
7 prestigiados criativos europeus selecionados para presidir
aos júris dos ADCE Awards 2021
Este ano, os ADCE Awards
incluem o Green Star, um novo prémio criado para reconhecer os trabalhos
que promovam a sustentabilidade e a luta contra as alterações climáticas
Todos os vencedores nacionais já se podem candidatar antes
de 29 de outubro
Durante a preparação da 30.ª edição, o Art Directors Club of
Europe revelou os membros do júri dos ADCE Awards deste ano. Seis profissionais
internacionais de topo presidirão ao júri de 2021, liderados por Alexander Schill, Global Chief Creative Office do
Serviceplan Group e recém-nomeado Presidente do ADCE. São eles:
Presidente do Júri Global: Alexander Schill, Global Chief Creative
Officer do Serviceplan Group (Alemanha).
Filme e
Áudio: Erno Reinikainen, Executive Creative Director e Partner na TBWA de
Helsínquia (Finlândia).
Material
Impresso e de Exteriores: Tereza
Svěráková, Fundadora da OAK (República Checa).
Interativo
e Móvel: Domenico Muno, Executive Creative
Director da Caffeina (Itália).
Design: Martínas Birškys, Fundador e Creative Director do
DADADA Studio (Lituânia).
Experiência
da Marca: EVA Oberdorfer, CEO e de Creative Director da We Make Stories (Áustria).
Em representação de Portugal está a Bruna González, Creative Director
Independente a liderar a categoria Integração
e Inovação:
O júri é constituído por criativos de renome selecionados em 22 países europeus.
Onde se incluem os jurados portugueses:
Miguel Durão, Co-fundador e Diretor Criativo da Agência Stream & Tough Guy na categoria Film & Audio; Nuno Cardoso, Co-fundador e Diretor Criativo da Agência NOSSA na categoria Brand Experience, e Pedro Pires, CEO- CCO da Solid Dogma na categoria de Design.
Os
júris reunir-se-ão online de 19 a 24 de novembro para debaterem qual
será o melhor trabalho criativo de toda a Europa, antes de concederem as
medalhas de Ouro, Prata e Bronze em cada categoria, bem como o Grande Prémio, o
European Star-Johannes Newrlka Award, o Genius Loci e o novo Green Star, a
revelar na quinta-feira, 2 de dezembro, numa cerimónia online.
Green Star– Novo ADCE Award
O ADCE criou um novo prémio, denominado Green Star, para
reconhecer um trabalho que promova a economia circular, a sustentabilidade ou
proteção do ambiente. Esse trabalho deverá
destacar-se em todas as categorias do ADCE, podendo pertencer a qualquer uma
delas.
À
semelhança deste novo prémio, o Genius Loci Award foi criado no ano
passado para celebrar os valores das diversas culturas locais europeias,
reconhecendo o espírito do lugar. Em 2019, foi também criado o European Star – Johannes Newrlka Award,
destinado a distinguir ideias que reflitam valores europeus como a diversidade
e a inclusão, a liberdade, a justiça e a promoção da paz.
Estes
três prémios especiais serão atribuídos às campanhasque se destaquem em todas as categorias do ADCE. Podem ser
comercialmente orientadas ou concebidas como um fim em si próprias, terem tido
um impacto real na sociedade e devem ser compreensíveis em todo o território
europeu.
Reservado aos melhores da Europa
Os ADCE Awards são o único sistema de atribuição de prémios a
reunir o melhor do trabalho europeu premiado numa única competição. A participação nos ADCE Awards é
exclusivamente concedida a trabalhos reconhecidos a nível nacional,
dando-lhes visibilidade e promoção internacionais.
O Art Directors Club of
Europe
O ADCE é a plataforma onde a
comunidade de criativos se une para interagir e incentivar, explorar, celebrar
e promover a criatividade como uma abordagem multissoluções. O ADCE reúne
criativos de dentro e fora da Europa através dos seus prémios anuais, eventos,
programas pedagógicos e publicações. Reconhecido internacionalmente como uma
autoridade no setor, o ADCE representa o melhor da publicidade e do design locais europeus num mercado cada
vez mais globalizado. O ADCE tem a forte convicção de que só uma
comunidade de criativos europeia diversificada, ligada em rede e colaborativa
terá a capacidade de resolver problemas complexos.
O Art Directors Club of Europe (ADCE) é uma
associação sem fins lucrativos com sede em Barcelona, que integra 22 clubes
profissionais de design gráfico e
publicidade de 21 países europeus:Áustria, Chipre,
República Checa, Estónia, Finlândia, Alemanha, Geórgia, Islândia, Irlanda,
Itália, Letónia, Lituânia, Portugal, Rússia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia,
Espanha, Suíça, Reino Unido e Ucrânia.
Fundado em 1990, o ADCE está
empenhado em promover a excelência ao nível da criatividade do design gráfico e da publicidade à escala
europeia. A associação representa mais de 7000 profissionais da área e dá
visibilidade aos melhores trabalhos realizados a nível local. O atual
presidente é o alemão Alexander Schill,Global Chief
Creative Officer do Serviceplan Group.
Segue o ADCE no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

Relacionados