
Os
melhores profissionais europeus estão de volta no dia 2 de dezembro. Em formato
online, o Festival ACDE vai contar com um dia de palestras inspiradoras,
sessões de perguntas e respostas e oportunidades para estabelecer novos
contactos.
Sob o
título “Criar Visibilidade”, este
ano o ADCE pretende distinguir as pessoas
e organizações que ocupam uma posição de destaque no uso da
criatividade enquanto superpotência para criar um mundo mais habitável para
todos.
O evento reúne 3 painéis e 11 oradores principais:
O primeiro painel irá comemorar a Criatividade
Europeia e terá o presidente do ADCE, Alexander Schill, à conversa com Hermann Vaske, realizador, autor e produtor dos aclamados "Why Are
We Creative" e "Why Are We (Not) Creative".
Conta ainda com as apresentações de Michelle
Nicol, cofundador e curador da Neutral, uma
agência que ajuda a promover a liderança através da comunicação, da identidade
e das ideias, bem como do holandês Erik
Kessels, um artista, curador, designer de comunicação e partner na KesselsKramerem
Amsterdão/Londres, onde criou campanhas para marcas como a Nike, Diesel,
J&B Whisky, Oxfam e Vitra, entre outras.
Com o título Como Instituir e
Acelerar a Mudança na Indústria Criativa, a segunda sessão irá
apresentar quatro iniciativas que visam abrir o caminho de transição para uma
filosofia criativa mais relevante e responsável: Purpose Disruptors – uma
rede de pensadores criativos que unem esforços para capacitar a nossa indústria
para o combate às alterações climáticas. Clean Creatives – um
grupo de criativos que tem como objetivo eliminar a utilização de combustíveis
fósseis por parte da indústria da publicidade e relações públicas. Creatives for Climate – um
conjunto de pessoas inspiradoras, decididas a usar o seu poder, as plataformas e
a influência que têm em prol de uma ação climática relevante. Creatives for the Future- uma
plataforma de criativos e profissionais da comunicação que lutam para fazer da
sustentabilidade um dos pilares fundamentais em qualquer decisão empresarial. Após
uma curta apresentação, os respetivos líderes irão falar entre si acerca dos
desafios e objetivos alcançados, seguido de uma sessão de perguntas e respostas
com a participação do público.
O rol de painéis fica completo com As
Novas Áreas da Visibilidade Criativa, que irá contar com as
apresentações de Safia Minney, empresária
premiada na área da responsabilidade social e fundadora da People Tree, que inaugurou
recentemente o REAL Sustainability Centre para
promover um estilo de vida e de liderança sustentáveis, de Luca Pannese, cofundador e diretor criativo executivo na SMALL New
York, uma premiada agência publicitária, bem como de Joana Vasconcelos, uma artista plástica contemporânea,
conhecida pelas suas esculturas monumentais. Vanguardista nos conceitos das
artes e ofícios virados para o século XXI, estabelece uma ponte entre o
ambiente doméstico e o espaço público, ao mesmo tempo que questiona o estatuto
da mulher, a sociedade de consumo e a nossa identidade de grupo.

Todas as sessões serão apresentadas por Julia Nicolaisen, responsável máxima pela sustentabilidade no grupo Serviceplan, a
primeira agência membro da comunidade Leaders
for Climate Action.
Para fechar esta inspiradora tarde de criatividade, o Festival termina com
o Anúncio dos Vencedores dos Prémios ADCE,
incluindo os Golds, Special Awards e o Grand Prix, além da revelação dos novos
troféus do ADCE. Criados com plástico reciclado, o novo design da autoria da Oiko
Design Office assinala os 30 anos dos Prémios.
Informações e bilhetes
gratuitos para assistir em direto à transmissão do
Festival.
.
Relacionados