2022 Vencedores Portugueses no ADCE Awards 2022
2022 Vencedores Portugueses no ADCE Awards 2022
15 de Dezembro de 2022
Vencedores Portugueses no ADCE Awards 2022

Portugal é o quinto país mais premiado no ADCE Awards 2022, com 27 prémios, 9 Pratas e 18 Bronzes.

Parabéns à Coming Soon LisboaDeadinbeirute™This is PacificaUzina78327 Creative StudioBRAVAEstúdio João CamposFuelJudasNTT DATANucleo AudioPartnersThe Walt Disney Company Portugal e Stream and Tough Guy, que foram as empresas portuguesas a levar para casa um Prémio ADCE, nesta 31ª Edição. 

Os vencedores portugueses subirão a palco para celebrar e receber os respetivos troféus, na ADCE Winners Portugal Night, integrada na primeira Tertúlia CCP de 2023, "AI Meets Creativity", que decorre no dia 3 de fevereiro, no espaço The House of Hope and Dreams, em Lisboa.

A Serviceplan Alemanha vence o Grand Prix ADCE 2022 com a campanha The Wish para o cliente Penny.

Motherland Pride da Saatchi & Saatchi Ucrânia para a KyivPride leva para casa o prémio European Star-Johannes.

A agência ucraniana Bickerstaff.734, agora sediada em Lisboa e sócia CCP, vence o prémio Genius Loci com a campanha Khortytsia – the Island of a mystery para a Khortytsia National Reserve.

Bihar, choosing tomorrow da Llorente & Cuenca para a BBK Foundation arrecada o prémio Green Star e a campanha The DiscovHery Billboards da ACNE para a Terre des Hommes vence o prémio Equal Star.

GRAND PRIX ADCE 2022

"The Wish", Serviceplan Alemanha para a Peny

 

Uma lista de desejos torna-se o apelo de uma geração, quando um adolescente pergunta à mãe o que ela quer para Natal. O seu monólogo transporta-nos aos tempos áureos da juventude até à profunda dor do primeiro desgosto amoroso, trazendo à conversa o facto de a Covid-19 ter provocado o desaparecimento de muitas destas experiências. Do casting cuidadoso à preparação intensiva do studio-set, a colaboração do DOP e steadicam, a luz fluente e o soundesign, enquanto a edição e a cinematografia enquadram habilmente a ação, o filme mostra em quatro minutos um drama sobre as importantes experiências da juventude e para o crescimento.


Um total de 46 Ouros, 92 Pratas e 233 Bronzes foram entregues na 31ª edição do ADCE Awards e os vencedores foram anunciados esta quinta-feira, dia 15 de dezembro, na Gala Online.

 

O júri composto por 54 criativos líderes de 20 países europeus reuniu pela primeira vez em formato online e depois presencialmente em Barcelona, de 25 a 30 de novembro, para debater e avaliar o melhor trabalho criativo da Europa.


Os Premiados Portugueses

9 Pratas

Cadáver Esquisito, Deadinbeirute™ para a Arranha-Céus na categoria Design
OODA X?!,This is Pacifica para OODA na categoria Design
Cadáver Esquisito,  Deadinbeirute™ para a Arranha-Céus na categoria Design
Cadáver Esquisito,  Deadinbeirute™ para a Arranha-Céus na categoria Design
Cadáver Esquisito,  Deadinbeirute™ para a Arranha-Céus na categoria Film & Audio
Normal Life, Coming Soon Lisboa para a Abraço na categoria Film & Audio
I'm In Your Hand, Uzina para a Samsung na categoria Integrated & Innovation
I'm In Your Hand, Uzina para a Samsung na categoria Integrated & Innovation
I'm In Your Hand, Uzina para a Samsung na categoria Interactive & Mobile

18 Bronzes

A Idade do Papel [The Age of Paper], Estúdio João Campos para a Imprensa Nacional na categoria Design
Betclic ODDS, 78 para a Betclic na categoria Film & Audio
Betclic ODDS, Nucleo Audio para a Betclic na categoria Film & Audio
C-Vive, NTT DATA Portugal para a Nelson Mandela University na categoria Interactive & Mobile
Cadáver Esquisito, Deadinbeirute™ para a Arranha-Céus na categoria Print & Outdoor
Coffin, Coming Soon Lisboa para a Queer Lisboa na categoria Film & Audio
Cristal Vinegar Jewelry, Judas para a Cristal - Comtemp na categoria Design
Cristal Vinegar Jewelry, Judas para a Cristal - Comtemp na categoria Integrated & Innovation
Exilado, 327 Creative Studio para a Almeida Garrett Wines na categoria Design
FOX THE SCROLL - FOX Channels Portugal, The Walt Disney Company Portugal (In-House Studio) para a The Walt Disney Company Europe and Africa na categoria Print & Outdoor
FOX THE SCROLL - FOX Channels Portugal, The Walt Disney Company Portugal (In-House Studio) para a The Walt Disney Company Europe and Africa na categoria Integrated & Innovation
GALATRIXA, BRAVA para a Octávio Freitas Winery na categoria Design
Heartwarmers / Aquecedor de Estimação, Fuel Publicidade, Lda para Worten na categoria Interactive & Mobile
I'm In Your Hand, Uzina para a Samsung na categoria Interactive & Mobile
Risky Advertising for Safety Workwear, Stream and Tough Guy para a TOWORKFOR na categoria Film & Audio
The Step Cracker, Partners para a Associação Salvador na categoria Film & Audio
TRA LA, This is Pacifica para a Reitoria Group na categoria Design
Walk On Amazing, Stream and Tough Guy para a Amorim Cork Flooring na categoria Integrated & Innovation


No total, foram inscritos 874 trabalhos criativos na 31ª edição dos prémios ADCE. As 46 campanhas galardoadas com Ouro nas várias categorias são:

 

Film & Audio

TV/Cinema Commercials: The Wish, Serviceplan Germany para a  Penny

Online Videos: No Drama, Wirz Group AG para a Switzerland Tourism

Online Videos: Zalando Pre-owned. Drama-free, Accenture Song Germany para a Zalando
Non-profit/public service/NGO: Kinodopomoha | Series of Doc Stories, Kinodopomoha para a Kinodopomoha

Craft - direction, cinematography and editing: One, BBDO GmbH para o WhatsApp

Craft - direction, cinematography and editing: The Wish, Serviceplan Germany para a Penny

Craft - music and sound: Zalando Pre-owned. Drama-free, Accenture Song Germany para a Zalando

Craft - animation, VFX, CGI and 3D: The spider and the window, Leo Burnett para a Samsung Electronics

Craft - animation, VFX, CGI and 3D: An Unlikely Friendship, CYW para a Prime Video

Print & Outdoor

Outdoor: Motherland Pride, Saatchi & Saatchi Ukraine para a KyivPride

Digital Screens: Fight sexism with sexism, thjnk AG / thjnk Munich para a Ursula Karven/ Frauen100/ hell & karrer communications GmbH

Special Outdoor: Motherland Pride, Accenture Song Germany para a KyivPride

Direct Marketing: Very Important Stamps, Serviceplan Germany para a International Society for Human Rights (ISHR) – German section

Direct Marketing: #ShowUsEqual, Accenture Song Germany para a German Olympic Sports Confederation

Non-profit/public service/NGO: Motherland Pride, Saatchi & Saatchi Ukraine para a KyivPride

Non-profit/public service/NGO: Fight sexism with sexism, thjnk AG / thjnk Munich para a Ursula Karven/ Frauen100/ hell & karrer communications GmbH

 

Interactive & Mobile

Interactive Design: FAQ YOU – An educational Revolution, loved gmbH/ thjnk AG para a Ohhh! foundation

Place-specific experiences: The oldest model in the world, Demner, Merlicek & Bergmann / DMB para a Zalando

Non-profit/public service/NGO: HetzJaeger. Antifascist Algorithms, a Philipp und Keuntje para a Laut gegen Nazis

Digital Service Experience: Laska Upcycle Merch, Bickerstaff.734 para a Laska Charity Store

 

Design

Editorial Design: Seabound. A Logbook, Dog Design para a Elina Brotherus

Corporate Brand Identity: Sitko Pizza, Werklig para a Sitko Pizza

Corporate Brand Identity: Klaipėda city visual identity, Critical+Xwhy agency para a Klaipėda city

Logotype: Khortytsia - the island of a mystery, Bickerstaff.734 para a Khortytsia National Reserve

Illustration: Greek Spirits, Tsipourman pela ODD BLEAT para a Tsipourman

Illustration: El Galipote, Not Perfect Vilnius para a UAB Vilniaus degtinė

Photography: Sitko Pizza, Werklig para a Sitko Pizza

Packaging: Bahlsen Global Re-launch, Auge Design para a Bahlsen

Spatial Design: Normal Restaurant Signage, Rundesign para o Restaurant Normal (El Celler de Can Roca)

Spatial Design: Da spazio dimenticato a spazio della memoria, Simone Brillarelli para o Mercato Centrale Milano

Any Other: #flutwein - Our Worst Vintage, Seven.One AdFactory Creative House + White Rabbit Budapest para a Ahr - A wineregion needs Help for Rebuilding e.V.

Brand Experience

Promotions: #flutwein - Our Worst Vintage, Seven.One AdFactory Creative House + White Rabbit Budapest para a Ahr - A wineregion needs Help for Rebuilding e.V.

Live Stunts Brand Activation: Motherland Pride, Saatchi & Saatchi Ukraine para a KyivPride

New use of media: City Life Billboard, Philipp und Keuntje para a Hinz&Kunzt

PR/Events: Water of Africa, Collettivo Creativo para o Action Against Hunger

PR/Events: Motherland Pride, Saatchi & Saatchi Ukraine para a KyivPride

 

Integrated & Innovation

Integrated Campaigns for commercial brands: Colours of The Slopes – Campaign, Swisscom | andylusti.com para a Swisscom

Non-profit/public service/NGO: Act against Algorithm, Jung von Matt DONAU para a Vienna Tourist Board

Branded Content: Carebonara, Alkemy para a Barilla

Best Use of Technology: The most important call, Not Perfect Vilnius para a Strong Together

Best Use of Data: The (uncertain) Four Seasons, Jung von Matt para as United Nations

Product/Service innovation: #flutwein - Our Worst Vintage, Seven.One AdFactory Creative House + White Rabbit Budapest para a Ahr - A wineregion needs Help for Rebuilding e.V

European Student of the Year

Graphic Design/Product Design: Molda., Marvin Stegmann and Maximilian Wölfl da Alemanha

Communication ideas: Born Guilty, Filmakademie Baden-Württemberg team, da Alemanha

European Best Young Creative

Graphic Design/Product Design: EMORI — Emotion regulation application, Dārta Galiņa, Sandra Sugako and Ričards Znutiņš-Znutāns da Lituânia

Communication ideas: The Equal Kit, Tuomas Karvonen, TBWA\Helsinki da Finlândia


Dados e números

54 jurados de 20 países Europeus

874 trabalhos submetidos de 24 países Europeus

376 trabalhos premiados

1 Grand Prix

1 European Star-Johannes Newrkla Award

1 Genius Loci Award

1 Green Star Award

ADCE European Star - Johannes Newrkla Award

Motherland Pride” da Saatchi & Saatchi Ukraine para a KyivPride recebeu o ADCE European Star Johannes Newrkla Award.

"Saatchi & Saatchi Ucrânia prendeu uma enorme bandeira de arco-íris à espada da estátua mais alta da Europa: o icónico Monumento à Pátria, hackeando-a com a ajuda de drones. Essa ação em tempo real transformou o simbolismo da estátua, passando da proteção dos valores soviéticos à proteção dos direitos humanos e aceitação da diversidade."

ADCE Genius Loci Award

O Prémio ADCE Genius Loci celebra os valores das várias culturas europeias. Premeia a excelência criativa com poder para revelar uma atmosfera distinta de um local europeu, a alma de um lugar em particular dentro da herança cultural europeia excecionalmente rica. Este ano o prémio foi atribuído à campanha ““Khortytsia - the island of a mystery” da agência Bickerstaff.734 para o Khortytsia National Reserve.

"A ilha Khortytsia é um dos alicerces da história Ucânia. É um lugar histórico com centenas de anos, natureza incrível, mitos e lendas e empolgantes segredos que os próprios ucranianos não têm conhecimento. Para tornar Khortytsia atrativa e novamente significante, a Bickerstaff.734 decidiu utilizar o mistério da ilha como inspiração para a base do design. O símbolo X é utilizado para simbolizar este mistério, que é gradualmente revelado de forma única, convidando todos a descobrir as suas próprias histórias sobre Khortytsia..."


ADCE Green Star Award

O Prémio ADCE Green Star Award foi criado para reconhecer o trabalho que promove a economia circular, a sustentabilidade ou a proteção do ambiente. A campanha “Bihar, choosing tomorrow” da Llorente & Cuenca para a BBK Foundation levou para casa o primeiro ADCE Green Star Award.

"Uma grande e realista escultura do rosto de uma mulher, conhecida por Bihar (que significa “amanhã” em Basco), foi criada e instalada de forma a parecer estar a afundar no Estuário de Bilbao. O objetivo desta intervenção é consciencializar sobre a problemática da ansiedade climática. A escultura serve para refletir e convocar as gerações futuras cujas ações têm o poder de nos levar ao fundo ou manter-nos a em cima. Esta peça constituiu o teaser para a curta metragem de ficção onde a competitividade sustentável numa Bilbao distópica foi explicada em profundidade."

New ADCE Equal Star Award

Este prémio foi criado este ano e é inspirado pelo mesmo prémio criado pelo Clube Italiano e procura premiar um trabalho que promova a inclusão, a igualdade de género, o combate a todas as formas de discriminação e que celebra a criatividade que supera os estereótipos.

"The DiscovHery Billboards" da ACNE para a Terre des Hommes vence o novo ADCE Equal Star Award.

"A verdade é: nunca foi dedicada uma estátua a uma mulher em Milão. Por isso, para o Dia Mundial ds Mulher, a ONG para a igualdade de género, Terre des Hommes, criou a “The DiscovHery Billboards”, uma campanha que, ao brincar com a perspetiva, trocou as estátuas masculinas de Milão por outras de mulheres inspiradoras, colocadas ao nível da altura de uma criança. Esta ação procurou inspirar as gerações futuras e ao mesmo tempo dar acesso a uma petição para os cidadãos construírem a primeira estátua feminina na cidade. Uma campanha tão poderosa e consciente que levou à inauguração de uma estátua alguns meses depois."

2022 Vencedores Portugueses no ADCE Awards 2022

Presidentes de Júri 2022

Sob a liderança de Alexander Schill, Global Chief Creative Officer do Serviceplan Group e presidente da ADCE, os jurados foram liderados por:

 

Film & Audio: Richard Brim, Chief Creative Officer, Adam&Eve DDB, Reino Unido     

Print & Outdoor: Vladyslava Denys, Creative Director, Cheil, Ucrânia

Interactive & Mobile: Belén Coca, Independent Creative Director, Espanha

Design: Pedro Mesquita, Designer, Art director and Partner, This is Pacifica, Portugal

Brand Experience: Stefania Siani, CEO and Chief Creative Officer, Serviceplan, Itália

Integrated & Innovation: Alexander Jaggy, Co-Founder and Chief Creative Officer, Thjnk Zurich, Suíça

Parabéns a todos os vencedores!

Relacionados

2022 Vencedores Portugueses no ADCE Awards 2022

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

2022 Vencedores Portugueses no ADCE Awards 2022
2022 Vencedores Portugueses no ADCE Awards 2022
2022 Vencedores Portugueses no ADCE Awards 2022
2022 Vencedores Portugueses no ADCE Awards 2022
2022 Vencedores Portugueses no ADCE Awards 2022
2022 Vencedores Portugueses no ADCE Awards 2022
2022 Vencedores Portugueses no ADCE Awards 2022
2022 Vencedores Portugueses no ADCE Awards 2022

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubedacriatividade.pt

built by

Bondhabits
Website desenvolvido por Bondhabits.
Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile