30 de Dezembro de 2022
Altura de balanços: a Direção do Clube deixa uma mensagem

Em contagem decrescente.

Caros sócios, amigos e simpatizantes.

É dia de fazer balanços, e aqui fica o nosso.

Quando em 2022 o mundo pensava que ia respirar de alívio, a Rússia invadiu a Ucrânia e começou uma guerra na Europa. Mais uma vez, tínhamos que nos adaptar. O CCP, o ADCE e muitos outros clubes de criatividade alinharam-se na condenação da invasão russa e no apoio à Ucrânia em diversas iniciativas. Ainda assim, o mercado da criatividade portuguesa teve um ano de exceção. E o nosso trabalho não parou.

Continuámos a apostar na internacionalização, através das parcerias com o ADCE, o D&AD, o One Club, Cannes Lions, El Ojo e agora também os European Design Awards.

Aplaudimos de pé o primeiro grande prémio para Portugal em Cannes com a FCB e a Penguin Random House, e também os ouros, pratas e bronzes da Bar Ogilvy, Havas Lisboa, Stream and Tough Guy e This Is Pacifica.

O Festival do CCP voltou a ser presencial com o tema “Teremos sempre Marte”. Avaliou o trabalho de mais de 106 empresas portuguesas, reforçando-se como o maior e mais relevante festival de criatividade portuguesa.

Voltámos a organizar a Portfolio Night presencial, onde 30 diretores criativos de todo o país viram o portfólio de 33 criativos. Os dois vencedores representaram Portugal no One Club All Stars e no Greatness Challenge do ADCE.

Xerox, Zippy, Worten, Santa Casa, MOP e Fidelidade lançaram briefs abertos a 128 jovens criativos, e os mais premiados representaram Portugal nos jovens criativos e no Creative Express do ADCE.

As Tertúlias do CCP reafirmaram-se como um bom formato para partilhar dores comuns e procurar respostas em conjunto. Em 3 noites diferentes juntámos Terráqueos, Marcianos e clientes e agências, esta última em parceria com a Apap.

As bolsas Zona II voltaram a apoiar talentos periféricos. A ilustra 33 voltou a mostrar o talento de estudantes de ilustração de escolas de todo o país.

Homenageamos o nosso amigo Rogério Serrasqueiro com a exposição “L atitudes” e publicámos a Folha em Branco do Marco Martins, realizador e artista maior do nosso mercado.

Abrimos o microfone ao Clube das Criativas, o primeiro podcast do CCP que vem dar voz às mulheres na criatividade e que já tem 6 episódios publicados.

Os Design Systems tratados por tu do Ruben Ferreira Duarte completaram 18 sessões e produziram um retrato pioneiro, disponível online, do que são os design systems em Portugal e a comunidade que os pratica.

Voltámos a celebrar os rankings da criatividade portuguesa.

Apesar de tudo foi um ano bom, sobretudo porque vos sentimos ao nosso lado. Por isso queremos fechar o ano com um convite.

Em 2023 o CCP faz 25 anos

É este clube maduro, ativo e participado que queremos celebrar durante os próximos 12 meses. O clube da criatividade, que interessa a todos os que se interessam pela criatividade.

Contamos com todos.

Bom ano!