27 de Julho de 2023
Clube das Criativas _ sessão 12 com Cátia Domingues e Nádia Pinto

O podcast "Clube das Criativas" celebra um ano de existência e, para marcar esta edição, as diretoras criativas Maria Inês Leiria e Sara Soares convidam Cátia Domingues, guionista e copywriter, e Nádia Pinto, supervisora criativa freelancer.

The F Side, espaço inclusivo que pretende dar visibilidade a mulheres e a pessoas não-binárias na área da criatividade publicitária em Portugal, co-criado por 3 das 4 participantes deste episódio – a Maria Inês, a Sara e a Nádia, juntamente com a Teresa Pinho – é um dos pontos de partida para esta conversa. Por ainda haver muitas desculpas para não contratar mulheres na indústria, sendo uma delas “as mulheres não têm piada”, esta é uma conversa que explora este tópico, com duas convidadas que se destacam pelo seu sentido de humor e a relação deste com a publicidade.

De assessora de imprensa na Hill & Knowlton Portugal, a copywriter na Lola Madrid, Brandia, Fullsix e BBDO, Cátia Domingues foi atrás de uma carreira como guionista, destancando-se, entre outros, em projetos como “Isto é Gozar Com Quem Trabalha”. Nádia Pinto, soma uma experiência como diretora de arte em agências como a DDB, Havas, Ogilvy, Wundermann Thompson, Mccan e Fuel, mas é também a “lady mustache”, projeto pessoal que criou, pautado pelo humor.

“O mais difícil, quando trabalhas humor em publicidade, é encontrares um diretor criativo com o mesmo sentido de humor que tu. Isso define o que é que avança.” Cátia Domingues

“Utilizar ao máximo o potencial da equipa é super importante. Cada pessoa tem uma mais-valia e é importante potenciar cada pessoa a cada briefing. E, se for preciso, chamar freelas.” Nádia Pinto

O humor que se faz em Portugal é suficiente? Há medo em arriscar no mercado publicitário? Quais os conselhos que dariam a diretores criativos, agências e mulheres criativas?

Ouve a conversa na íntegra no Spotify ou Soundcloud para ficar a saber.

Biografias

2023 Clube das Criativas _ sessão 12 com Cátia Domingues e Nádia Pinto

Cátia Domingues, guionista e copywriter | Nádia Pinto, supervisora criativa freelancer

Cátia Domingues começou como assessora de imprensa na H&K Portugal até que decidiu não resistir mais ao chamamento do copywriting com uma carreira que começou na Lola Madrid e passou por sítios como a Brandia, Fullsix ou a BBDO. Depois decidiu ser freelancer para ir atrás de uma carreira como guionista tendo passado por sítios como "Produções Fictícias" no Canal Q, "5 para a Meia Noite" na RTP e "Gente que não sabe Estar na TVI". Atualmente faz parte da equipa do Ricado Araújo Pereira, no "Isto é gozar com quem trabalha". De vez em quando faz uma perninha na publicidade, para matar saudades.

Nádia Pinto. Tem 43 anos e uma pele fantástica.
Sempre quis ser veterinária, mas tentou entrar no Conservatório Nacional de Teatro. Como chumbou a canto lírico, inscreveu-se no IADE e hoje é Diretora de Arte.
Passou por agências como HAVAS, Ogilvy, Wunderman Thompson, McCann, VMLY&R, e Fuel. No último ano foi a Supervisora Criativa do departamento de Redes Sociais da NOSSA.
Ao longo da sua carreira conseguiu conquistar vários prémios de criatividade e eficácia que podiam estar hoje expostos em cima de uma lareira, se tivesse uma.

Maria Inês Leira, diretora criativa | Sara Soares, diretora criativa

Maria Inês Leiria é Diretora Criativa Internacional na WundermanThompson Lisboa.

Trabalhou contas como a Canon, Red Cross, Nestlé, Avon, Shell, Dominos, HSBC e Purina. Tem um especial amor por ideas de impacto social, especialmente Tech for Good.

Por falar em amor, depois há os cães, os gatos e os cavalos.

Mergulhos no mar e dormir a sesta.

Sara Soares. Diretora Criativa e Copywriter. Queer e Vegan. Londres e Lisboa. Gin e tónico. A Sara começou o seu percurso profissional em Lisboa, onde passou pela JWT e McCann Erickson, entre outras, até se mudar de ténis e bagagens para Londres, em 2013. No mercado inglês trabalhou para agências como a Leo Burnett London, a RAPP, a VCCP e a Wunderman Thompson London. Este ano será de transição; entre a agência de Londres onde ainda é responsável pelas campanhas de sustentabilidade de KitKat e a Wunderman Thompson Lisboa, onde dirige os clientes internacionais e Santander, entre outros. A Sara é 63% água, 6% tinta de tatuagem e 3% tinta de caneta permanente.

Todos os meses há uma nova convidada.

Ouve todas as conversas.

Disponível no Soundcloud, no Spotify e no Youtube

Produção do podcast do estúdio Guel e Imagem “Clube das Criativas” com a assinatura da ilustradora Kruella d’Enfer.