2022 ADCE Genius Loci: entrevista à Bickerstaff.734
2022 ADCE Genius Loci: entrevista à Bickerstaff.734
20 de Dezembro de 2022
ADCE Genius Loci: entrevista à Bickerstaff.734

Bickerstaff.734, agência ucraniana agora sediada em Lisboa e sócia CCP, venceu o ADCE Genius Loci 2022, um dos principais galardões dos Prémios ADCE, cuja Gala decorreu no passado dia 15 de dezembro, em formato online.

O Clube desafiou-os a responder a algumas questões sobre este reconhecimento tão importante conseguido com a campanha Khortytsia – the Island of a mystery para a entidade Khortytsia National Reserve, e conhecer melhor a agência ucraniana que elegeu Portugal como segunda casa.

1 – Como é o vosso estúdio, o número de pessoas, as áreas de atividade e os principais clientes?

 

Se não houver um negócio, não é possível perdê-lo! Esta foi a nossa estratégia desde o início, por isso nunca fizemos negócios, mas ajudámos outros a fazer negócios, criando algo útil para o mundo, para as pessoas ao redor, e para tudo o que é bom no mundo. Durante os últimos 10 meses, a nossa equipa fez uma das maiores campanhas sociais na Ucrânia. Além disso, continuamos a criar o melhor que podemos em branding, campanhas, e apoio de marketing e estratégia.

 

A nossa equipa é composta por 18 pessoas. No início da guerra, a nossa agência tinha uma almofada financeira, e mais duas na varanda. A partir desta almofada financeira, pagámos os salários de todos com antecedência. E nestas condições, a nossa agência sobreviveu com quase todo o seu pessoal: ninguém foi despedido, todos trabalharam da mesma forma que antes, e vários Bikerstafchanynies até receberam promoções, incluindo prémios financeiros.

 

Somos uma agência bastante jovem. O registo estatal diz que "BIKERSTAFF LLC" nasceu a 28 de setembro de 2020, ou seja, temos pouco mais de dois anos de idade. Se a agência Bickerstaff universe-agency fosse uma criança, provavelmente entraria no Livro de Recordes do Guinness.

 

Porque esta criança conseguiu ganhar o D&AD, Cannes Lions, trouxe o primeiro LIA, ganhou Effie Europe, muitos prémios Epica, tornou-se a melhor agência da Ucrânia, Geórgia e 3º lugar entre as melhores agências, de acordo com o Golden Drum, e muito mais, incluindo o ADC*E e outros festivais.

 

Talvez a nossa juventude e uma combinação de grande experiência por detrás trouxeram uma enorme confiança aos nossos clientes. Desde o início, temos trabalhado e continuamos a trabalhar com grandes empresas de vários mercados: FMCG (fast-moving consumer goods), setor financeiro, retalho, b2b, educação, entre outros. Estamos atualmente a trabalhar com clientes tais como: Unicef, The Duke of Edinburgh's Award, Galychyna (marca de lacticínios ucraniana), United24, The Presidential Office of Ukraine, Etnodim (marca de moda ucraniana), e muitas fundações e ONG's.

 

 

2 - Como é que o setor da criatividade está a viver a guerra na Ucrânia?

 

Já passaram 10 meses desde que somos as pessoas mais fortes do mundo. Parece que já chorámos todas as lágrimas e afugentámos todo o medo. Estamos habituados a começar a manhã com "como estás". Tornámo-nos Warbirds, alguns de nós podem ter voado, mas todos, sem exceção, lutam com todas as suas forças. Temos sorte porque toda a nossa equipa está sã e salva. Temos a sorte de sermos úteis e de termos criado 15 projetos durante a guerra, todos sobre a Ucrânia. Temos a sorte de sermos úteis e conseguirmos falar tão alto sobre o nosso país que mais de 38 milhões de pessoas já ouviram falar dele.

 

Ultrapassámos o obstáculo mais difícil deste período. Parte das agências ucranianas não conseguiu adaptar-se, mas as que sobreviveram tornaram-se mais fortes. Agora, todos nós, a economia ucraniana como unidade, funciona como um mecanismo único de apoio ao país e de resistência à agressão russa. Anteriormente, muitas pessoas falavam de como queriam mudar o mundo, mas na prática pouco faziam - agora o tempo mostrou às marca e agências que não são apenas palavras.

 

3 - Porque se mudaram para Portugal e como está a ser a adaptação?

 

Quando grande parte dos negócios na Ucrânia parou, fomos forçados a procurar oportunidades nos mercados estrangeiros para nos salvarmos a nós próprios, à nossa abordagem e filosofia.

 

Na Ucrânia, já temos uma excelente reputação e confiança no mercado, mas a confiança das marcas mundiais ainda precisa de ser conquistada, porque ninguém quer confiar simplesmente numa agência, por muito positiva e simpática que seja a forma como tratamos a Ucrânia. E nós compreendemos isto.

 

Portanto, o que costumava ser para nós um agradável "efeito secundário" dos prémios, esperamos agora que sirva como uma avaliação independente da nossa criatividade, o que dará credibilidade ao mercado e motivará a tentativa de olhar para os problemas empresariais com a ajuda da criatividade ucraniana.

 

Abrimos um escritório em Portugal e trabalhamos com o mercado europeu: temos clientes do Reino Unido, Alemanha, Suíça e EUA, mas não temos tido muitos pedidos do mercado português.

 

Esperamos resolver isto ao longo do tempo, porque gostamos realmente deste país, da sua cultura, estamos verdadeiramente apaixonados por ele. Acreditamos que podemos trazer uma perspetiva interessante sobre soluções empresariais criativas para o mercado local.

 

4 - O que representa para vocês ganhar o prémio Genius Loci do ADCE?

 

Este prémio é uma grande honra para nós. Especialmente por este projeto ser-nos tão importante porque é a marca do próprio coração da Ucrânia, as raízes da nossa Nação vêm de Khortytsia

 

Quanto aos prémios, temos uma filosofia – tentar resgatar o estado interior dos sem-abrigo, considerados estereotipicamente maus, mas acreditamos que transportar esse estado interior para a criatividade pode ser uma coisa boa. Porque a criatividade é sempre sobre coisas novas, cada dia tem-se uma casa nova, é preciso estar constantemente à procura de novos desafios. Portanto, todos os nossos ADCE Genius Loci e outros prémios - é uma grande honra para nós e estamos muito felizes - são um Yesterday Genius Loci, simplesmente porque não são de hoje. Temos de seguir em frente. Tornar os projetos mais novos, mais fortes e melhores do que os que fizemos ontem.


Conhece o trabalho da Bickerstaff.734 no website e instagram.

2022 ADCE Genius Loci: entrevista à Bickerstaff.734

EN

Bickerstaff.734, a Ukrainian agency now based in Lisbon and a CCP member, won the ADCE Genius Loci 2022, one of the main awards of the ADCE Awards, whose Gala took place online last december 15.

Clube challenged them to answer a few questions about this very important recognition achieved with the campaign Khortytsia – the Island of a mystery for the entity Khortytsia National Reserve, and get to know better the Ukrainian agency that chose Portugal as its second home.


1 - How is the Bickertsaff.734 Studio, the number of workers, activity areas and main clients?

If you don’t have a business, you can’t lose it! This was our strategy from the beginning, so we never did business, but helped others do business, creating something useful for the world, for the people around, and for everything that is good in the world. Over the past 10 months, our team has made one of the largest number of social campaigns in Ukraine. In addition, we continue to create the best we can branding, campaigns, and marketing & strategy support.

There are 18 people in our team. At the beginning of the war, our agency had a financial cushion, and two more on the balcony. From the financial cushion, we paid everyone’s salaries in advance. And under such conditions, our agency survived with almost its full staff: no one was laid off, everyone worked the same as before, and several Bikerstafchanynies even received promotions, including financial ones.

We are quite a young agency. The state register says that “BIKERSTAFF LLC" was born on september 28 2020, that is, we are a little more than two years old. If Bickerstaff universe-agency was a child, he would probably enter the Guinness Book of Records.

Because this child was able to win the Cannes Lions D&AD, brought the first LIA, won Effie Europe, a lot of Epica, became the best agency in Ukraine, Georgia and 3rd place among the best agencies according to Golden Drum and much more, include ADC*E and other festivals.

Maybe, our young age and a combination of great experience behind – gave a huge trust for our clients. Since from the very beginning, we have worked and continue to work with large businesses of various markets: FMCG (fast-moving consumer goods), financial sector, retail, b2b, education, and other. We are currently working with clients such as: Unicef, The Duke of Edinburgh’s Award, Galychyna (Ukrainian dairy brand), United24, The Presidential Office of Ukraine, Etnodim (Ukrainian fashion brand), and a lot of foundations and NGO’s.


2 - How is the creative sector experiencing the war in Ukraine?

It’s been 10 months since we were the strongest people in the world. It seems that we have already cried all the tears and scared away all the fear. We are used to starting the morning with “how are you”. Our team became warbirds, some may have flown, but everyone, without exception, fights with all their might. We are lucky because all our team is alive and well being. We are lucky enough to be useful and create 15 projects during the war, all about Ukraine. We are lucky to be useful and speak to the world about our country so loudly that more than 38 million people have heard about it.

We have overcome the most difficult rubicon of this period. Part of the Ukrainian agencies couldn't adapt, but those who survived became stronger. Now, all of us, the Ukrainian economy, as unity, works like a single mechanism to support the country and resist Russian aggression. Previously, many people talked about how they want to change the world, but in practice they did little - now the time has shown to the brand and the agencies that do this not only in words.

 

3 - Why did you decide to move to Portugal, and how are you adapting to it?

At this moment, when huge part of business in Ukraine has stopped, we are forced to look for opportunities in foreign markets to save ourselves, our approach and our philosophy. 

In Ukraine, we already have an excellent reputation and market trust, but the trust of worldwide brands still needs to be earned, because no one wants to trust just one of the agencies, no matter how positively and sympathetically we treat Ukraine. And we understand this.


Therefore what used to be a pleasant “side effect” from awards for us, we now hope it will serve as an independent assessment of our creativity, which will give credibility to the market and motivate to try to look at business problems with the help of Ukrainian creativity.

We have opened an office in Portugal and work with the european market: we have clients from the Uk, Germany, Switzerland and the USA, but we have not had a lot of inquiries from the Portugal market.

We hope to fix this over time, because we really like this country, its culture, we are truly in love with it. We believe we can bring an interesting perspective on creative business solutions for the local market.

 

4 - What means to you to win the ADCE Genius Loci?

For us, this award is a great honor. Especially because this project is so important to us because it is the branding of the very heart of Ukraine, the roots of our nation come from Khortytsia.

As for awards - we have a philosophy: to save the inner state of homelessness. It is stereotypically considered that homeless people are bad, but we believe that in creative ways this is good.

Because creativity is always about new things, every day you have a new house, you must be in search of new challenges. So, all our ADCE Genius Loci and other awards – it’s a great honor to us and we are very happy, but it’s a Yesterday Genius Loci, simply because it was not today. We need to move forward. Make newer, stronger, and better projects than we did yesterday.

 

Get to know Bickerstaff.734's work on the website and instagram.

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