14 de Setembro de 2023
Clube das Criativas _ sessão 13 com Ana Pinheiro

Na 13ª sessão do podcast "Clube das Criativas", Cátia Domingues, guionista e copywriter, e Nádia Pinto, supervisora criativa freelancer, convidam Ana Pinheiro, content manager da Fullsix, a conversar sobre saúde mental e burnout no setor da publicidade.

“Na nossa área é necessário teres tempo para ti. Como é que se pode criar sem se ter tempo livre?” Nádia Pinto

A síndrome de burnout, distúrbio psicológico resultante do stress crónico que advém de condições de trabalho desgastantes e contínuas, é um tema que tem vindo a ser cada vez mais abordado. No contexto do setor criativo e publicitário que apresenta um ritmo de trabalho acelerado, um grande volume de trabalho e curtos prazos constantes, muitos profissionais sofrem com este distúrbio. Este é o ponto de partida do 13º episódio do podcast, onde se reflete sobre as formas como as agências e as empresas no geral podem promover o bem-estar e a saúde mental das equipas. A convidada desta sessão é Ana Pinheiro, content manager da Fullsix, tendo passado por agências como a Float, Back Communication e a NOSSA. A conversa é conduzida por Cátia Domingues e Nádia Pinto, convidadas da sessão anterior.

“Uma coisa que desgasta e que contribui para a fraca saúde mental na nossa área é a falta de processos bem oleados e que façam sentido. Os níveis de frustração são muito mais baixos se os processos forem mais ágeis.” Ana Pinheiro

Ouve a conversa na íntegra no Spotify ou Soundcloud para ficar a saber.

Biografias

Ana Pinheiro, content manager da Fullsix Portugal

Comecei por ser bióloga e achei que ia mudar o mundo, mas depois percebi que gostava demasiado de contar histórias e os tubos de ensaio, não eram uma audiência muito calorosa. Vai daí, comecei a falar com pessoas sobre os encantos da ciência e estive ligada à comunicação de ciência, durante mais uns anos, até que o apelo criativo falou mais alto.

Passei por agências como a Float, Back Communication, NOSSA e Fullsix, onde estou atualmente, como content manager.

Gosto de cerveja e vinho tinto, a acompanhar uma boa conversa, sempre com sotaque do Norte. (Não preciso de dizer qual é a cerveja, pois não?)

2023 Clube das Criativas _ sessão 13 com Ana Pinheiro

Cátia Domingues, guionista e copywriter | Nádia Pinto, supervisora criativa freelancer

Cátia Domingues começou como assessora de imprensa na H&K Portugal até que decidiu não resistir mais ao chamamento do copywriting com uma carreira que começou na Lola Madrid e passou por sítios como a Brandia, Fullsix ou a BBDO. Depois decidiu ser freelancer para ir atrás de uma carreira como guionista tendo passado por sítios como "Produções Fictícias" no Canal Q, "5 para a Meia Noite" na RTP e "Gente que não sabe Estar na TVI". Atualmente faz parte da equipa do Ricado Araújo Pereira, no "Isto é gozar com quem trabalha". De vez em quando faz uma perninha na publicidade, para matar saudades.

Nádia Pinto. Tem 43 anos e uma pele fantástica.
Sempre quis ser veterinária, mas tentou entrar no Conservatório Nacional de Teatro. Como chumbou a canto lírico, inscreveu-se no IADE e hoje é Diretora de Arte.
Passou por agências como HAVAS, Ogilvy, Wunderman Thompson, McCann, VMLY&R, e Fuel. No último ano foi a Supervisora Criativa do departamento de Redes Sociais da NOSSA.
Ao longo da sua carreira conseguiu conquistar vários prémios de criatividade e eficácia que podiam estar hoje expostos em cima de uma lareira, se tivesse uma.

Todos os meses há uma nova convidada.

Ouve todas as conversas.

Disponível no Soundcloud, no Spotify e no Youtube

Produção do podcast do estúdio Guel e Imagem “Clube das Criativas” com a assinatura da ilustradora Kruella d’Enfer.