
O Centro de Inovação da Mouraria é uma incubadora de projetos e ideias de negócio das áreas das indústrias culturais e criativas, que tem como objetivo criar um ambiente favorável à incubação e desenvolvimento da criatividade e originalidade. Tem por missão ser uma referência de excelência para as gerações de criativos de Lisboa e o local ideal para desenvolverem os seus projetos de forma próspera e sustentável.
Lisboa é uma cidade criativa. Tem um setor criativo vibrante, dinâmico e em crescimento. A Câmara Municipal de Lisboa promove o setor e o empreendedorismo criativo através de diversas iniciativas e programas que apoia e desenvolve e através das infraestruturas que tem criado, algumas em parceria, destacando-se o Centro de Inovação da Mouraria (CIM), o Fablab, o Biolab, o Mercado dos Ofícios do Bairro Alto e o Hub Criativo do Beato. Esta dinâmica contribui para o estímulo à inovação e ao empreendedorismo criativo e para o estabelecimento de uma rede que em muito contribui para o posicionamento e reconhecimento de Lisboa a uma escala internacional, afirmando Lisboa como uma capital global inovadora, inteligente e sustentável.
O Município de Lisboa tem reconhecido ao longo dos últimos 10 anos a importância que o Clube tem no âmbito do desenvolvimento do cluster da Economia Criativa na cidade de Lisboa, os benefícios para a cidade e, nomeadamente, para o Centro de Inovação da Mouraria e para o FABLAB.
Conhece melhor alguns dos projetos que têm passado pelo CIM:
BirdWalk
A BirdWalk é uma marca de acessórios que se adaptam ao estilo de vida de cada um. Em vez de adaptar a vida ao design restritivo de uma bolsa, as malas da BirdWalk são versáteis e transformam-se de forma a adaptarem-se às diferentes necessidades de transporte e momentos do dia-a-dia. Uma marca 100% portuguesa, onde todos os produtos são feitos localmente em Portugal, desde o esboço e fornecimento de matérias-primas até o produto final. A versatilidade, sustentabilidade, durabilidade são valores que caracterizam a marca.
Projeto residente do CIM até 2023
Blue Monkey
A Blue Monkey é uma plataforma online de design têxtil que desenvolve coleções de padrões, criada por João Lomelino. Como uma gama diversificada de designs, a Blue Monkey colabora com vários estúdios e marcas de moda europeias. Através da plataforma, os clientes podem escolher de forma coerente e na sua totalidade todos os padrões desenhados.
BRAVA
A BRAVA é especializada em Branding e Design de Embalagens para Vinhos e Bebidas Espirituosas, com uma estrutura flexível e modular, que se adapta a cada projeto. Criada por Sandra Costa, em 2019, é uma liderança criativa que se conjuga no feminino e no singular - mas também pode ser plural! Cada projeto é elaborado, cada decisão é estratégica e cada marca é relevante.
Joana Tavares Studio
A Joana Tavares é uma designer de comunicação multidisciplinar com uma abordagem 360º. Desde a estratégia de marca, plano de comunicação de empresas, criação de identidades gráficas, ações de branding e gestão de produtos e serviços, motion graphics, vídeo, webdesign UX e Ui, gestão de redes sociais e comunicação digital. O pensamento estratégico está no centro da sua metodologia projetual, produzindo narrativas únicas que ligam a marca ao consumidor ou o projeto ao espectador.
Projeto residente do CIM até 2023
Oh! My Cod Food Tours
A Oh! My Cod Food Tours nasceu do desejo de compartilhar o que acontecia já entre amigos e familiares. Com um modelo de viagens e experiências gastronómicas Slow Food, todas as experiências são criadas com o intuito de partilhar o fascínio e interesse por Lisboa e por Portugal: as suas especificidades, os seus tesouros escondidos, a comida, o vinho, a riqueza das pessoas, a geografia e a cultura, mas também a relação entre a riqueza cosmopolita e o tradicional rural.
wetheknot
A wetheknot é uma marca portuguesa de slow fashion, que pensa e desenvolve coleções de roupa e acessórios de qualidade premium, cuidadosamente feitos para durar. Na wetheknot a qualidade prevalece à quantidade, e os produtos são projetados de forma a garantir o conforto de quem os usa, alinhado a uma estética minimalista, onde as questões sociais e ambientais são centrais em todas as etapas de produção. Todos os produtos são fabricados em Portugal com materiais de boa qualidade.
Novonovo
A Novonovo promove e facilita a prática da reutilização de materiais como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável, incentivando desta forma novos ciclos regenerativos que permitam a redistribuição dos materiais evitando que se tornem resíduos. Apoia o desenvolvimento de projetos sustentáveis nas fases de concepção e produção, através de consultoria a empresas interessadas em adotar formas mais sustentáveis e rentáveis de tratamento de materiais inutilizados, contribuindo assim para melhorar a eficiência da sua produção. Tem também em desenvolvimento uma plataforma online onde é possível fornecer ou encontrar materiais!
Surf REC
A Surf REC está a criar a app que vai elevar a experiência no surf. Através de câmaras robotizadas implantadas nas principais praias de surf, permite filmar as surfadas e receber os vídeos automaticamente, assim com ter acesso a treinadores profissionais de todo o mundo.
Stephanie Santos
STEPHANIE SANTOS é uma marca que intersecciona o design e a tecnologia dentro do campo da moda, combinando a construção tradicional de roupas de alta costura com técnicas e fabricação digital. Os produtos são feitos manualmente e/ou impressos em 3D. A marca inspira-se, em parte, na natureza e eleva essa estética em designs ergonómicos à volta do corpo feminino, de forma a criar elegância natural e ajustada. A fundadora acredita numa relação simbiótica com o vestuário e na aceitação de novas possibilidades.
Timelinefy
A Timelinefy dá vida ao passado. Como? Através da sua plataforma interativa online onde é possível desenhar linhas do tempo e cronogramas personalizados, assim como conexões entre eventos, e, desta forma, entender e interpretar o significado por trás de certos tópicos, factos e períodos históricos.
Projeto residente do CIM até 2023
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