
Já são conhecidos os vencedores dos prémios LIA 2022. A FCB Lisboa conquista o Bronze na categoria de Design com a campanha “(Re)Costituição Portuguesa” para a Penguin Random House.
Depois de vários dias de votação em Las Vegas, os London International Awards (LIA) anunciaram a lista dos vencedores das 27 categorias a concurso. A FCB Lisboa arrecada o Bronze em Design, sendo também finalista na categoria Creativity In PR, ambos com o case (Re)constituição Portuguesa.
Barbara Levy, presidente dos LIA, afirma: “É bom ver países que normalmente não dominam o design vencerem. É preciso muita criatividade e craft para impressionar a sala de júri de Design composta pelos principais especialistas deste ramo. Por isso, parabéns por vencerem um Bronze!”
No total, foram 230 finalistas, 754 estátuas LIA entregues a 45 países, com os Estados Unidos a liderar com 254 vitórias, seguidos pela Alemanha com 81, o Reino Unido com 53 e a Índia com 37 vencedores.

Susana Albuquerque, Presidente do Clube e Diretora Criativa da Uzina, integrou o grupo de júri das categorias Ambient & Activation, Bilboard, Print e Poster e partilha o seu testemunho:
"LIA quer dizer London International Awards e, apesar de ter Londres no nome, é um festival global de criatividade que acontece em Las Vegas.
Tem algo que o torna importante no conjunto dos festivais internacionais: é um dos 5 que contam para o ranking global da WARC, o ranking que veio substituir o Gunn Report e que dita anualmente quais são as agências, networks e holding companies mais criativas do mundo. E o quer isso dizer? Que as networks globais inscrevem aqui em peso.
Este ano fui jurada na categoria de Print, Poster, Billboard and Activation, com a vantagem de ter feito todas as votações em formato presencial. Nos LIA não há votação desde casa, tudo foi votado em 3 dias intensos e rodeados de slot machines: primeiro votamos todas as inscrições, depois a shortlist de 1 a 10 e, por fim, em discussão de braço no ar, votamos as estátuas e os grandes prémios.
É bem difícil ganhar nos LIA, por isso o bronze da FCB em Design é importante para Portugal. Como é dos últimos festivais do ano no calendário, e como conta pontos para a WARC, todos aqueles projetos das networks que ganharam forte em Cannes são inscritos aqui em todas as categorias possíveis. Inscrever nos LIA é competir com projetos que já foram 'leonados' na sua maioria.
Que isto não desencoraje as inscrições portuguesas no futuro. Quem ganha aqui ultrapassa muitos crivos, incluindo os de Cannes, por isso é motivo de grande orgulho. E é importante para Portugal aparecer com consistência no mapa global da criatividade como país criativo." Susana Albuquerque
Os vencedores do ano são anunciados dia 8 de novembro.
Relacionados