28 de Fevereiro de 2023
Clube das Criativas _ sessão 8 com Rita Luís e Sara Silva Santos

Na oitava sessão do podcast “Clube das Criativas”, a investigadora e designer Isabel Duarte convida a dupla fundadora da revista Bastarda, a investigadora Rita Luís e a designer independente Sara Silva Santos.

“O que se traz aqui é a expressão do objeto editorial, a conceção do objeto editorial em si como meio, ou seja, o meio ser a própria mensagem. Através do formato e das decisões que tomas como designer, podes trazer outras leituras e uma experiência de significado que não passa pela leitura literal da mensagem.” Sara Santos

“Partimos da biografia, mas o que nos interessa são as pequenas histórias a partir das quais podemos realçar aspetos que nos interessam, tal como a tradição da escrita feminista que pensa a condição feminina” Rita Luís

A oitava conversa do podcast reúne a dupla fundadora da revista Bastarda, uma publicação criada em novembro 2021 que tem como critério a invisibilidade de mulheres, convidando-nos a conhecer as suas histórias através do formato de biografia. Este objeto, construído de forma minuciosa, é também um refúgio e uma oportunidade de contar estas narrativas num registo diferenciador, tanto pelo seu tom de escrita, como pelo próprio objeto editorial.

A conversa é conduzida pela designer e investigadora Isabel Duarte, a convidada da sessão anterior, também ela criadora de um projeto que pretende trazer a público as mulheres invisíveis na história do design gráfico português, a Errata.

Ouve a conversa na íntegra no Spotify ou Soundcloud.

Biografias

2023 Clube das Criativas _ sessão 8 com Rita Luís e Sara Silva Santos

Rita Luís,  investigadora e professora   |   Sara Silva Santos, diretora de arte e designer gráfica

Rita Luís é investigadora no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde se dedica, entre outras coisas, à história dos media no contexto das ditaduras ibéricas do século XX, focando-se na análise dos fluxos transnacionais, do fenómeno censório e da transferência cultural. Como professora auxiliar convidada no IADE/universidade Europeia e na NOVA-FCSH, teve a oportunidade de explorar a relação entre a história e a comunicação a partir da cultura contemporânea. O projeto Bastarda surge de uma relação longa com a publicação independente, iniciada no início do século XX através do mundo das fanzines, dos coletivos feministas e do universo punk hardcore e, mais tarde, por meio da associação UNIPOP que, além da revista Imprópria, dinamizava a pequena editora Edições UNIPOP.

Sara Silva Santos é diretora de arte e designer gráfica com prática independente em Lisboa. De 2007 a 2013 trabalhou no atelier Barcelonino Bisdixit, envolvida em projetos para clientes do setor cultural e institucional, como a Bienal Europeia de Arte Contemporânea (Fundação Manifesta), Fundação Gala-Salvador Dalí, Transportes Metropolitanos de Barcelona ou Sala d'Art Jove entre outros. Em 2013 cofundou o estúdio de design Workship em Barcelona, onde dirigiu até 2022 uma grande variedade de projetos para clientes como a Câmara Municipal de Barcelona, o Auditório e Teatro de Girona, o Centre Obert d'Arquitectura ou as Nações Unidas, entre outros. Foi professora em cursos de pós-graduação e mestrado no IDEP Escola Superior de Imagem e Design, e de Licenciatura em Design Gráfico na LCI, em Barcelona. Os seus projetos foram premiados no Arts Directors Club, NYC Society of Illustrators, Communications Arts Magazine, Clube de Criativos de Portugal, ADG Laus e Daniel Gil (Visual).

Isabel Duarte, investigadora e designer

Isabel Duarte é designer de comunicação e doutoranda na Universidade de Brighton. A sua investigação foca-se na interseção entre a história do design gráfico e o feminismo, com um foco no contexto português. Em 2021 curou a exposição Errata com Olinda Martins. Em paralelo desenvolve o podcast Errata que documenta e reflete sobre a invisibilidade das mulheres no Design a partir de conversas com pensadores, curadores, historiadores e designers sobre a sua experiência e o seu trabalho. Como designer de comunicação, trabalha maioritariamente em design editorial em publicações como ArtReview e ArtReview Asia e Eye Magazine, entre outros projectos.

Todos os meses há uma nova convidada.

Ouve todas as conversas.

Disponível no Soundcloud, no Spotify e no Youtube

Produção do podcast do estúdio Guel e Imagem “Clube das Criativas” com a assinatura da ilustradora Kruella d’Enfer.