
Schill pretende expressar a singularidade do ADCE, reforçando a sua participação e incentivando cada vez mais o conceito europeu de diversidade
Enquanto CCO geral da maior rede de agências independentes da Europa, desde 2006 que Alexander Schill é um dos grandes influenciadores e responsáveis pela inovação do Grupo.
O antigo Presidente, Ami Hasan (hasan & partners), esteve à frente do Clube desde 2017
Recentemente
eleito Presidente do ADCE, Alexander
Schill é CCO da maior rede europeia de agências independentes, o Grupo Serviceplan,
estando desde 2006 no centro da influência que o Grupo tem exercido no sentido
da inovação. Defensor do princípio da aplicação da criatividade para o bem,
Alex descobriu diversas formas de criar, apoiar e colaborar no desenvolvimento
de ideias que façam realmente a diferença, tanto a nível comercial como na
sociedade em geral.
Schill
colocou a Serviceplan na linha da frente da criatividade nacional e
internacional. Premiado e reconhecido em todo o mundo, tem ajudado ao
crescimento global desta rede, que conta atualmente com mais de 24 agências em
17 países. É o visionário de conceitos criativos premiados internacionalmente
para algumas das maiores marcas mundiais, trazendo à luz ideias focadas em tópicos
como a deficiência visual, o flagelo dos refugiados ou as questões ambientais.
Quanto
à visão que tem para o ADCE, Schill diz: “A
criatividade é um bem maior, com um poder incrível de deixar uma marca na
sociedade e não deve ser vista como um objeto de interesse económico. É por
isso que gosto de me envolver no ADCE, sabendo que é uma das poucas organizações
criativas do mundo sem fins lucrativos.” Schill considera a criatividade um
“superpoder” que ajuda a dar notoriedade aos problemas. “Para mim, a visibilidade é fundamental”, afirma. “Só podemos mudar aquilo que conseguimos
ver e compreender. A minha prioridade assenta precisamente nesta mensagem: vamos
usar a criatividade para alertar a sociedade e os consumidores para
determinados tópicos, sejam eles de interesse comum ou das marcas”.
Acabar
com uma cultura criativa que faz uso da ingenuidade da sociedade tem sido um
dos principais objetivos de Schill ao longo de quase três décadas. Como membro
do concelho geral do WARC, presidente do júri em vários festivais criativos por
todo o mundo, como Cannes Lions, CLIO, NYF, D&AD ou o Eurobest e enquanto
orador frequente no circuito internacional, tornou-se uma voz ativa e
predominante quanto ao impacto que uma criatividade sem barreiras pode ter na
humanidade.
Alex
frequentou a Universidade de Artes de Berlim (UdK) e conquistou mais de 80
Cannes Lions até à data. Em 2021 foi nomeado o terceiro CCO mais galardoado do
mundo, com base no ranking mundial de criativos da DRUM.
O Art
Directors Club of Europe
O ADCE tem a forte convicção de que só uma comunidade de
criativos europeia diversificada, ligada em rede e colaborativa terá a
capacidade de resolver problemas complexos. O ADCE é a plataforma onde a
comunidade de criativos se une para interagir e incentivar, explorar, celebrar
e promover a criatividade como uma abordagem multissoluções. O ADCE educa,
inspira e troca conhecimentos e experiência tirando partido da diversidade da
criatividade europeia.
Entrevista ao presidente sobre a sua trajectória, sua visão para o clube e a forma como vê a criatividade, o motor da ADCE.
O Art Directors Club of Europe (ADCE) é uma associação sem fins lucrativos com sede em Barcelona, que
integra 23 clubes profissionais de design gráfico e publicidade de 22 países
europeus: Portugal, Alemanha, Áustria, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovénia,
Espanha, Estónia, Finlândia, Geórgia, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia,
Lituânia, Reino Unido, República Checa, Roménia, Rússia, Suíça, e Ucrânia.
Fundado em 1990, o ADCE está empenhado em promover
a excelência ao nível da criatividade do design gráfico e da publicidade à
escala europeia. A associação representa mais de 5000 profissionais da área e
dá visibilidade aos melhores trabalhos realizados a nível local.
Relacionados