do concurso é assinada por Wolff Olins, com fontes generosamente doadas pela Neubau, com sede em Berlim.
“A cada ano, o TDC resumiu a essência da era atual”, afirma Thomas Wilder, diretor global da Wolff Olins. “Este ano, queríamos desafiar a abordagem tão comum de olhar para o futuro ou para o passado e, em vez disso, trazer urgência e importância ao momento presente. Partimos da ideia ‘Made For Now’ para projetar com o poder da efemeridade num mundo em constante mudança.”
“A competição anual da TDC esforça-se para permanecer sempre relevante para a grande comunidade tipográfica em todas as regiões e culturas, e estamos entusiasmados em aceitar e celebrar inscrições em mais disciplinas e estilos do que nunca”, declara Carol Wahler, diretora executiva do Type Directors Club.
Acede à plataforma de inscrição do TDC70 para obter mais informações e para inscrever trabalhos no concurso.
Céditos da identitade gráfica TDC70:
Agência: Wolff Olins
Global Principal: Thomas WilderAssociate
Creative Directors: Lau Huaranga, Scott CressClient
Engagement Directors: Jonathan Millar, Ian Carroll
Senior Designers: David Knowles, Nicolò Bernardi
Designers: Catreen Yoon, Eddy Lee
Creative Director: Jess Yan
Design Intern: Huiyu Yang
Motion Designer: Jason Chen
Junior Motion Designer: Yiting Nan
Fonts: Neubau Berlin
Relacionados