5 de Abril de 2021
Os design systems tratados por tu estão de volta com a Shopify

O sucesso e reações à primeira edição do "Design systems tratados por tu", para além da satisfação de uma aposta ganha, trouxe consigo algumas certezas. A conversa de dia 24 de Abril provou que a comunidade está não só interessada em discutir de forma muito franca os desafios e soluções em torno dos design systems, mas também demonstrou muita da excelência do trabalho que se faz em Portugal nesta área.

A preparação desta primeira conversa, tornou também evidente o desafio das equipas portuguesas em conseguir partilhar publicamente muita da informação associada aos seus sistemas. Não é uma tarefa fácil convencer agências e marcas a partilharem publicamente toda a documentação associada ao seus design systems. Por várias razões, existe ainda um receio que esta partilha pública possa facilitar o aparecimento de cópias menos conseguidas do trabalho que com tanto esforço se constrói. Uma das maiores esperanças dos "Design systems tratados por tu" é tentar desmistificar algumas destas ideias, bem como procurar fazer com que mais e mais conteúdo e bons exemplos (porque os há) sejam publicados e partilhados pelas equipas, agências e empresas.

Depois de na primeira conversa termos conhecido os design systems por detrás dos websites de algumas das principais marcas do país através da partilha da equipa da Fullsix, a segunda edição traz consigo uma proposta um pouco diferente. Desta vez partimos à descoberta de um dos design systems mais conhecidos no mundo, o Shopify Polaris.

Segunda sessão será com a Shopify

A tratar os design systems por tu na segunda sessão do ciclo de conversas online estará o José Torre, Staff Product Designer da Shopify. Falar da Shopify em conjunto com o tema dos design systems é falar de um dos sistemas que é também uma das referências mais populares no tópico o Polaris design system.

Nesta conversa, que decorrerá mais uma vez num tom bastante descontraído e informal, poderemos conhecer um pouco melhor o Polaris, ao mesmo tempo que descobrimos muito do trabalho feito pela equipa da Shopify ao longo do tempo neste campo, mas também muitos dos seus desafios para o futuro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas directamente aqui.