2023 Conhece os residentes do Centro de Inovação da Mouraria
2023 Conhece os residentes do Centro de Inovação da Mouraria
20 de Julho de 2023
Conhece os residentes do Centro de Inovação da Mouraria

O Centro de Inovação da Mouraria é uma incubadora de projetos e ideias de negócio das áreas das indústrias culturais e criativas, que tem como objetivo criar um ambiente favorável à incubação e desenvolvimento da criatividade e originalidade. Tem por missão ser uma referência de excelência para as gerações de criativos de Lisboa e o local ideal para desenvolverem os seus projetos de forma próspera e sustentável. 

Lisboa é uma cidade criativa. Tem um setor criativo vibrante, dinâmico e em crescimento. A Câmara Municipal de Lisboa promove o setor e o empreendedorismo criativo através de diversas iniciativas e programas que apoia e desenvolve e através das infraestruturas que tem criado, algumas em parceria, destacando-se o Centro de Inovação da Mouraria (CIM), o Fablab, o Biolab, o Mercado dos Ofícios do Bairro Alto e o Hub Criativo do Beato. Esta dinâmica contribui para o estímulo à inovação e ao empreendedorismo criativo e para o estabelecimento de uma rede que em muito contribui para o posicionamento e reconhecimento de Lisboa a uma escala internacional, afirmando Lisboa como uma capital global inovadora, inteligente e sustentável.


O Município de Lisboa tem reconhecido ao longo dos últimos 10 anos a importância que o Clube tem no âmbito do desenvolvimento do cluster da Economia Criativa na cidade de Lisboa, os benefícios para a cidade e, nomeadamente, para o Centro de Inovação da Mouraria e para o FABLAB.


Conhece melhor alguns dos projetos que têm passado pelo CIM:


BirdWalk

A BirdWalk é uma marca de acessórios que se adaptam ao estilo de vida de cada um. Em vez de adaptar a vida ao design restritivo de uma bolsa, as malas da BirdWalk são versáteis e transformam-se de forma a adaptarem-se às diferentes necessidades de transporte e momentos do dia-a-dia. Uma marca 100% portuguesa, onde todos os produtos são feitos localmente em Portugal, desde o esboço e fornecimento de matérias-primas até o produto final. A versatilidade, sustentabilidade, durabilidade são valores que caracterizam a marca.

Projeto residente do CIM até 2023


Blue Monkey

A Blue Monkey é uma plataforma online de design têxtil que desenvolve coleções de padrões, criada por João Lomelino. Como uma gama diversificada de designs, a Blue Monkey colabora com vários estúdios e marcas de moda europeias. Através da plataforma, os clientes podem escolher de forma coerente e na sua totalidade todos os padrões desenhados.


BRAVA

A BRAVA é especializada em Branding e Design de Embalagens para Vinhos e Bebidas Espirituosas, com uma estrutura flexível e modular, que se adapta a cada projeto. Criada por Sandra Costa, em 2019, é uma liderança criativa que se conjuga no feminino e no singular - mas também pode ser plural! Cada projeto é elaborado, cada decisão é estratégica e cada marca é relevante.


Joana Tavares Studio

A Joana Tavares é uma designer de comunicação multidisciplinar com uma abordagem 360º. Desde a estratégia de marca, plano de comunicação de empresas, criação de identidades gráficas, ações de branding e gestão de produtos e serviços, motion graphics, vídeo, webdesign UX e Ui, gestão de redes sociais e comunicação digital. O pensamento estratégico está no centro da sua metodologia projetual, produzindo narrativas únicas que ligam a marca ao consumidor ou o projeto ao espectador.

Projeto residente do CIM até 2023


Oh! My Cod Food Tours

A Oh! My Cod Food Tours nasceu do desejo de compartilhar o que acontecia já entre amigos e familiares. Com um modelo de viagens e experiências gastronómicas Slow Food, todas as experiências são criadas com o intuito de partilhar o fascínio e interesse por Lisboa e por Portugal: as suas especificidades, os seus tesouros escondidos, a comida, o vinho, a riqueza das pessoas, a geografia e a cultura, mas também a relação entre a riqueza cosmopolita e o tradicional rural.


wetheknot

A wetheknot é uma marca portuguesa de slow fashion, que pensa e desenvolve coleções de roupa e acessórios de qualidade premium, cuidadosamente feitos para durar. Na wetheknot a qualidade prevalece à quantidade, e os produtos são projetados de forma a garantir o conforto de quem os usa, alinhado a uma estética minimalista, onde as questões sociais e ambientais são centrais em todas as etapas de produção. Todos os produtos são fabricados em Portugal com materiais de boa qualidade.


Novonovo

A Novonovo promove e facilita a prática da reutilização de materiais como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável, incentivando desta forma novos ciclos regenerativos que permitam a redistribuição dos materiais evitando que se tornem resíduos. Apoia o desenvolvimento de projetos sustentáveis nas fases de concepção e produção, através de consultoria a empresas interessadas em adotar formas mais sustentáveis e rentáveis de tratamento de materiais inutilizados, contribuindo assim para melhorar a eficiência da sua produção. Tem também em desenvolvimento uma plataforma online onde é possível fornecer ou encontrar materiais!


Surf REC

A Surf REC está a criar a app que vai elevar a experiência no surf. Através de câmaras robotizadas implantadas nas principais praias de surf, permite filmar as surfadas e receber os vídeos automaticamente, assim com ter acesso a treinadores profissionais de todo o mundo.


Stephanie Santos

STEPHANIE SANTOS é uma marca que intersecciona o design e a tecnologia dentro do campo da moda, combinando a construção tradicional de roupas de alta costura com técnicas e fabricação digital. Os produtos são feitos manualmente e/ou impressos em 3D. ​ A marca inspira-se, em parte, na natureza e eleva essa estética em designs ergonómicos à volta do corpo feminino, de forma a criar elegância natural e ajustada. A fundadora acredita numa relação simbiótica com o vestuário e na aceitação de novas possibilidades.


Timelinefy

A Timelinefy dá vida ao passado. Como? Através da sua plataforma interativa online onde é possível desenhar linhas do tempo e cronogramas personalizados, assim como conexões entre eventos, e, desta forma, entender e interpretar o significado por trás de certos tópicos, factos e períodos históricos.

Projeto residente do CIM até 2023


Músicas: “Disco Dancer” Kiki Gyan /

“The less I know the better” Tame Impala

Fimagem: António Correia

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