
Portugal é o quinto país mais premiado no ADCE Awards 2022, com 27 prémios, 9 Pratas e 18 Bronzes.
Parabéns à Coming Soon Lisboa, Deadinbeirute™, This is Pacifica, Uzina, 78, 327 Creative Studio, BRAVA, Estúdio João Campos, Fuel, Judas, NTT DATA, Nucleo Audio, Partners, The Walt Disney Company Portugal e Stream and Tough Guy, que foram as empresas portuguesas a levar para casa um Prémio ADCE, nesta 31ª Edição.
Os vencedores portugueses subirão a palco para celebrar e receber os respetivos troféus, na ADCE Winners Portugal Night, integrada na primeira Tertúlia CCP de 2023, "AI Meets Creativity", que decorre no dia 3 de fevereiro, no espaço The House of Hope and Dreams, em Lisboa.
A Serviceplan Alemanha vence o Grand Prix ADCE 2022 com a campanha The Wish para o cliente Penny.
Motherland Pride da Saatchi & Saatchi Ucrânia para a KyivPride leva para casa o prémio European Star-Johannes.
A agência ucraniana Bickerstaff.734, agora sediada em Lisboa e sócia CCP, vence o prémio Genius Loci com a campanha Khortytsia – the Island of a mystery para a Khortytsia National Reserve.
Bihar, choosing tomorrow da Llorente & Cuenca para a BBK Foundation arrecada o prémio Green Star e a campanha The DiscovHery Billboards da ACNE para a Terre des Hommes vence o prémio Equal Star.
GRAND PRIX ADCE 2022
"The Wish", Serviceplan Alemanha para a Peny
Uma lista de desejos torna-se o apelo de uma geração, quando um adolescente pergunta à mãe o que ela quer para Natal. O seu monólogo transporta-nos aos tempos áureos da juventude até à profunda dor do primeiro desgosto amoroso, trazendo à conversa o facto de a Covid-19 ter provocado o desaparecimento de muitas destas experiências. Do casting cuidadoso à preparação intensiva do studio-set, a colaboração do DOP e steadicam, a luz fluente e o soundesign, enquanto a edição e a cinematografia enquadram habilmente a ação, o filme mostra em quatro minutos um drama sobre as importantes experiências da juventude e para o crescimento.
Um total de 46 Ouros, 92 Pratas e 233 Bronzes foram entregues na 31ª edição do ADCE Awards e os vencedores foram anunciados esta quinta-feira, dia 15 de dezembro, na Gala Online.
O júri composto por 54 criativos líderes de 20 países europeus reuniu pela primeira vez em formato online e depois presencialmente em Barcelona, de 25 a 30 de novembro, para debater e avaliar o melhor trabalho criativo da Europa.
Os Premiados Portugueses
9 Pratas
Cadáver Esquisito, Deadinbeirute™ para a Arranha-Céus na categoria Design
OODA X?!,This is Pacifica para OODA na categoria Design
Cadáver Esquisito, Deadinbeirute™ para a Arranha-Céus na categoria Design
Cadáver Esquisito, Deadinbeirute™ para a Arranha-Céus na categoria Design
Cadáver Esquisito, Deadinbeirute™ para a Arranha-Céus na categoria Film & Audio
Normal Life, Coming Soon Lisboa para a Abraço na categoria Film & Audio
I'm In Your Hand, Uzina para a Samsung na categoria Integrated & Innovation
I'm In Your Hand, Uzina para a Samsung na categoria Integrated & Innovation
I'm In Your Hand, Uzina para a Samsung na categoria Interactive & Mobile
18 Bronzes
A Idade do Papel [The Age of Paper], Estúdio João Campos para a Imprensa Nacional na categoria Design
Betclic ODDS, 78 para a Betclic na categoria Film & Audio
Betclic ODDS, Nucleo Audio para a Betclic na categoria Film & Audio
C-Vive, NTT DATA Portugal para a Nelson Mandela University na categoria Interactive & Mobile
Cadáver Esquisito, Deadinbeirute™ para a Arranha-Céus na categoria Print & Outdoor
Coffin, Coming Soon Lisboa para a Queer Lisboa na categoria Film & Audio
Cristal Vinegar Jewelry, Judas para a Cristal - Comtemp na categoria Design
Cristal Vinegar Jewelry, Judas para a Cristal - Comtemp na categoria Integrated & Innovation
Exilado, 327 Creative Studio para a Almeida Garrett Wines na categoria Design
FOX THE SCROLL - FOX Channels Portugal, The Walt Disney Company Portugal (In-House Studio) para a The Walt Disney Company Europe and Africa na categoria Print & Outdoor
FOX THE SCROLL - FOX Channels Portugal, The Walt Disney Company Portugal (In-House Studio) para a The Walt Disney Company Europe and Africa na categoria Integrated & Innovation
GALATRIXA, BRAVA para a Octávio Freitas Winery na categoria Design
Heartwarmers / Aquecedor de Estimação, Fuel Publicidade, Lda para Worten na categoria Interactive & Mobile
I'm In Your Hand, Uzina para a Samsung na categoria Interactive & Mobile
Risky Advertising for Safety Workwear, Stream and Tough Guy para a TOWORKFOR na categoria Film & Audio
The Step Cracker, Partners para a Associação Salvador na categoria Film & Audio
TRA LA, This is Pacifica para a Reitoria Group na categoria Design
Walk On Amazing, Stream and Tough Guy para a Amorim Cork Flooring na categoria Integrated & Innovation
No total, foram inscritos 874 trabalhos criativos na 31ª edição dos prémios ADCE. As 46 campanhas galardoadas com Ouro nas várias categorias são:
Film & Audio
TV/Cinema Commercials: The Wish, Serviceplan Germany para a Penny
Online Videos: No Drama, Wirz Group AG para a Switzerland Tourism
Online Videos: Zalando Pre-owned. Drama-free, Accenture Song Germany para a Zalando
Non-profit/public service/NGO: Kinodopomoha | Series of Doc Stories, Kinodopomoha para a Kinodopomoha
Craft - direction, cinematography and editing: One, BBDO GmbH para o WhatsApp
Craft - direction, cinematography and editing: The Wish, Serviceplan Germany para a Penny
Craft - music and sound: Zalando Pre-owned. Drama-free, Accenture Song Germany para a Zalando
Craft - animation, VFX, CGI and 3D: The spider and the window, Leo Burnett para a Samsung Electronics
Craft - animation, VFX, CGI and 3D: An Unlikely Friendship, CYW para a Prime Video
Print & Outdoor
Outdoor: Motherland Pride, Saatchi & Saatchi Ukraine para a KyivPride
Digital Screens: Fight sexism with sexism, thjnk AG / thjnk Munich para a Ursula Karven/ Frauen100/ hell & karrer communications GmbH
Special Outdoor: Motherland Pride, Accenture Song Germany para a KyivPride
Direct Marketing: Very Important Stamps, Serviceplan Germany para a International Society for Human Rights (ISHR) – German section
Direct Marketing: #ShowUsEqual, Accenture Song Germany para a German Olympic Sports Confederation
Non-profit/public service/NGO: Motherland Pride, Saatchi & Saatchi Ukraine para a KyivPride
Non-profit/public service/NGO: Fight sexism with sexism, thjnk AG / thjnk Munich para a Ursula Karven/ Frauen100/ hell & karrer communications GmbH
Interactive & Mobile
Interactive Design: FAQ YOU – An educational Revolution, loved gmbH/ thjnk AG para a Ohhh! foundation
Place-specific experiences: The oldest model in the world, Demner, Merlicek & Bergmann / DMB para a Zalando
Non-profit/public service/NGO: HetzJaeger. Antifascist Algorithms, a Philipp und Keuntje para a Laut gegen Nazis
Digital Service Experience: Laska Upcycle Merch, Bickerstaff.734 para a Laska Charity Store
Design
Editorial Design: Seabound. A Logbook, Dog Design para a Elina Brotherus
Corporate Brand Identity: Sitko Pizza, Werklig para a Sitko Pizza
Corporate Brand Identity: Klaipėda city visual identity, Critical+Xwhy agency para a Klaipėda city
Logotype: Khortytsia - the island of a mystery, Bickerstaff.734 para a Khortytsia National Reserve
Illustration: Greek Spirits, Tsipourman pela ODD BLEAT para a Tsipourman
Illustration: El Galipote, Not Perfect Vilnius para a UAB Vilniaus degtinė
Photography: Sitko Pizza, Werklig para a Sitko Pizza
Packaging: Bahlsen Global Re-launch, Auge Design para a Bahlsen
Spatial Design: Normal Restaurant Signage, Rundesign para o Restaurant Normal (El Celler de Can Roca)
Spatial Design: Da spazio dimenticato a spazio della memoria, Simone Brillarelli para o Mercato Centrale Milano
Any Other: #flutwein - Our Worst Vintage, Seven.One AdFactory Creative House + White Rabbit Budapest para a Ahr - A wineregion needs Help for Rebuilding e.V.
Brand Experience
Promotions: #flutwein - Our Worst Vintage, Seven.One AdFactory Creative House + White Rabbit Budapest para a Ahr - A wineregion needs Help for Rebuilding e.V.
Live Stunts Brand Activation: Motherland Pride, Saatchi & Saatchi Ukraine para a KyivPride
New use of media: City Life Billboard, Philipp und Keuntje para a Hinz&Kunzt
PR/Events: Water of Africa, Collettivo Creativo para o Action Against Hunger
PR/Events: Motherland Pride, Saatchi & Saatchi Ukraine para a KyivPride
Integrated & Innovation
Integrated Campaigns for commercial brands: Colours of The Slopes – Campaign, Swisscom | andylusti.com para a Swisscom
Non-profit/public service/NGO: Act against Algorithm, Jung von Matt DONAU para a Vienna Tourist Board
Branded Content: Carebonara, Alkemy para a Barilla
Best Use of Technology: The most important call, Not Perfect Vilnius para a Strong Together
Best Use of Data: The (uncertain) Four Seasons, Jung von Matt para as United Nations
Product/Service innovation: #flutwein - Our Worst Vintage, Seven.One AdFactory Creative House + White Rabbit Budapest para a Ahr - A wineregion needs Help for Rebuilding e.V
European Student of the Year
Graphic Design/Product Design: Molda., Marvin Stegmann and Maximilian Wölfl da Alemanha
Communication ideas: Born Guilty, Filmakademie Baden-Württemberg team, da Alemanha
European Best Young Creative
Graphic Design/Product Design: EMORI — Emotion regulation application, Dārta Galiņa, Sandra Sugako and Ričards Znutiņš-Znutāns da Lituânia
Communication ideas: The Equal Kit, Tuomas Karvonen, TBWA\Helsinki da Finlândia
Dados e números
54 jurados de 20 países Europeus
874 trabalhos submetidos de 24 países Europeus
376 trabalhos premiados
1 Grand Prix
1 European Star-Johannes Newrkla Award
1 Genius Loci Award
1 Green Star Award
ADCE European Star - Johannes Newrkla Award
“Motherland Pride” da Saatchi & Saatchi Ukraine para a KyivPride recebeu o ADCE European Star Johannes Newrkla Award.
"Saatchi & Saatchi Ucrânia prendeu uma enorme bandeira de arco-íris à espada da estátua mais alta da Europa: o icónico Monumento à Pátria, hackeando-a com a ajuda de drones. Essa ação em tempo real transformou o simbolismo da estátua, passando da proteção dos valores soviéticos à proteção dos direitos humanos e aceitação da diversidade."
ADCE Genius Loci Award
O Prémio ADCE Genius Loci celebra os valores das várias culturas europeias. Premeia a excelência criativa com poder para revelar uma atmosfera distinta de um local europeu, a alma de um lugar em particular dentro da herança cultural europeia excecionalmente rica. Este ano o prémio foi atribuído à campanha ““Khortytsia - the island of a mystery” da agência Bickerstaff.734 para o Khortytsia National Reserve.
"A ilha Khortytsia é um dos alicerces da história Ucânia. É um lugar histórico com centenas de anos, natureza incrível, mitos e lendas e empolgantes segredos que os próprios ucranianos não têm conhecimento. Para tornar Khortytsia atrativa e novamente significante, a Bickerstaff.734 decidiu utilizar o mistério da ilha como inspiração para a base do design. O símbolo X é utilizado para simbolizar este mistério, que é gradualmente revelado de forma única, convidando todos a descobrir as suas próprias histórias sobre Khortytsia..."
ADCE Green Star Award
O Prémio ADCE Green Star Award foi criado para reconhecer o trabalho que promove a economia circular, a sustentabilidade ou a proteção do ambiente. A campanha “Bihar, choosing tomorrow” da Llorente & Cuenca para a BBK Foundation levou para casa o primeiro ADCE Green Star Award.
"Uma grande e realista escultura do rosto de uma mulher, conhecida por Bihar (que significa “amanhã” em Basco), foi criada e instalada de forma a parecer estar a afundar no Estuário de Bilbao. O objetivo desta intervenção é consciencializar sobre a problemática da ansiedade climática. A escultura serve para refletir e convocar as gerações futuras cujas ações têm o poder de nos levar ao fundo ou manter-nos a em cima. Esta peça constituiu o teaser para a curta metragem de ficção onde a competitividade sustentável numa Bilbao distópica foi explicada em profundidade."
New ADCE Equal Star Award
Este prémio foi criado este ano e é inspirado pelo mesmo prémio criado pelo Clube Italiano e procura premiar um trabalho que promova a inclusão, a igualdade de género, o combate a todas as formas de discriminação e que celebra a criatividade que supera os estereótipos.
"The DiscovHery Billboards" da ACNE para a Terre des Hommes vence o novo ADCE Equal Star Award.
"A verdade é: nunca foi dedicada uma estátua a uma mulher em Milão. Por isso, para o Dia Mundial ds Mulher, a ONG para a igualdade de género, Terre des Hommes, criou a “The DiscovHery Billboards”, uma campanha que, ao brincar com a perspetiva, trocou as estátuas masculinas de Milão por outras de mulheres inspiradoras, colocadas ao nível da altura de uma criança. Esta ação procurou inspirar as gerações futuras e ao mesmo tempo dar acesso a uma petição para os cidadãos construírem a primeira estátua feminina na cidade. Uma campanha tão poderosa e consciente que levou à inauguração de uma estátua alguns meses depois."

Presidentes de Júri 2022
Sob a liderança de Alexander Schill, Global Chief Creative Officer do Serviceplan Group e presidente da ADCE, os jurados foram liderados por:
Film & Audio: Richard Brim, Chief Creative Officer, Adam&Eve DDB, Reino Unido
Print & Outdoor: Vladyslava Denys, Creative Director, Cheil, Ucrânia
Interactive & Mobile: Belén Coca, Independent Creative Director, Espanha
Design: Pedro Mesquita, Designer, Art director and Partner, This is Pacifica, Portugal
Brand Experience: Stefania Siani, CEO and Chief Creative Officer, Serviceplan, Itália
Integrated & Innovation: Alexander Jaggy, Co-Founder and Chief Creative Officer, Thjnk Zurich, Suíça
Parabéns a todos os vencedores!
Relacionados