
A Briefing, como media partner, dá a conhecer as expectativas dos criativos que vão escolher o melhor portfólio.
Este ano o evento acontece no dia 2 de junho pelas 18h00 em Lisboa, no espaço Atmosferas da escola ETIC.

E porque deve um portefólio ser funny?
“O humor é uma das melhores ferramentas para fazer boa (e memorável) publicidade, se for bem aplicado.
Qualquer pessoa gosta de rir e a ciência até nos diz que faz bem à saúde. Além disso, o humor associado a uma marca gera uma boa relação entre o público e a mesma”,
André Sousa Moreira, FunnyHow.

O que deve ter um portefólio para ser solid?
“Não há formula nenhuma para ser um portfólio SOLID.
Todos os portfólios que gosto pouco ou nada tem em comum.
Somos nós que aprendemos com os portfólios. Felizmente há pessoas que conseguem surpreender com maneiras novas de mostrar trabalho.
Dito isto. Não é a variedade extrema que me impressiona. Cultura visual e bom gosto, sim."
Diogo Potes, Solid Dogma.

Um portefólio precisa de um fator “uau” ou nem por isso?
“Num mundo cheio de modas, referências e fotocópias, um portfólio tem de ter algo que me cause desconforto. Alguma coisa que nunca tenha visto, pois é nessa estranheza que muitas vezes se esconde o verdadeiro talento.”
Gil Correia, MSTF Partners

Um jovem criativo pode ser traído pelo seu portefólio?
“Sendo eu JUDAS terei cuidados redobrados com a palavra traição, mas lembro-me que já na longínqua era de jovem criativo, a Bíblia dos portfolios era o “Manual do Estagiário” da AlmapBbdo que adoptei religiosamente durante uns tempos. Curiosamente, foi a mostrar a “pasta” à Judite Mota, acabado de aterrar em lisboa, que ela me desviou do mau caminho. Um aspirante a copy só com anúncios bonitos com logos pequenos alinhados à direita e com frases curtas? Que pecado! Assim que mostrei a obra que estava escondida na sub pasta da pasta, com vários exercícios de copy, a Judite deu a volta ao texto e mudou a ordem das páginas.
Milagres que acontecem.”
Pedro Lima, Judas Rocks

O que o fará passar by um portefólio e parar?
"Duas ou três ideias ou raciocínios que me façam pensar “Gostava de ter esta pessoa lá na agência”. Dito isto, pode ser uma grande direção de arte, um grande design ou um grande rasgo de copy. Se reunir estes três então, lá ficarei parado durante mais tempo."
Rui Simões, By

Três ideias para um bom portefólio
“- Apresentar projetos com significado (não seguirem apenas tendências, mas terem alma e consistência);- Um portfolio autêntico (que represente a nossa forma de expressão e a nossa estética);- Apresentar projetos inteligentes (apresentar projetos que demonstrem soluções criativas e eficazes para os desafios de cada projeto).”
Sandra Lopes, Kobu

Um portefólio de “leão” deve ter brio.
Brio para cuidar da sua própria juba — é preciso ter cuidado com o próprio portefólio. Bem cuidado, bem-apresentado e se possível numa plataforma além do Behance. Alguém que se preocupa com o próprio site já demonstra a preocupação que vai ter com os briefings que virão pela frente.
E brio para se expor — que tenha ideias que o representem. Que o faça contar com paixão sobre como as criou. Que fujam do lugar-comum porque também foges do lugar-comum. Menos obviedades, mais entusiasmo e originalidade.
Lucas Yu, Leo Burnett
Conhece toda a entrevista

O que o fará dizer COMON a um portefólio?
Consistência, critério e vontade em ter as melhores ideias, qualquer que seja o briefing.
Ricardo Lourenço, COMON
Conhece toda a entrevista

Que marca deve ter um portefólio?
“Deve ter a marca de uma chapada.
Deve apanhar-me desprevenido.
Deixar-me desconfortável.
E com vontade de fazer uma espera.”
Sérgio Gomes , o Escritório

Que portefólio teria lugar no vosso hotel?
“Qualquer um, desde que seja genuíno. Um portefólio honesto sobre as suas falhas e claro sobre as suas virtudes. Um portefólio sem truques, sem merdas e com noção.”
Tiago Viegas, The Hotel

Qual é o melhor fuel para um portefólio?
O combustível está caro. Por isso, tal como um portefólio, é colocar o indispensável. Mas de preferência o de melhor qualidade, que não polui.
Metáforas à parte, todos procuramos o mesmo, rasgos criativos, ideias 360º.
Mas acima de tudo, a postura, a personalidade, o feitio e a motivação, valem muito no momento de contratar.
É uma questão de equilíbrio.
Rita Carmo, Fuel Lisboa

Como construir um portefólio vencedor?
Para construir um portefólio vencedor é importante que o material seja de primeira qualidade. Que a base tenha bons projetos e conceitos, com acabamentos perfeitos.
Um portefólio assim vai aguentar-se bem!
Sónia Leitão, CAETSU

O que um portefólio não pode ter mesmo é…
"Um portfolio é na sua essência uma forma de conhecer o dono do portfolio.
Ponha lá a sua personalidade, não a de outra pessoa.
Não seja um David Droga de imitação, por mais fã dele que você seja :)"
Leandro Alvarez, LOLA-NORMAJEAN º

Um conselho para os candidatos à Portfolio Night,
"Não construas o teu portfolio a pensar no que os outros gostariam de ver mas a pensar no que melhor te representa. Faz isso com a primeira peça.
Não é um anúncio ? Não faz mal. Mostra em primeiro lugar quem és e só depois o que fazes.
Uma vez contratei um redator por causa dos desenhos que tinha num caderno..."
Judite Mota, VMLY&R

Num portefólio, a assinatura do autor deve ser clara?
"É interessante quando olhamos para um portfólio de um designer e conseguimos reconhecer nele o seu cunho pessoal. Também porque até certo ponto é impossível que um design não seja baseado em gosto pessoal, entendimento cultural, vivências e preferências estéticas, sendo assim muitas vezes inevitável que o trabalho porte a marca do designer.
O facto do portfólio ter uma marca pessoal não deve ser visto como uma limitação para a criatividade e versatilidade, mas sim como algo que vem reforçar a identidade gráfica e consistência dos projetos do designer."

O que não é pacífico num portefólio criativo?
"Um portfólio criativo: deve perturbar, causar a curiosidade, provocar o interesse, querer incomodar, mudar perspectivas, gerar dúvidas, causar o conflito, criar a inveja, questionar certezas, contemplar o belo, se não for assim não é Pacifica."
Pedro Mesquita, This is Pacifica

O que a fará exclamar “Nossa, aqui está um portefólio vencedor”?
"Um portefólio vencedor é como um bom prato. O facto de ter ingredientes de qualidade é essencial, mas não é tudo. Há um conjunto de muitos elementos que tornam o prato memorável. Num portefólio é a mesma coisa. É a arte de saber conjugar estes ingredientes e elementos que ajuda a criar algo novo, surpreendente e até... provocador. Na Nossa, valorizamos uma seleção sucinta de trabalhos, escolhidos a dedo e que possam refletir o brilho de cada pessoa. Além de um conceito e impacto visual fortes, é imprescindível que os projetos sejam sintetizados de forma simples, clara e coerente. Por fim, nunca se deve esquecer que a forma nunca deve substituir a essência. E por isso, o portefólio deve ser criado sempre com a intenção de dar palco ao mais importante: as ideias."
Anne-Laure Chauvin, NOSSA™

A Portfolio Night pode ser uma fábrica de talentos?
"Trabalho numa agência chamada Uzina, mas acredito pouco em fábricas de talentos.
A fábrica vive da automatização, da repetição de um processo que se quer sempre igual.
Nas fábricas cria-se um modelo a partir do qual se produzem cópias.
Isso é o oposto da criatividade.
Espero que a Portfólio Night traga portfólios que queiram quebrar com o molde, que tenham personalidade e muita vontade de mudar o mundo.
Proponho outra analogia: a Portfólio Night pode ser o nosso Cabo Canaveral para gente que quer voar alto e ainda não teve as melhores oportunidades."

Um portefólio vencedor deve ter um toque de…
"Criatividade.
A criatividade deve ter um toque extraordinário.
O extraordinário deve ter um toque de pertinência.
A pertinência deve ter um toque de “quem me dera ter sido eu a fazer”.
O “quem me dera ter sido eu a fazer” deve ter um toque de “não cobices o portfólio alheio”.
O “não cobices o portfólio alheio” deve ter um toque de “ok eu não cobiço mas é, sem dúvida, um portfólio vencedor”

Já te podes inscrever na edição Portfólio Night Lisboa 2022
Evento decorre pela terceira vez, numa colaboração entre The One Clube for Creativity de Nova Iorque e o Clube Criativos Portugal, com co-organização da escola ETIC, o sponsor oficial Sagres e media sponsor Briefing.
Relacionados