
A Academia CCP convida
todas as interessadas e interessados a inscreverem-se nos workshops.
Com o objetivo
de promover a criatividade na comunicação comercial, bem como a formação dos
profissionais do setor, a Academia juntou uma seleção de profissionais e
mentores de excelência para inspirar e orientar todos que desejam aprofundar e
desenvolver os conhecimentos nas áreas criativas.
Os cursos da Academia CCP têm uma forte componente prática e
são uma oportunidade rara para os criativos, accounts, estrategas e marketeers
aprenderem diretamente, em pequenos grupos, com grandes talentos.
As ações de formação incluem desafios concretos, respostas
individuais e feedback direto dos mentores, para que os alunos aprendam
fazendo.
A Academia em parceria com a Lisbon Digital School, arranca com seis
talentos gigantes: João Coutinho, Chacho Puebla, Erik Kessels, Cláudia
Cristovão, Paul Caiozzo e Jorge Silva. Muitos outros se vão juntar em breve.
Agenda
"Branded
Culture" com Paul Caiozzo _ 5, 6, 8
e 9 de abril

Sobre o mentor:
Paul é o fundador e diretor criativo da Interesting
Development, vencedora do prémio Ad Age 2019 Small Agency of the Year. Como um
dos mais reconhecidos e premiados criativos do setor publicitário, o trabalho
de Paul foi parodiado no programa Saturday Night Live, elogiado por Al Gore,
tema de conversa na CNN e exibido no Smithsonian e no Museu de Arte Moderna de
Nova Iorque. Podemos destacar campanhas memoráveis como "Whopper Freakout" e "Help I Want to Save a Life", ambas
presentes no livro da editora Taschen, "GameChangers", sobre o
trabalho que redefiniu a publicidade. Antes
de fundar a Interesting Development, Paul liderou a Goodby Silverstein and
Partners NY.
Fora do mundo da publicidade, Paul tem uma
parceria limitada numa empresa de capitais de risco em fase de arranque, sendo
também consultor e investidor em diversas startups. Uma curta metragem escrita
com a colaboração de Paul foi escolhida para a seleção oficial do Sundance Film
Festival, tendo produzido recentemente uma instalação de arte para o Walker Art
Center, em Minneapolis, juntamente com o designer de som Joseph Fraioli.
"Ativismo
das Marcas" com Chacho Puebla _ 12,
14, 16 e 23 de abril

Sobre
o mentor:
Horacio “Chacho” Puebla
nasceu em Mendoza, na Argentina. Mas viveu e trabalhou no Chile, em Portugal,
Espanha e França, passando quase 220 dias por ano a viajar enquanto Diretor
Criativo Executivo da Lola MullenLowe Europe and LATAM. Felizmente, agora já
pode desempenhar as suas funções a partir de casa.
Gosta
de criar equipas e agências. Alguns escritórios em que trabalhou chegaram ao
top 5 sob a sua liderança: Tropa Grey (Chile), Leo Burnett (Chile), Leo Burnett
(Portugal), Leo Burnett Iberia (Espanha), Lola (Espanha). Na Lola, levou a
agência a ser reconhecida no festival de publicidade de Cannes como uma das 10
principais agências da década na Europa.
Não
gosta de falar de prémios, especialmente quando é ele que escreve na terceira
pessoa. (É uma daquelas pessoas “faz tudo”). Ganhou quase 400 prémios,
incluindo 10 prémios principais em diferentes festivais e 86 Leões de Cannes.
Claro está, depois de reconhecido pela indústria, acaba-se por ser escolhido
para júri ou até Presidente do júri, papel que desempenhou várias vezes em
diferentes festivais.
Chacho
gosta de fazer, mas também adora partilhar a sua opinião sobre as coisas e, por
isso, já deu várias palestras, incluindo Cannes, LA Insighs e TEDx. Não
consegue fazer duas apresentações iguais, por isso vá ao Youtube para ver
todas.
Além
de trabalhar em publicidade, tem outras ocupações como uma cervejeira
artesanal, uma empresa de t-shirts, uma discoteca, trabalhando também como
consultor de comunicação em vários projetos.
A sua
paixão está em encontrar respostas, e é por isso que cria algumas obras de arte
conceptual que explodem na Internet, levando o público a procurar também
respostas para as suas vidas. Talvez já tenha ouvido falar de algumas, talvez
não. Procure no Google e ficará a conhecê-las. Já esteve em galerias de arte de
Miami, Cannes e Lisboa.
Depois
de sair da Lola, focou-se na cervejeira e em alguns projetos em que dedicou
toda a sua paixão à sustentabilidade, ajudando marcas na transição para uma
forma mais equilibrada de interação com a natureza.
"Creative
Power" com Cláudia Cristovão _ 19,
21, 26 e 28 de abril

Sobre
a mentora:
A
Cláudia Cristóvão é Diretora do Google Brand Studio APAC desde que ingressou na
Google, há quase três anos. Estudou Comunicação, Cinema e Belas Artes em
Lisboa, Copenhaga, Amesterdão e Londres. Tem uma pós-graduação da Gerrit
Rietveld Academy em Amesterdão e um MA do Saint Martins em Londres.
Trabalhou
como redatora, brand developer e Diretora Criativa para a Nike, Google, Honda,
Adidas, MINI, AMEX entre outras marcas, e em agências como a W+K, Sid Lee
e AKQA. Os seus projetos incluem videoclipes, exposições, experiências interativas,
campanhas de social media e transformações de marcas.
Entre
outros locais, a Cláudia deu conferências na AdTech Tokyo, UN WOMEN, W20 e
Spikes Asia. Atualmente é a Presidente do Júri de Inovação no Festival de
Cannes Lions 2020-2021 e júri do One Show 2021. Foi júri do New York Festivals, Cannes, AdFest,
Spikes e WIRED Hack Awards. Como artista, mistura narrativa com
interatividade, e os seus trabalhos foram exibidos nas Bienais de São
Paulo, Dakar e Guangzhou, assim como nos museus De Appel em Amesterdão e MOCA
em São Francisco.
"This
our Process" com
This is Pacifica _7, 8, 14 e 15 de maio

Sobre os
mentores:
Pacifica é um
estúdio de comunicação independente com sede no Porto, Portugal, fundado em
2007 por Pedro Serrão, Pedro Mesquita e Filipe Mesquita.
Fazem Branding, Graphic Design, Interactive Design, Web Design,
Packaging, Signs, Space Design, Editorial, Motion Graphics, Mobile Design,
Advertising, Events and Relationship Marketing.
"Personality
Before Portfolio" com
Erik Kessels _17,
18, 20 e 21 de maio

Sobre o mentor:
Erik Kessels é um
artista holandês, designer e curador com um interesse enorme na fotografia.
Kessels é, desde
1996, Parceiro Criativo da agência de comunicações KesselsKramer, em Amesterdão
e Londres. Como artista e curador, Kessels publicou mais de 75 livros com as suas
imagens “reapropriadas”, sendo autor do bestseller internacional Failed It!
Kessels montou e
foi curador de exposições como Loving Your Pictures, Mother Nature, 24HRS in
Photos, Album Beauty, Unfinished Father e GroupShow.
Uma retrospetiva da sua carreira até aos dias de hoje foi apresentada em Turim, Düsseldorf, Budapeste, chegando este ano no SFMOMA. Foi chamado de “feiticeiro visual” pela Time Magazine e “Antropologista Moderno” pela Vogue (Itália).
As inscrições, disponíveis no site do CCP, são
limitadas a um máximo de 25 pessoas.
Os sócios CCP têm direito a 10% desconto em todas
as formações.
Conhece a Academia CCP
Liga-te, segue e faz-te sócio do CCP:
Relacionados