
Se dúvidas existissem da
versatilidade e multidisciplinaridade das equipas de design e desenvolvimento
portuguesas ou a trabalharem a partir de Portugal, os últimos meses das
conversas "Design systems tratados por tu" conseguiriam facilmente contrariar
essa ideia. Para além da diversidade muito grande de abordagens à construção e
manutenção de sistemas, das quais essas equipas são o testemunho vivo e
partilham na primeira pessoa, o trabalho colaborativo entre as diferentes
equipas, especialmente na relação do design com o desenvolvimento é outra das
grandes aprendizagens das conversas dos últimos meses.
Para além da qualidade técnica que
salta bem à vista, existe uma outra característica que se tornou evidente na
partilha das equipas já participantes. A ideia de "equipa" tem cada
vez menos que ver com o lugar que todos partilham, para se tornar cada vez
mais, numa missão comum para a qual todos, cada qual à sua maneira, contribuem.
Não interessa se todos os profissionais das equipas estão lado a lado ou cada
um em suas casas. Também não interessa, cada vez menos, se estão se quer no
mesmo país. O digital tem esta característica fantástica de conseguir
deslocalizar e desmaterializar não só as equipas, mas principalmente as
necessidades das pessoas que outrora estavam vinculadas a espaços físicos
concretos.
É também muito sobre esta ideia de
que vamos falar na sexta sessão do ciclo de conversas "Design systems
tratados por tu", desta vez com o Marco Cardoso (Frontend Engineering
Manager e Design System Lead) na adidas e que vai conversar connosco a partir
de Amsterdão. A adidas dispensa qualquer tipo de apresentação. Grande parte das
pessoas a reconheceram como uma marca global relacionada com quase todo e
qualquer produto de desporto. Comercializando produtos através de milhares de
lojas em todo o mundo a marca tem também na sua loja online, disponível em
inúmeros idiomas e moedas, um ponto de contacto com o consumidor bastante
importante. E é precisamente aqui que os design systems entram.

Sexta sessão será com a adidas
Partindo do exemplo da loja online
global da adidas e com ajuda do Marco, vamos partir à descoberta do tema dos
design systems de forma bastante mais abrangente. Numa perspetiva um pouco
diferente da habitual, vamos olhar para o tema também pela perspetiva do
desenvolvimento e não só pela vertente do design. Ao mesmo tempo que
descobrirmos um pouco mais sobre os design systems nestas duas vertentes,
teremos pelo caminho a oportunidade de perceber os terrenos e pontos de contacto
entre as duas áreas dentro desta temática.
Para além de tudo isto e como
sempre, esta será igualmente uma conversa aberta. Aberta a todos aqueles que
queiram participar, aberta à partilha descomplexada mas também à discussão de
ideias, onde todas as questões são muito bem-vindas e se constituem como um
espaço de troca de experiências fundamental.
O sexto webinar acontece dia 22 de setembro pelas 18h30.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas directamente aqui.
Relacionados